Chuvas no RS: governo prepara medida para Conab importar 1 milhão de toneladas de arroz

chuvas no rs: governo prepara medida para conab importar 1 milhão de toneladas de arroz

O governo federal está preparando uma medida provisória para autorizar a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a importar 1 milhão de toneladas de arroz com o objetivo de evitar impactos das chuvas excessivas no Rio Grande do Sul nos preços do cereal, já que muitas lavouras do Estado foram atingidas por enchentes.

“A Conab vai buscar o arroz no mercado internacional”, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em entrevista a jornalistas após reunião no Palácio do Planalto.

A medida extraordinária ocorre mediante os enormes estragos causados pelas chuvas no Rio Grande do Sul, Estado que normalmente responde por cerca de 70% da produção nacional de arroz. Não há notícias de compras da estatal Conab no mercado internacional de grãos na história recente no país.

Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia mencionado preocupações com a inflação, diante da perda de produção no Estado. “Portanto, se for o caso para equilibrar a produção, a gente vai ter que importar arroz e feijão para que a gente coloque na mesa do povo brasileiro um preço compatível com aquilo que ele ganha.”

Segundo Fávaro, a ideia inicial é a importação de 200 mil toneladas. Se o preço estabilizar, o governo suspenderá as compras externas. O ministro não mencionou o volume de recursos necessários.

Os preços do arroz posto nas indústrias do Rio Grande do Sul tiveram poucas oscilações desde a ocorrência das enchentes, na semana passada, com a saca de 50 kg sendo cotada a 106,74 reais na segunda-feira, conforme o indicador Cepea/Irga-RS.

Segundo o consultor privado Carlos Cogo, os negócios estão paralisados em meio às enchentes, o que explica a relativa estabilidade dos preços. No entanto, ele ressaltou que os preços devem subir quando as perdas ficarem mais claras.

“Isso não é imediato. Está tudo paralisado. Arroz é o primeiro que vai explodir o preço”, disse Cogo à Reuters.

Leia também:

O Estado havia colhido quase 80% da área plantada com arroz antes das chuvas, segundo dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), uma indicação inicial de que as perdas seriam limitadas ao volume não colhido.

Mas o ministro da Agricultura lembrou que as inundações também atingiram silos, o que resultará em mais perdas, além das áreas que não tinham sido colhidas, especialmente aquelas cultivadas nas beira dos rios, as mais afetadas pelas enchentes.

A produção gaúcha de arroz estava estimada antes das enchentes em 7,5 milhões de toneladas, enquanto a colheita brasileira como um todo estava prevista em pouco mais de 10 milhões de toneladas.

“Geralmente são silos que ficam perto de rios para a questão fluvial, e são grandes silos, então é expressivo, mas realmente é muito difícil de quantificar isso”, disse o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), Paulo Pires.

Já o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Silveira Pereira, qualificou a questão dos silos como “pontual”, citando problemas na região central do Estado, além da área litorânea.

Além de silos e lavouras, as inundações mataram animais em granjas, paralisaram abates de suínos e aves em algumas regiões e deixaram máquinas e tratores debaixo d’água. Também prejudicaram a infraestrutura do Estado, ameaçando a oferta de grãos para exportação nos portos, já que a ferrovias e estradas estão bloqueadas. Há ainda problema no abastecimento de combustíveis.

O que é o pacote de ajuda

Conforme o ministro da Agricultura, ao fazer importações, o governo não pensa em concorrer com produtores de arroz do Rio Grande do Sul. Ele lembrou que mais de 70% do cereal gaúcho já havia sido colhido antes das chuvas, mas algumas lavouras serão perdidas, enquanto silos também foram afetados pelas enchentes, que deixaram ao menos 95 mortos e 131 desaparecidos.

Fávaro disse ainda que os próprios produtores reconhecem que não têm condições de atender a demanda devido a dificuldades logísticas no Estado, o que explica o movimento em direção à importação.

Ele disse ainda que a ideia do governo é importar arroz pronto para consumo, já beneficiado.

Segundo o ministro, o Conselho Monetário Nacional (CMN) fará uma reunião extraordinária para apreciar um pedido de prorrogação por 90 dias dos débitos do setor agropecuário do Rio Grande do Sul.

O presidente da Farsul, que se reuniu mais cedo com o ministro, disse à Reuters que o socorro é importante para garantir a retomada do Rio Grande do Sul, importante produtor agropecuário.

“Se não arrumarmos uma recomposição para dívidas dos produtores, vai ter influência nas próximas safras, não somente na próxima”, disse ele, lembrando que o Estado deixou de colher, por conta da seca, algo em torno de 30 milhões de toneladas nas últimas duas safras, especialmente soja.

Na safra atual, o Estado caminhava para uma colheira recorde de cerca de 22 milhões de toneladas de soja. Até as inundações, havia colhido cerca de 75% da área, e há incerteza sobre quais poderão ser salvas. Para o dirigente da Farsul, uma parte ainda poderá ser colhida. Ele evitou fazer estimativas.

“Tem agricultores que perderam máquinas e equipamentos, animais. Por isso, precisa realmente de recurso muito vigoroso do governo, com prazo longo e juro baixo, para poder recompor a vida dessas pessoas, para que elas possam retornar ao campo.”

OTHER NEWS

14 minutes ago

In Karna’s Land, Ex-Haryana CM Khattar Seeks Voters’ Generosity With Modi’s Charm As ‘Kavach’

14 minutes ago

Ten Hag must unleash Man Utd star who can run "Brighton ragged"

14 minutes ago

German 16-year-olds to cast first votes in EU elections

14 minutes ago

AI training requires 'strong support' and 'investment' from businesses

14 minutes ago

Luton Town relegated from Premier League

14 minutes ago

Danni Wyatt stars as England storm to Pakistan whitewash

14 minutes ago

Will Putin respect the Olympic truce at the Paris Games?

14 minutes ago

Rahul Gandhi, Akhilesh Yadav abruptly exit election rally in UP’s Phulpur as crowd turns uncontrollable

14 minutes ago

Falling U.S. Inflation Stumbles Dollar Rally, Fueling Speculation of Rate Cuts

15 minutes ago

Manchester City's six Premier League titles under Guardiola

15 minutes ago

Zverev wins sixth Masters title at Italian Open

15 minutes ago

Manchester City are the best – but a cloud hangs over Pep Guardiola’s era of dominance

15 minutes ago

Change is good – Jurgen Klopp asks Liverpool to embrace future under Arne Slot

15 minutes ago

Biden faces silent protests at Morehouse commencement

17 minutes ago

Zverev serves his way to Italian Open title and sets himself up as a contender in Paris

17 minutes ago

Atkins diet guide: Benefits, risks and expert opinion

17 minutes ago

REVEALED: The most DANGEROUS natural attractions around the world which lure in unsuspecting visitors every year

17 minutes ago

Desperate hunt launched for missing boys, 10 and 12, last seen eating ice creams at a Birmingham park before they vanished - as fears grow for their safety

17 minutes ago

Paul McCartney Is The First UK Musician To Become A Billionaire

17 minutes ago

Desperate hunt launched for missing boys, 10 and 12, last seen eating ice creams at a Birmingham park before they vanished - as fears grow for their safety

18 minutes ago

Ubers agree to stay in Minnesota after driver pay deal

18 minutes ago

Tyson Fury unsure on rematch after Oleksandr Usyk inflicts his first defeat

24 minutes ago

Stefanik, Fox News host clash over question about Trump

24 minutes ago

Selena Gomez's Black Velvet Dress Deserves a Standing Ovation

24 minutes ago

Tadej Pogacar seals sensational Giro d'Italia stage win and again extends overall lead

24 minutes ago

2024 NASCAR North Wilkesboro picks, All-Star Race best bets, odds, time: Proven insider high on Chase Elliott

24 minutes ago

Joe Cole urges Chelsea to sign two stars amid Leverkusen comparison; makes Conor Gallagher plea

24 minutes ago

Hot weather poses new risks as thousands remain without power after deadly Houston storm

24 minutes ago

Billie Eilish fans believe 'The Diner' lyrics are about her stalker after pop star files series of restraining orders against shirtless intruder

24 minutes ago

Explosive Netflix docuseries reveals Ashley Madison employees CATFISHED men looking to cheat on their spouses by creating FAKE profiles for women

24 minutes ago

Mom issues stark warning about bunk beds after her two-year-old son falls more than six feet and SNAPS his neck

27 minutes ago

Danni Wyatt rewarded for sticking to her guns as England secure T20 series sweep

27 minutes ago

Alexander Zverev wins Italian Open with victory over Nicolas Jarry

27 minutes ago

Manchester City clinch Premier League title as Luton’s relegation is confirmed

29 minutes ago

Chatham, Ont. man charged after police find $45,000 worth of drugs

30 minutes ago

History for Manchester City but their day of reckoning still to come

30 minutes ago

Umrah not allowed for those without a Hajj permit between May 24 and June 26

30 minutes ago

I'm a tech expert... here's how to stop a cyberstalker from ruining your life

30 minutes ago

Jurgen Klopp's last working day in Liverpool ends with a victory but it still feels like nobody really wants to let go, writes IAN LADYMAN

30 minutes ago

The science behind the 'perfect body': Surgeon reveals why our idea of  beauty went the 1950s 'hourglass' to today's tiny waist and inflated lips

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch