Escassez de alimentos e combustíveis amplia problemas em RS alagado

escassez de alimentos e combustíveis amplia problemas em rs alagado

Alagamento em Porto Alegre provocado por chuva recorde no RS 05/05/2024 REUTERS/Renan Mattos

Por Débora Ely

PORTO ALEGRE, 7 Mai (Reuters) – Moradores de Porto Alegre e municípios vizinhos enfrentam escassez de produtos nas prateleiras dos supermercados e de gasolina nos postos de combustíveis, além de desabastecimento de água e energia elétrica, devido à chuva histórica que inundou o Rio Grande do Sul.

A Reuters percorreu, na noite de segunda-feira, postos de combustíveis e supermercados da capital gaúcha, encontrando prateleiras vazias e algumas bombas fechadas.

Nos supermercados, o principal item em escassez é a água mineral, e há fracionamento de compra por cliente. A reportagem encontrou o produto em apenas uma das cinco unidades em que esteve — o estabelecimento tinha somente uma carga de garrafas de 1,5 litro que havia sido descarregada há pouco e esgotou em menos de cinco minutos.

O Grupo Zaffari, a maior rede de supermercados do Estado, restringiu a venda a seis litros por cliente e informou que “algumas lojas estão enfrentando interrupção de reposição de itens, em decorrência de obstrução logística ou por alta demanda de consumo”.

“Sobre a disponibilidade de água, a empresa já está racionando a venda de unidades por compra, porém a demanda é maior do que a disponibilidade do estoque, no momento”, afirmou, em nota.

Segundo a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), a venda de água disparou 12 vezes no Rio Grande do Sul — os estoques para 25 dias em estabelecimentos de médio porte acabaram em dois dias.

“Comida não vai faltar, a questão é o aumento da demanda e a logística de acesso aos mercados. A reposição está muito lenta porque o trânsito está trancado e falta mão de obra”, afirmou à Reuters o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.

Fechada há quatro dias pela inundação, a Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa) retomará as atividades na quarta-feira em um endereço provisório, em uma distribuidora de uma rede de farmácias.

“Muitos produtores e atacadistas possuem estoques de até 90 dias. Isso significa que, mesmo diante de desafios climáticos, o fornecimento de alimentos está assegurado”, afirmou a Ceasa em comunicado.

Conforme entidades dos setores de supermercados e combustíveis, os desabastecimentos são pontuais e causados pelo aumento da demanda somado à dificuldade de acesso às cidades para reposição.

Com o alagamento de ruas e avenidas, os principais acessos à capital gaúcha estão bloqueados, e as únicas chegadas seguras são pela RS-040, por Viamão, e pela RS-118, por Alvorada. As duas rodovias têm registrado engarrafamentos constantes nos dois sentidos devido às enchentes, que já deixaram ao menos 90 mortos e 132 desaparecidos.

No domingo, um caminhão-tanque que saiu de Canoas levou 10 horas para chegar à capital, contou à Reuters o presidente do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do Estado (Sulpreto), João Carlos Dal’Aqua. Sem trânsito, não levaria mais do que uma hora.

Duas das cinco bases de distribuição próximas à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas, que atendem à maior parte do Estado, estão paralisadas pelos alagamentos. Nas demais unidades, o setor tem dificuldades no trabalho por causa da ausência de funcionários que tiveram suas casas invadidas pela enchente.

“Tem produto, mas o escoamento está sendo lento. Essa é a dificuldade e, por isso, alguns postos estão secando”, disse Dal’Aqua.

O Sulpetro orientou que as revendas priorizem o abastecimento de veículos oficiais e recomendou que, para os consumidores em geral, limitem a venda a 20 litros.

ÁGUA E LUZ

Na capital gaúcha, 170 mil pontos ainda estão às escuras e 85% dos bairros têm as torneiras secas. O prefeito da cidade, Sebastião Melo, decretou racionamento de água, limitando o uso apenas para consumo essencial.

“Eu apelo por racionamento. E aqueles que tiverem condições de sair da cidade, seja para um parente, para a praia, para outra localidade, é uma contribuição que vai estar dando para aqueles que aqui ficam e precisam do mínimo de abastecimento”, disse Melo, em entrevista coletiva.

A enchente comprometeu o sistema do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Na segunda-feira, somente uma das seis estações de tratamento de Porto Alegre assistia à cidade, e ainda parcialmente devido à turbidez da água — quatro tiveram as casas de bombas alagadas pelas chuvas e uma foi desativada após o desligamento da rede elétrica. O funcionamento de uma unidade inundada foi retomado na manhã desta terça-feira.

Quem ainda tinha água nas torneiras dependia do volume armazenado em caixas d’água de prédios e casas. Com o desabastecimento, moradores compartilham nas redes sociais listas de fontes naturais na cidade, que registraram filas inclusive nas madrugadas.

“É a única opção que encontrei por perto”, afirmou Mairy Neto, de 31 anos, à Reuters. Ela esperou cinco horas até conseguir encher uma bombona de 20 litros em uma bica no bairro Auxiliadora.

Moradores também fizeram fila para abastecer garrafas em caixas d’água doadas por voluntários. A prefeitura distribuiu 12 caminhões-pipa para o atendimento de hospitais e abrigos que recebem vítimas da enchente, e outros Estados, como Paraná e São Paulo, estão enviando mais veículos.

Já a interrupção no fornecimento de luz em Porto Alegre é causada, em 97% dos pontos, pelo desligamento da rede devido aos riscos de choque nas pessoas em contato com os alagamentos.

“Sobre a água, não temos controle total. Sobre a energia elétrica, nós temos. Então, temos que atuar”, afirmou Riberto Barbanera, diretor-presidente da CEEE-Equatorial RS, concessionária que atende a cidade.

Em todo o Rio Grande do Sul, há 451.114 pontos sem luz nas áreas da CEEE-Equatorial e RGE Sul e 649.132 clientes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) sem água nesta terça-feira.

OTHER NEWS

16 minutes ago

Tyson Fury claims judges sided with Oleksandr Usyk because of war in Ukraine

16 minutes ago

Mauricio Pochettino explains why he skipped Chelsea's lap of appreciation

16 minutes ago

Crowded field set for photo finish at PGA Championship

16 minutes ago

Man City boss Guardiola 'tired', next season could be last

16 minutes ago

Zamalek win African Confederation Cup on away goals

16 minutes ago

Guardiola's demand for perfection fuels Manchester City hunger

16 minutes ago

Klopp encourages fans to embrace future after emotional finale at Liverpool

16 minutes ago

Mercedes in 'no-man's land', says Hamilton

17 minutes ago

All Of Us Strangers Ending Explained - What Happened To Harry?

20 minutes ago

Video: Kevin Costner praises his Horizon co-star Sienna Miller's 'undeniable beauty' and calls her a 'great actress' - as she sweetly says she'd go 'to the ends of the earth' for him

20 minutes ago

Hyde Park stabbing: Man is charged after allegedly knifing cop in the head in Sydney's CBD

20 minutes ago

Video: Kevin Costner praises his Horizon co-star Sienna Miller's 'undeniable beauty' and calls her a 'great actress' - as she sweetly says she'd go 'to the ends of the earth' for him

20 minutes ago

The real reason for self-checkout bans under new state law

20 minutes ago

I've been a facialist for more than 45 years - here are all the reasons why your skin looks older than your age

20 minutes ago

Design doubles: The box bag

21 minutes ago

Gavin Rossdale, 58, enjoys date with Gwen Stefani lookalike girlfriend Xhoana X, 35, in LA... following romantic getaway to Mexico

22 minutes ago

NRL Magic Round-Up: Cameron Munster's latest injury, Mark Nicholls's new nickname and Cronulla proves it's the real deal

22 minutes ago

‘Deeply unfair’ – European election candidates excluded from TV debate criticise RTÉ

22 minutes ago

MEC clarifies the issue of payments to NPOs, ongoing investigations and school uniforms subcontractors

22 minutes ago

Cate Blanchett Makes a Flavorful Style Statement in Cannes

22 minutes ago

Late drama as Celtic claim first-ever SWPL title

22 minutes ago

Proposed super laws a ‘kick in the guts’ for tech start-ups

22 minutes ago

She backed Israel; her son led a protest. Could they withstand war?

22 minutes ago

Separated from mainland, Bengal voters on border want freedom from 'caged' life

22 minutes ago

Yarra Bend Lunatic Asylum was buried and forgotten in the 1920s, but archaeologists have uncovered some of its secrets

22 minutes ago

Severna Park boys are a win away from an eighth straight lacrosse title

22 minutes ago

What Does Liqui Moly Engine Flush Actually Do, And Is It Any Good?

22 minutes ago

Easily Close Gaps In Mitered Edges With A Smart Screwdriver Hack

22 minutes ago

Steve Guttenberg reveals his ego took over at height of fame

24 minutes ago

These are the HISD schools that will be open on Monday, May 20

25 minutes ago

Manoah shines as Blue Jays fend off Rays 5-2

25 minutes ago

4 homes destroyed in Fort Nelson wildfire, no green light yet for residents to return

27 minutes ago

NYC to Dublin portal reopens! Interactive installation was closed over lewd behavior - including flashing breasts and people 'taking drugs'

27 minutes ago

Elise Stefanik explodes at Fox News anchor and brands her a 'disgrace' as VP candidate is grilled about previously 'calling Trump a whack job'

28 minutes ago

Jacob Zuma’s MK party takes fight to ANC stronghold of Soweto

28 minutes ago

Media: SBU drones strike airbase, oil refinery in Russia

28 minutes ago

A local’s guide to Coffs Harbour: ‘The culture here is being outside’

28 minutes ago

As Canada renews strategy for Rohingya crisis, advocates urge rethink

28 minutes ago

So what next? – Pep Guardiola casts doubt over long-term Manchester City future

28 minutes ago

Barcelona secure second place in LaLiga with win over Rayo

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch