Governo prepara linha de crédito para famílias no RS e pode adiar tributos de empresas, diz Haddad

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro Fernando Haddad (Fazenda) disse nesta segunda-feira (6) que o governo federal prepara uma linha de crédito para viabilizar a reconstrução de casas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

O adiamento da cobrança de tributos federais de empresas situadas nos municípios afetados também está no radar.

Segundo ele, essas serão outras frentes de ação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além do repasse de verbas ao estado e aos municípios. As medidas devem ser fechadas e apresentadas ao chefe do Executivo nesta terça-feira (7).

Mais cedo, o presidente enviou ao Congresso Nacional um projeto de decreto legislativo para reconhecer estado de calamidade pública em parte do território nacional, em decorrência da tragédia climática no Rio Grande do Sul.

A proposta busca facilitar a liberação de verbas ao estado, que já contabiliza ao menos 85 mortes, 134 desaparecidos, 339 feridos e milhares de desabrigados. A medida depende do aval do Legislativo para começar a valer.

“Hoje saiu a primeira medida, que foi o decreto de calamidade, que já abre para os ministérios a possibilidade de aportar recursos para emergência [envolvendo] escolas, hospitais, postos de saúde. Não tem como esperar. Então, isso tudo vai ter que ter uma dinâmica própria. Mas nós estamos trabalhando em outras frentes importantes, e queremos concluir esse trabalho o mais rapidamente possível. Tudo dando certo, submeto ao presidente amanhã alguns cenários”, afirmou Haddad a jornalistas na noite desta segunda.

“Vai ter que ter uma linha de crédito específica para reconstrução da casa das pessoas. A maioria das pessoas não tem cobertura de seguro. Então, isso tudo vai ter que ser visto”, acrescentou o ministro.

O diferimento de tributos, por sua vez, consiste em permitir que as empresas tenham um prazo maior para recolher impostos devidos. A medida busca dar um alívio imediato de caixa às companhias afetadas, muitas das quais perderam estoques, maquinário e infraestrutura. Iniciativa semelhante foi adotada em outras ocasiões, como na pandemia de Covid-19.

Haddad afirmou ainda que o governo deve dar um tratamento específico à questão da dívida do Rio Grande do Sul para que o estado recupere capacidade de investimento em um momento tão crítico. O governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), pleiteia a suspensão das parcelas da dívida com a União –o que poderia liberar cerca de R$ 3,5 bilhões no caixa do estado.

Segundo o ministro, embora haja também o pleito de outros governadores para renegociar as dívidas com a União, o caso gaúcho deve ter prioridade diante da calamidade.

“Nós temos que isolar o maior problema para enfrentar de maneira adequada. É um caso totalmente atípico, precisa de um tratamento específico”, disse.

Haddad afirmou que já tratou com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), da necessidade de dar um “tratamento emergencial” ao caso do Rio Grande do Sul.

O governo também deve liberar verbas por meio de créditos extraordinários, instrumento usado para acelerar a destinação de recursos em situações urgentes e imprevistas. Esse tipo de crédito fica fora do limite de gastos do novo arcabouço fiscal e, com o decreto de calamidade, também poderá ser ressalvado de outras amarras da legislação fiscal.

No entanto, o Executivo ainda não fechou uma estimativa do valor necessário para ajudar na reconstrução do estado.

“Sem a água baixar, é muito difícil fazer a estimativa de custo. Nós temos que aguardar os próximos dias para fazer uma avaliação dos danos e [decidir] como vamos enfrentar esse problema. Mas a disposição do Congresso, do Executivo estadual e federal é de enfrentar o problema”, afirmou Haddad.

“O importante é o seguinte: vai ser bem centralizado, para nós não perdermos a governança. Está bem focado nesta calamidade, está bem focado nos municípios atingidos, e vai ter um procedimento que tudo tem que ser aprovado no âmbito do Executivo e no âmbito do Legislativo. Para mantermos total transparência sobre o destino desse recurso”, acrescentou.

O ministro esteve, no último domingo (5), na comitiva do presidente Lula em visita ao Rio Grande do Sul –a segunda em uma semana.

O chefe do Executivo foi acompanhado por uma comitiva de ministros, além de Lira, Pacheco, o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas, e o vice-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin.

O grupo sobrevoou a capital, Porto Alegre, e localidades da Região Metropolitana afetadas pela enchente recorde.

“Eu já vi isso ocorrer em várias localidades quando eu era ministro da Educação, de visitar locais atingidos por trombas d’água, chuvas tropicais, coisas intensas que afetavam escolas, hospitais, postos de saúde. Agora, nunca vi nada nessa extensão territorial. Uma coisa tomar 200, 300 municípios, isso realmente é a coisa que mais choca. E você vê pessoas ainda isoladas, famílias que perderam [bens]. É difícil, uma situação que comove muito”, relatou Haddad.

OTHER NEWS

25 minutes ago

All the places now charging entry fees – and those that could be next

26 minutes ago

Jeremy Hunt says £10bn infected blood scandal compensation will fulfil vow to constituent a decade ago

26 minutes ago

Gunfire rings out in Congo’s capital as men in military uniform clash with politician’s guards

26 minutes ago

Ukraine and Russia exchange drone attacks while Russia continues its push in the east

27 minutes ago

Seize the Grey wins Preakness Stakes, ruining Mystik Dan’s Triple Crown bid

29 minutes ago

Jackie 'O' Henderson shows off her slimmer than ever figure in revealing dress as she parties with new bestie Pip Edwards

29 minutes ago

Video: Oleksandr Usyk DEFEATS Tyson Fury via split decision to be crowned undisputed heavyweight champion of the world - after stunning comeback from the Ukrainian in Saudi Arabia

29 minutes ago

Video: Revealed: What Tyson Fury said to Oleksandr Usyk in the aftermath of their undisputed heavyweight title fight... as the Gypsy King makes a special promise to the Ukrainian

29 minutes ago

Video: Oleksandr Usyk DEFEATS Tyson Fury via split decision to be crowned undisputed heavyweight champion of the world - after stunning comeback from the Ukrainian in Saudi Arabia

30 minutes ago

Nationwide set to hand Fairer Share bonus worth £350m to members

31 minutes ago

Canadian women score historic rugby win, defeating World Cup champion New Zealand

31 minutes ago

£8,000 in cash? Here’s how I’d invest for a £6,960 second income

32 minutes ago

Emma Hayes ends Chelsea tenure with her 'best title' after latest WSL success

34 minutes ago

Man tries to seize submachine gun from cop at police station in Penang

34 minutes ago

Australian man proposes to partner on board Jetstar flight to Bali by taking over PA system

34 minutes ago

Suspect charged over random attack on Steve Buscemi

34 minutes ago

Britney Spears claims broken foot is 'better'

34 minutes ago

Dolph Lundgren declares he’s ‘lucky to be alive’ after his kidney cancer and wild living

34 minutes ago

NSW government returns one demerit point to 1.2 million drivers as reward for safe driving

34 minutes ago

Jeremy Hunt: Labour is "taking everyone for fools"

34 minutes ago

Hospital doctors raise concern over unsafe patient handover process

34 minutes ago

‘IF’ gets by (but just barely) with a little help from its imaginary friends

34 minutes ago

Teen awarded whopping $14.7M in scholarship funds

34 minutes ago

Man City XI vs West Ham: Confirmed team news, predicted lineup and injuries today

34 minutes ago

Lockyer backs Madden to guide Broncos without Reynolds

35 minutes ago

‘Boil water’ advisory lifted for most residents in Devon, water supplier says

37 minutes ago

Video: Tony Abbott's daughter Frances welcomes second child with husband Sam on a YOGA MAT and reveals her adorable name

37 minutes ago

Infected blood scandal victims set for £10bn compensation package as Jeremy Hunt says huge payout will honour promise to dying constituent

37 minutes ago

Angela Rayner 'is getting close with her ex Sam Tarry as he is spotted leaving her flat while carrying a toothbrush' - as she battles two-homes tax controversy

37 minutes ago

Man wages war with council over giant GLASS TUNNEL at his Regents Park home designed by architect behind the Gherkin skyscraper

37 minutes ago

Sting's son, 28, joins The Police - the real force that is, not his father's famous pop band

37 minutes ago

Backlash at 'woke' businesses: Half of Brits say firms are too politically correct - as Kemi Badenoch tells them to focus on customers instead of diversity initiatives

37 minutes ago

Inside Cristiano Ronaldo's arrival for Oleksandr Usyk's historic victory over Tyson Fury... as the football star is welcomed by Saudi Arabia officials before taking his ringside seat

37 minutes ago

What I've learned about money (and love) in 36 years of matchmaking wealthy people

37 minutes ago

Time to check your tickets! Lucky Brit scoops £3.9 million National Lottery jackpot in Saturday's draw

38 minutes ago

Elections 2024: MK Party leader Jacob Zuma will only retire after corruption is rooted out of South Africa

38 minutes ago

Hardik Pandya's MI captaincy future addressed by Boucher after 10th-place finish: 'Had lot of support in dressing room'

38 minutes ago

Adrian Newey’s Red Bull exclusion: ‘It doesn’t matter about your name’

38 minutes ago

Darren Dornan is Northern Ireland amateur snooker champion

38 minutes ago

Emotional Jurgen Klopp names favourite final ahead of Liverpool departure

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch