Como a mudança climática altera o ciclo global da água

Inundações e secas pelo mundo afora estão conectadas pelo ciclo hidrológico. Porém a circulação da água doce, que mantém toda a vida na Terra, encontra-se sob ameaça, em grande parte devido à ação humana.

como a mudança climática altera o ciclo global da água

Inundações como a de maio de 2024, no Rio Grande do Sul, são também consequência do ciclo hidrológico natural

O processo pelo qual a água se move através do solo, mares e atmosfera da Terra denomina-se ciclo hidrológico. Seja na forma gasosa, líquida ou sólida, a água é parte do ciclo natural que reabastece continuamente o suprimento necessário à sobrevivência dos humanos e de todos os demais seres vivos.

Dessa reserva finita, 97% é salgada, e o 3% restante, de água doce, serve para beber, banhar-se, irrigar plantações, entre inúmeros outros usos. No entanto, a maior parte está fora de alcance, presa em geleiras ou no subsolo profundo, em aquíferos. Assim, apenas cerca de 1% das reservas hídricas totais está disponível para manter toda a vida no planeta.

Como funciona o ciclo hidrológico?

A água contida em lagos, rios, oceanos e mares é constantemente aquecida pelo sol. À medida que as superfícies se aquecem, ela se transforma em vapor, escapando para a atmosfera, num processo que o vento acelera. As plantas igualmente liberam água pelos poros das folhas e caules, por transpiração.

Uma vez no ar, o vapor esfria e passa a se condensar em torno de minúsculas partículas suspensas de poeira, fumaça e outros poluentes, formando nuvens. Estas se movem em torno do planeta em “rios atmosféricos”, uma característica crucial do ciclo global que alimenta os sistemas meteorológicos.

A partir de um certo volume, as gotículas suspensas nas nuvens se fundem, formando gotas maiores. Quando estão pesadas demais, caem ao chão em forma de chuva, neve ou granizo, dependendo da temperatura do ar. Essa precipitação reabastece os rios, lagos e outros corpos hídricos, e o ciclo recomeça.

A água também se infiltra no solo por influência da gravidade e pressão, onde fica coletada em reservatórios e aquíferos subterrâneos. Ela continua penetrando cada vez mais fundo, às vezes ao longo de milhares de anos, antes de escoar para um corpo hídrico, retornando ao ciclo.

Como a mudança climática está perturbando o ciclo hidrológico?

Pesquisas recentes demonstram que em certas regiões o ciclo da água está se acelerando, em reação às mudanças climáticas ditadas pela ação humana. Temperaturas mais altas aquecem a atmosfera inferior, intensificando a evaporação, injetando mais vapor no ar e aumentando a probabilidade de precipitação pluvial, muitas vezes na forma de tempestades intensas e imprevisíveis.

Em contrapartida, o aumento da evaporação também pode agravar a situação em áreas propensas a secas, pelo fato de o líquido escapar para a atmosfera em vez de permanecer no solo, onde é necessário.

Cientistas do Instituto de Ciências Marinhas de Barcelona, Espanha, demonstraram como a mudança climática está acelerando o ciclo através de uma análise da salinidade da superfície oceânica – a qual aumenta à medida que a evaporação se intensifica.

“A aceleração do ciclo hidrológico tem implicações tanto para o oceano, como para o continente, onde as tempestades podem se tornar cada vez mais intensas”, advertiu a principal autora do estudo, Estrella Olmedo, num comunicado de imprensa.

“Essa maior quantidade de água circulando na atmosfera também explicaria o incremento das precipitações detectado em algumas áreas polares, onde o fato de estar chovendo em vez de nevar vem acelerando o derretimento.”

como a mudança climática altera o ciclo global da água

Seca atingiu o reservatório de Gachala, Colômbia, em 2024

Como combater a ruptura do ciclo hidrológico?

Está claro que não será fácil cortar as emissões carbônicas dos combustíveis fósseis, e que avanços perceptíveis não virão rapidamente. Mas são possíveis algumas medidas imediatas para estabilizar o ciclo hidrológico.

Restaurar as zonas úmidas e repensar a agricultura, incorporando técnicas de cultivo que conservem a água e fortaleçam o solo, pode ajudar a manter e restaurar a capacidade do solo de absorver, purificar e armazenar água.

Restabelecer um estado mais natural dos rios e hidrovias é outro meio de reverter parte dos danos. Os projetos para remover represas e açudes obsoletos na Europa e outras regiões são um grande passo para a restauração das várzeas, que absorvem água e contribuem para abastecer as reservas subterrâneas.

As cidades podem igualmente reforçar o ciclo hidrológico de modo natural, tornando as superfícies urbanas mais permeáveis. As superfícies porosas das “cidades-esponjas” permitem que água se infiltre por ruas, praças e outros espaços, em vez de ser canalizada para fora. Assim, criam-se reservas para os períodos de seca, ao mesmo tempo que se combatem as inundações.

como a mudança climática altera o ciclo global da água

Tempestade pesada sobre a região de Miesbach, na Baviera, Alemanha

O que está em jogo?

Nos próximos anos, as cidades e províncias no divisor de águas das cordilheiras de Hindu Kush e Himalaia, na Ásia Central, talvez precisem passar a adotar soluções desse tipo. Para obter água doce, bilhões de habitantes locais dependem do acúmulo sazonal de neve firme e gelo nas montanhas e geleiras.

Contudo, um terço dos grandes campos glaciais da região devem desaparecer até o fim do século, de acordo com um estudo de 2019, do Centro Internacional do Desenvolvimento Integrado de Montanhas, no Nepal. E isso, só se a humanidade conseguir manter o aquecimento global abaixo de 1,5ºC em relação à era pré-industrial.

Sem um fluxo consistente de água de degelo, a escassez hídrica se agravará para bilhões de indivíduos. Embora as reservas subterrâneas sejam capazes de compensar parte da escassez, também elas deverão diminuir nas décadas futuras, devido à mudança do clima global.

A agricultura já se tornou mais difícil em regiões como a de Ladakh, administrada pela Índia, na cordilheira do Hindu Kush-Himalaia, onde nas últimas décadas se registrou queda da precipitação de neve e recuo das geleiras.

“Essa é a crise de que não se ouve falar”, comenta Philippus Wester Centro Internacional do Desenvolvimento Integrado de Montanhas. “Os impactos para a população de uma das regiões montanhosas mais frágeis e expostas a ameaças do mundo, irão desde um aumento dos eventos meteorológicos extremos, à redução das safras e maior frequência de desastres.”

Autor: Martin Kuebler

OTHER NEWS

16 minutes ago

Tyson Fury claims judges sided with Oleksandr Usyk because of war in Ukraine

16 minutes ago

Mauricio Pochettino explains why he skipped Chelsea's lap of appreciation

16 minutes ago

Crowded field set for photo finish at PGA Championship

16 minutes ago

Man City boss Guardiola 'tired', next season could be last

16 minutes ago

Zamalek win African Confederation Cup on away goals

16 minutes ago

Guardiola's demand for perfection fuels Manchester City hunger

16 minutes ago

Klopp encourages fans to embrace future after emotional finale at Liverpool

16 minutes ago

Mercedes in 'no-man's land', says Hamilton

18 minutes ago

All Of Us Strangers Ending Explained - What Happened To Harry?

20 minutes ago

Video: Kevin Costner praises his Horizon co-star Sienna Miller's 'undeniable beauty' and calls her a 'great actress' - as she sweetly says she'd go 'to the ends of the earth' for him

20 minutes ago

Hyde Park stabbing: Man is charged after allegedly knifing cop in the head in Sydney's CBD

20 minutes ago

Video: Kevin Costner praises his Horizon co-star Sienna Miller's 'undeniable beauty' and calls her a 'great actress' - as she sweetly says she'd go 'to the ends of the earth' for him

20 minutes ago

The real reason for self-checkout bans under new state law

20 minutes ago

I've been a facialist for more than 45 years - here are all the reasons why your skin looks older than your age

20 minutes ago

Design doubles: The box bag

21 minutes ago

Gavin Rossdale, 58, enjoys date with Gwen Stefani lookalike girlfriend Xhoana X, 35, in LA... following romantic getaway to Mexico

22 minutes ago

NRL Magic Round-Up: Cameron Munster's latest injury, Mark Nicholls's new nickname and Cronulla proves it's the real deal

22 minutes ago

‘Deeply unfair’ – European election candidates excluded from TV debate criticise RTÉ

22 minutes ago

MEC clarifies the issue of payments to NPOs, ongoing investigations and school uniforms subcontractors

22 minutes ago

Cate Blanchett Makes a Flavorful Style Statement in Cannes

22 minutes ago

Late drama as Celtic claim first-ever SWPL title

22 minutes ago

Proposed super laws a ‘kick in the guts’ for tech start-ups

22 minutes ago

She backed Israel; her son led a protest. Could they withstand war?

22 minutes ago

Separated from mainland, Bengal voters on border want freedom from 'caged' life

22 minutes ago

Yarra Bend Lunatic Asylum was buried and forgotten in the 1920s, but archaeologists have uncovered some of its secrets

22 minutes ago

Severna Park boys are a win away from an eighth straight lacrosse title

22 minutes ago

What Does Liqui Moly Engine Flush Actually Do, And Is It Any Good?

22 minutes ago

Easily Close Gaps In Mitered Edges With A Smart Screwdriver Hack

23 minutes ago

Steve Guttenberg reveals his ego took over at height of fame

24 minutes ago

These are the HISD schools that will be open on Monday, May 20

25 minutes ago

Manoah shines as Blue Jays fend off Rays 5-2

25 minutes ago

4 homes destroyed in Fort Nelson wildfire, no green light yet for residents to return

27 minutes ago

NYC to Dublin portal reopens! Interactive installation was closed over lewd behavior - including flashing breasts and people 'taking drugs'

27 minutes ago

Elise Stefanik explodes at Fox News anchor and brands her a 'disgrace' as VP candidate is grilled about previously 'calling Trump a whack job'

28 minutes ago

Jacob Zuma’s MK party takes fight to ANC stronghold of Soweto

28 minutes ago

Media: SBU drones strike airbase, oil refinery in Russia

28 minutes ago

A local’s guide to Coffs Harbour: ‘The culture here is being outside’

28 minutes ago

As Canada renews strategy for Rohingya crisis, advocates urge rethink

28 minutes ago

So what next? – Pep Guardiola casts doubt over long-term Manchester City future

28 minutes ago

Barcelona secure second place in LaLiga with win over Rayo

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch