Entenda o que fazer se o seu filho cometer um ato racista

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Na última semana, o caso de racismo sofrido por uma das filhas da atriz Samara Felippo levantou um debate nas redes sociais. A menina, de 14 anos, sofreu ofensas racistas de duas outras alunas no colégio Vera Cruz, na zona oeste de São Paulo. A atriz, uma mulher branca, diz que sempre falou sobre o assunto com as filhas. Mas e quando são os pais de filhos que cometeram o ato racista? Especialistas falam sobre como construir um debate dentro das famílias quando situações como essa ocorrem.

O primeiro ponto, segundo psicólogos ouvidos pela Folha, é não tratar como um caso isolado, uma situação única e esporádica. “É importante pensar como o racismo é tratado dentro dessas famílias ou desse grupo de cuidadores”, diz Ana Albuquerque, psicóloga especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho e sócia-fundadora do Canto Baobá – Espaço especializado em Saúde Mental e diversidade.

Para ela, é preciso fazer questionamentos. “O racismo é debatido com profundidade, como uma violência estrutural, que todas as pessoas têm responsabilidade sobre isso, ou está sendo colocado como algo irreal, chamando de forma errada como bullying, ou dizendo que foi uma brincadeira?”

A RESPONSABILIDADE NÃO É SÓ DA ESCOLA

O caso da filha de Samara Felippo, que aconteceu em uma escola, joga grande parte da responsabilidade sobre a instituição. O coordenador de ensino fundamental do colégio, Daniel Helene, afirmou que se a instituição confirmar que as alunas são reincidentes em episódios racistas, elas seriam expulsas. Esse, inclusive, é o desejo da atriz, manifestado durante entrevista ao Fantástico.

No entanto, para o psicólogo Douglas Felix, o peso não deve ser revisto dentro das famílias. “Não é uma grade curricular da escola”, diz. “O racismo foi, entre aspas, se normalizando de tantos jeitos e tantos aspectos que, quando chega nas famílias, ainda não tem essa base para poder conversar de forma mais educativa e não punitiva com essas crianças e adolescentes.”

Para os psicólogos, a punição não é o melhor caminho. “Ela acaba sendo uma medida extremamente rasa, porque ela não aprofunda o contexto, não traz educação, conscientização e responsabilidade”, diz Albuquerque. A medida acaba sendo imediatista e sem continuidade.

“Se a gente não ensina essa responsabilidade social, com a vida do outro, essas formas punitivas só vão criando atitudes mais violentas dentro da sociedade”, diz Felix.

É por isso que a psicóloga Maiara Pontes, que se especializa em Clínica Fenomenológica das Infâncias, Adolescências e Família, pelo Nucafe, afirma que o jovem deveria ser orientado, e não simplesmente mudado de escola. “Assim a criança não aprende porque ela simplesmente sai do lugar onde ela mesma cometeu algo errado contra uma colega e machucando essa colega”, diz.

Ela aponta que a adolescência é um período de incertezas e mudanças e que, por isso, o adolescente se vê diante de várias influências. “A orientação e o exemplo dos pais ou responsáveis sempre será a mais eficaz atitude a ser tomada”, diz Pontes.

CONTEXTOS E REPRESENTATIVIDADE SÃO IMPORTANTES

Uma vez que os casos de racismo não são isolados, é preciso refletir sobre como essas atitudes surgem. “O racismo não é só aquilo que é escrito ou falado abertamente, mas ele acontece de outras formas. Muitos aspectos influenciam, não só a família ou a escola, é todo o cotidiano”, diz Felix.

Para o psicólogo, a falta de representatividade na comunidade escolar, de pessoas negras ocupando cargos de professores, coordenação e direção, pode impactar negativamente. “Tudo isso influencia na forma que a gente vai vendo, nessa reprodução que muitas crianças e jovens vão aprender a ser racistas.”

Os especialistas são unânimes em dizer que ações devem ser feitas todos os dias, e não de forma pontual, como no mês de novembro ou, por exemplo, em junho com a população LGBTQIA+. “Se a violência estrutural atravessa a gente de toda forma, como falar dessas questões uma vez por ano ou quando uma situação específica acontece?”, questiona Albuquerque. “Esse assunto é algo rotineiro, do dia a dia, de todas as pessoas se comunicarem, é da família, da escola com os alunos presentes nesses debates.”

A psicóloga também fala sobre usar os termos corretos quando precisarem ser ditos. Ou seja, dizer sempre que isso foi racismo, que essa pessoa é uma pessoa negra, que isso foi homofobia. “É não ter medo de usar as palavras certas.”

OTHER NEWS

14 minutes ago

Crowded field set for photo finish at PGA Championship

14 minutes ago

Man City boss Guardiola 'tired', next season could be last

14 minutes ago

Zamalek win African Confederation Cup on away goals

14 minutes ago

Guardiola's demand for perfection fuels Manchester City hunger

14 minutes ago

Klopp encourages fans to embrace future after emotional finale at Liverpool

14 minutes ago

Mercedes in 'no-man's land', says Hamilton

16 minutes ago

All Of Us Strangers Ending Explained - What Happened To Harry?

18 minutes ago

Video: Kevin Costner praises his Horizon co-star Sienna Miller's 'undeniable beauty' and calls her a 'great actress' - as she sweetly says she'd go 'to the ends of the earth' for him

18 minutes ago

Hyde Park stabbing: Man is charged after allegedly knifing cop in the head in Sydney's CBD

18 minutes ago

Video: Kevin Costner praises his Horizon co-star Sienna Miller's 'undeniable beauty' and calls her a 'great actress' - as she sweetly says she'd go 'to the ends of the earth' for him

18 minutes ago

The real reason for self-checkout bans under new state law

18 minutes ago

I've been a facialist for more than 45 years - here are all the reasons why your skin looks older than your age

18 minutes ago

Design doubles: The box bag

19 minutes ago

Gavin Rossdale, 58, enjoys date with Gwen Stefani lookalike girlfriend Xhoana X, 35, in LA... following romantic getaway to Mexico

20 minutes ago

NRL Magic Round-Up: Cameron Munster's latest injury, Mark Nicholls's new nickname and Cronulla proves it's the real deal

20 minutes ago

‘Deeply unfair’ – European election candidates excluded from TV debate criticise RTÉ

20 minutes ago

MEC clarifies the issue of payments to NPOs, ongoing investigations and school uniforms subcontractors

20 minutes ago

Cate Blanchett Makes a Flavorful Style Statement in Cannes

20 minutes ago

Late drama as Celtic claim first-ever SWPL title

20 minutes ago

Proposed super laws a ‘kick in the guts’ for tech start-ups

20 minutes ago

She backed Israel; her son led a protest. Could they withstand war?

20 minutes ago

Separated from mainland, Bengal voters on border want freedom from 'caged' life

20 minutes ago

Yarra Bend Lunatic Asylum was buried and forgotten in the 1920s, but archaeologists have uncovered some of its secrets

20 minutes ago

Severna Park boys are a win away from an eighth straight lacrosse title

20 minutes ago

What Does Liqui Moly Engine Flush Actually Do, And Is It Any Good?

20 minutes ago

Easily Close Gaps In Mitered Edges With A Smart Screwdriver Hack

21 minutes ago

Steve Guttenberg reveals his ego took over at height of fame

22 minutes ago

These are the HISD schools that will be open on Monday, May 20

23 minutes ago

Manoah shines as Blue Jays fend off Rays 5-2

23 minutes ago

4 homes destroyed in Fort Nelson wildfire, no green light yet for residents to return

25 minutes ago

NYC to Dublin portal reopens! Interactive installation was closed over lewd behavior - including flashing breasts and people 'taking drugs'

25 minutes ago

Elise Stefanik explodes at Fox News anchor and brands her a 'disgrace' as VP candidate is grilled about previously 'calling Trump a whack job'

26 minutes ago

Jacob Zuma’s MK party takes fight to ANC stronghold of Soweto

26 minutes ago

Media: SBU drones strike airbase, oil refinery in Russia

26 minutes ago

A local’s guide to Coffs Harbour: ‘The culture here is being outside’

26 minutes ago

As Canada renews strategy for Rohingya crisis, advocates urge rethink

26 minutes ago

So what next? – Pep Guardiola casts doubt over long-term Manchester City future

26 minutes ago

Barcelona secure second place in LaLiga with win over Rayo

26 minutes ago

Shave hours off tedious work: How generative AI helps sum up lengthy chat threads and fetch intel fast

26 minutes ago

Garcia brace helps Osasuna win 4-1 at Atletico

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch