Engenheiro conta como bullying sofrido no estágio ainda afeta sua carreira; assédio pode dar cadeia

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

Maurício*, então estudante de engenharia elétrica em Salvador (BA), chorou de alegria quando soube que passou no processo seletivo de uma grande empresa de tecnologia, em 2016. Seis meses depois, a animação deu lugar à tristeza e à ansiedade por conta do tratamento que recebia dos colegas.

Próximo de se formar, ele queria se destacar como estagiário com o intuito de ser contratado pela companhia. Nas reuniões, fazia questão de expor as suas ideias e sugestões, mas elas sempre eram acompanhadas por comentários sarcásticos e risadas de alguns colegas.

No início, ele sentia um pouco de incômodo, mas reprimia o sentimento por acreditar que as reações eram apenas uma brincadeira. Mas à medida que o tempo passava, os deboches se intensificavam e o desconforto também. “Me sentia excluído, ignorado, ridicularizado”, afirma.

Aos poucos, foi “murchando”, como ele diz. Nas reuniões, passou a ficar em silêncio. O trabalho passou a ser um fardo na sua vida, mas ele nunca contou isso para ninguém, por se sentir envergonhado. “Eu chegava no estágio, fazia o que tinha que fazer, e ia embora sem falar nada com ninguém”, relembra.

Quando o contrato de um ano terminou, ele saiu da empresa sem se despedir das pessoas por medo de chamar a atenção para si.

Hoje ele trabalha em um ambiente bem mais acolhedor, mas se tornou uma pessoa “fechada”: não consegue fazer amizades e permanece em silêncio sempre que possível nas reuniões.

Quando é compelido a participar, suas mãos tremem, ele gagueja, o coração palpita. Mesmo que agora as pessoas o levem a sério, ele sente que ficou “paranóico”, com a impressão constante de que todos estão julgando cada palavra que ele disser.

engenheiro conta como bullying sofrido no estágio ainda afeta sua carreira; assédio pode dar cadeia

Bullying no trabalho afeta carreira e pode ser punido com prisão. Foto: Charlie’s – stock.adobe.com

Bullying tem punição prevista em lei

O psicólogo Lucas Franco Freire explica que o bullying no trabalho, também conhecido como “mobbing”, é uma estratégia usada para diminuir a autoestima e pode desencadear um estresse brutal na vítima, levando ao adoecimento.

De acordo com ele, o bullying é uma agressão direta e explícita, geralmente perpetrada por colegas de trabalho.

“Um exemplo são apelidos, maneira muito comum de difamar alguém. Desmerecer o trabalho de outra pessoa, intimidar com chantagens verbais, brincadeiras que diminuem o indivíduo também podem ser consideradas formas de bullying”, explica o psicólogo.

Os efeitos do bullying incluem altas cargas de estresse, crises de ansiedade, ataques de pânico, fobia e diminuição drástica da autoestima, podendo levar ao burnout.

Freire relata casos em que os trabalhadores chegam a pensar na possibilidade de se envolverem em acidentes de trânsito como forma de evitar chegar ao trabalho.

“É um comportamento de esquiva gerado pela aversão ao trabalho. Muitas pessoas se sentem dessa forma”, revela.

Legalmente, o bullying no ambiente de trabalho é equiparado ao assédio moral. “Todo comportamento que incida em violência moral ou psicológica se enquadra em assédio moral”, explica a advogada trabalhista Larissa Escuder.

As empresas têm a responsabilidade legal de manter um ambiente de trabalho saudável, e podem ser responsabilizadas por indenizar os empregados vítimas de bullying, segundo prevê o Artigo 186 do Código Civil.

A advogada ressalta que a prática do bullying é crime, e quem o comete pode ser condenado a detenção por até dois anos e multa, por atentar contra a dignidade de outra pessoa.

Além disso, a prática do bullying pode gerar a rescisão indireta do contrato de trabalho, conforme o artigo 483 da CLT. “Ou seja, o empregado que estiver sendo vítima de assédio moral pode ajuizar ação pleiteando a rescisão indireta do contrato de trabalho, que possui os mesmos efeitos da dispensa sem justa causa”, explica Escuder.

Como empresas e vítimas podem lidar com bullying?

Para o psicólogo Lucas Freire, é importante que as empresas adotem medidas preventivas e de combate ao bullying, incluindo a disponibilização de canais de denúncia e escuta. “Quem sofre, precisa ser escutado”, afirma.

“Muitas vezes, as pessoas podem desacreditar nos canais disponibilizados pela empresa, por isso, ela precisa construir credibilidade para que a vítima se sinta confortável, sem ser julgada. Isso pode ser feito por meio de uma assessoria de assuntos externos para gerar escuta e o acolhimento com psicólogos organizacionais, por exemplo”, diz.

Além disso, os líderes devem ser treinados e orientados sobre o tema, acredita Freira. “É muito importante que o líder sirva de apoio, com escuta aberta, franca, de acolhimento, por ser geralmente mais próximo da equipe. Em alguns casos, o bullying no trabalho pode ser cultura que se estabeleceu naquele ambiente ou até mesmo promovido pela liderança”, revela.

A advogada Larissa Escuder ressalta que essa preocupação se tornou ainda maior desde a Lei 14.457/2022, que prevê a obrigatoriedade de treinamentos sobre prevenção e combate ao assédio no ambiente de trabalho, seja de cunho moral ou sexual, sendo, também, obrigatória a disponibilização de canal de denúncias.

Para a vítima, Freire aconselha acompanhamento psicológico. Segundo ele, é possível que a pessoa supere o problema, mas alguns efeitos geralmente persistem. “Sempre gera traumas, o bullying deixa cicatrizes. Mas isso pode ser trabalhado gradualmente com terapia para a recuperação da autoestima e da percepção da vida por outros ângulos”.

Ecuder recomenda também que a vítima de bullying no ambiente de trabalho procure um advogado de confiança para receber orientações e tomar todas as cautelas necessárias para lidar com o problema, caso deseje denunciá-lo.

Nesses casos, orienta o registro de boletim de ocorrência e denúncia nos canais da empresa. “Se não houver qualquer atitude do empregador (como a dispensa do assediador, por exemplo), a vítima pode pode ajuizar ação pleiteando a rescisão indireta do contrato de trabalho, que possui os mesmos efeitos da dispensa sem justa causa, ou seja, terá direito, entre outros, ao levantamento de FGTS e, se for o caso, seguro desemprego”, diz.

*O nome do entrevistado foi trocado a pedido dele.

OTHER NEWS

16 minutes ago

Tears of the Kingdom Sets the Zelda Series Up for One Tone Shift

16 minutes ago

Shai Gilgeous-Alexander takes accountability for season-ending foul

16 minutes ago

Independent and Social Democrats candidates blast RTÉ for exclusion from 'key' debates

17 minutes ago

Max Verstappen wins F1 Emilia Romagna Grand Prix, holding off Lando Norris

17 minutes ago

Florida fisherman catches 12-foot tiger shark: ‘One to remember’

17 minutes ago

Building a medieval castle from scratch

17 minutes ago

Last Year Saw Biggest Tech Integration Change, Hillhouse CEO Says

18 minutes ago

Diddy admits beating ex-girlfriend Cassie, says he's sorry, calls his actions 'inexcusable'

18 minutes ago

Man charged with punching actor Steve Buscemi is held on $50,000 bond

18 minutes ago

Hollywood star Shia LaBeouf is spotted on the streets of Gavin and Stacey's hometown Barry

18 minutes ago

LeBron James UNFOLLOWS Diddy on Instagram after video of assault on ex-girlfriend Cassie surfaces - despite their children vacationing together last month

18 minutes ago

Wendy's is offering an obscenely large bucket of chicken nuggets - but only at these select locations

18 minutes ago

French town apologises for not flying Union Jack in its D-Day decorations as they insist they will be playing God Save The King at memorial event this year in touching display of entente cordiale

18 minutes ago

The 13 style rules that every midlife woman MUST follow (and yes, beige really is banned!)

18 minutes ago

'It's like a first date, you instantly know if you'll sleep together!' Cate Blanchett makes VERY candid quip when asked how she knew she wanted a role in new film Rumours

18 minutes ago

How Much Are Vintage Power Tools Worth, And Which Brands Are The Most Valuable?

18 minutes ago

Derek Chisora confronts Tyson Fury vs Oleksandr Usyk referee over 'disgraceful' decision

18 minutes ago

Vegan mum Sheena Chhabra calls on South Melbourne Districts Auskick to ditch meat at post-match barbecues

18 minutes ago

Campaign colourless, sense of 'betrayal' kills Sangrur's urge to vote

18 minutes ago

Tyler Steen is front-runner for Eagles’ RG job

18 minutes ago

Key Orlando Pirates defender ruled out of Nedbank Cup final

18 minutes ago

Fight over exco seat won by DA heads to Concourt

18 minutes ago

Today on Pinstripe Alley - 5/19/24

21 minutes ago

Trump appears to freeze for 30 seconds on stage during NRA speech

24 minutes ago

Sean Combs says behavior is ‘inexcusable' in released 2016 hotel surveillance video

25 minutes ago

‘Megalopolis’: Will Distributors Replicate One Of The Movie’s Most Talked About Moments? “We’ll Try As Many Times As We Can,” Says France’s Le Pacte

28 minutes ago

Tina Malone reveals last heartbreaking text from her war hero husband Paul Chase shortly before he took his own life after turning to drink and drugs as he battled PTSD

28 minutes ago

Sebastian Vettel delivers stirring tribute to Ayrton Senna and Roland Ratzenberger in Imola

28 minutes ago

Liverpool vs Wolverhampton Wanderers LIVE: Premier League team news, line-ups and more

28 minutes ago

Crystal Palace vs Aston Villa LIVE: Premier League latest score, goals and updates from fixture

28 minutes ago

In the face of continued battles around Karkhiv, Ukraine starts conscripting younger men

28 minutes ago

Motor racing-Verstappen holds off charging Norris to win at Imola

29 minutes ago

Mysterious blue meteor soars over Spain and Portugal in stunning footage

29 minutes ago

Canada’s Byram given one-game suspension for slashing Finland’s Puljujarvi

29 minutes ago

Jeff Bezos’ Blue Origin successfully launches six tourists to edge of space after two-year pause

29 minutes ago

Tunisians mount anti-migrant protests, citing perceived government failures

29 minutes ago

Garden fans praise John Lewis' 'surprisingly comfortable' and 'well priced' two-seater bench

29 minutes ago

Arsenal must trigger Benjamin Sesko release clause by end of June

29 minutes ago

Q&A: Kevin Costner on unveiling his Western saga 'Horizon' at Cannes

29 minutes ago

Dunelm’s ‘comfortable and sturdy' £79 garden dining set is perfect for small gardens

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch