Caso Sônia é desastroso para combate ao trabalho escravo, diz auditor

A história de Sônia Maria de Jesus, de 50 anos – que foi resgatada em uma operação contra o trabalho análoga à escravidão da casa de um desembargador e que depois retornou à residência dos investigados – abre um precedente perigoso para o combate a esse tipo de crime, argumentou nesta segunda-feira (6) o coordenador-geral de Fiscalização do Trabalho do Ministério do Trabalho (MTE), André Roston.

“O precedente para as próximas vítimas de trabalho escravo é desastroso para a política pública. Em 30 anos, a gente nunca enfrentou uma situação como essa, de se negar às vítimas de trabalho escravo o direito ao resgate. Isso foi negado agora à Sônia”, afirmou o auditor fiscal, acrescentando que o caso pode fazer com que esse direito ao resgate seja negado a vítimas de trabalho escravo.

André Roston fez o comentário nesta segunda-feira (6) em debate sobre o trabalho escravo no ambiente doméstico na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado. A caso da Sônia foi o principal assunto da audiência, que contou com a presença dos irmãos biológicos dela, Marta de Jesus e Marcos José de Jesus.

A irmã mais nova da Sônia, Marta de Jesus (imagem de destaque), de 34 anos, disse que a mãe delas, Deolina Ana de Jesus, passou a vida inteira procurando pela filha, que foi levada quando tinha 9 anos de idade sem o consentimento da família, em Osasco (SP).

“Essa era a busca constante. Dava o endereço que não existia, e aí nós íamos até o endereço e não tinha ninguém. Dava o telefone que não existia. E assim foi a saga da minha mãe até a morte dela. A minha mãe dizia, eu vou morrer e não vou rever a minha filha. E assim aconteceu”, lamentou Marta. A mãe da Sônia morreu em 2016.

Entenda

O caso da Sônia Maria de Jesus veio à público em junho de 2023, quando ela foi resgatada em uma operação realizada na casa do desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) Jorge Luiz de Borba, em Florianópolis (SC).

Ele e a esposa, Ana Cristina Gayotto de Borba, são investigados por supostamente terem submetido Sônia à condição análoga à escravidão por 40 anos. Ambos negam a acusação e sustentam que Sônia é uma pessoa da família.

Dois meses depois do resgate, uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do ministro Mauro Campbell Marques, determinou que os investigados pudessem reencontrar Sônia. A decisão ainda possibilitou que Sônia regressasse à casa dos  investigados caso assim desejasse, o que de fato aconteceu.

Campbell discordou da conclusão do Ministério Público do Trabalho de que Sônia teria sido submetida a condição análoga à escravidão. Segundo o relator do caso no STJ, seria “nítido que, pelos últimos 40 anos, a suposta vítima do delito viveu como se fosse membro da família, não havendo razões, portanto, para se obstar o pleito formulado pela defesa”.

A Defensoria Pública da União recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir que os investigados reencontrassem Sônia até o final da investigação, argumentando que o encontro viola a norma de proteção a mulheres vítimas de violência doméstica e permitiria o constrangimento dela pelos supostos agressores.

Citando a decisão do STJ, o ministro do STF André Mendonça negou o pedido da defensoria pública. O habeas curpus negado ainda precisa ser analisado pela 2ª Turma do STF.

Sem escola e sem saúde

O defensor público da União (DPU), William Charley, que atuou no caso da Sônia, esteve presente na Comissão de Direitos Humanos do Senado. Ele contou que Sônia nunca teve educação formal, não tinha vida social fora do núcleo familiar dos Borba, e não teve acesso à saúde.

“Perguntei ao desembargador, por que o senhor não colocou a Sônia na escola? ‘Não, porque ela não aprendia nada. Ela é incapaz de aprender.’ Por que o senhor não levava no posto de saúde? ‘Não, tem um médico, um dos amigos meus, que vem aqui de graça tratar da pessoa’”, revelou o defensor.

William afirmou ainda que Sônia faz trabalhos domésticos desde os nove anos de idade e é analfabeta, enquanto os demais filhos da família são profissionais bem sucedidos.

“São pessoas que têm curso superior, graduação, são profissionais liberais e bem-sucedidos. E a Sônia não convivia com a família no que é a parte boa, só ficava na família na parte do trabalho doméstico”, acrescentou.

O vice coordenador do Grupo de Trabalho sobre trabalho doméstico do Ministério Público do Trabalho (MTP), Thiago Lopes de Castro, afirmou que o caso da Sônia Maria de Jesus é emblemático para o combate ao trabalho escravo no ambiente doméstico.

“Ela retornou para essa família sem ter tido o devido amparo, o devido momento para a sua ressocialização. E essa decisão é inédita no Judiciário Brasileiro, cabe destacar, e causa perplexidade. Causa perplexidade porque é o próprio Poder Judiciário institucionalizando uma cultura escravagista”, destacou.

Segundo o procurador, Sônia dormia em um quarto fora da casa principal, trabalhava de domingo a domingo, sem férias e sem receber salário.

RG aos 45 anos

O auditor fiscal do MTE, André Roston, também argumentou que a investigação demonstrou que Sônia não era da família, uma vez que as fotos nas redes sociais da família não a incluíam.

“Então essa percepção, ou esse tratamento dado como trabalhador e não como integrante da família, ela saía das próprias fotos, dos registros e das marcações e discursos da própria família”, destacou.

Roston acrescentou que Sônia não existia formalmente até os 45 anos de idade, quando teve seu primeiro Registro Geral (GR) expedido, em 2019. “Que pai ou mãe deixa seu filho não existindo formalmente até os 45 anos de idade?”, questionou.

A irmã de Sônia, Marta de Jesus, também questionou a versão da defesa dos acusados, citando que deixaram Sônia analfabeta. “A minha mãe negra, periférica, analfabeta, não tem um filho analfabeto. Nenhum dos meus irmãos é analfabeto”, destacou, acrescentando que a notícia de que Sônia estaria sendo submetida a condições semelhantes à escravidão causou indignação em toda família.

“A Sônia não teve direito à socialização. A Sônia não teve direito a se comunicar. A Sônia não teve direito a tentar a vida dela. A Sônia não casou, não teve filhos. Como assim? Nós tivemos filhos, nós temos filhos, nós temos família”, afirmou.

O post Caso Sônia é desastroso para combate ao trabalho escravo, diz auditor apareceu primeiro em Dinheiro Rural.

OTHER NEWS

19 minutes ago

Did you know Paul Skenes was an Air Force cadet? MLB phenom highlights academies' inconsistent policy

22 minutes ago

A look at what could be the future for postpartum care in America

22 minutes ago

The jawbone of washed-up whale in New Zealand was removed with chainsaw and stolen

22 minutes ago

A statement cake, dessert bar and flowers: Inside Married At First Sight star Kerry Balbuziente's lavish baby shower with husband Johnny

22 minutes ago

Married At First Sight star Ines Basic is convinced she belonged to a 'tribe of vampires' in her past life and can only marry a fellow bloodsucker

22 minutes ago

Australian Swifties flock to Europe to catch Taylor Swift's revamped Eras Tour: 'I'm dreaming about it!'

23 minutes ago

Mauricio Pochettino will head for Chelsea future talks in strong position if he breaks cycle

23 minutes ago

Selena Gomez dazzles at Cannes Film Festival premiere of 'Emilia Perez' in a stunning black and white gown

23 minutes ago

Munster drops

24 minutes ago

Ireland and Lions Rugby great Tony O’Reilly dies aged 88

24 minutes ago

Cannes Film Festival: Australian actress Cate Blanchet stuns in gold number on red carpet after film success

25 minutes ago

Beyond Meat urges investors to look past bumpy Q1, says new US burger could reignite sales

27 minutes ago

Video: Moment security guard kicks Oxford students and shuts the door on their heads as they lie on the floor covered in fake blood for 'die-in' protesting against Israel's actions in Gaza

29 minutes ago

Argentine president Javier Milei in Spain for far-right conference

29 minutes ago

Air Quality Experts Prepare For A Hazy "New Normal" As Wildfires Rage Canada

29 minutes ago

Usyk is moved to tears as he talks about his supportive late dad

29 minutes ago

Waters wins in Perth after Mostert time penalty

29 minutes ago

Ancient Chesapeake site challenges timeline of humans in the Americas

29 minutes ago

‘SNL': Sabrina Carpenter Brings Swanky ‘Espresso' to Late Night

29 minutes ago

NBA Game 7 schedule today: Everything to know about Sunday's elimination playoff games

31 minutes ago

‘Hit Man’ Director Richard Linklater Laments Hollywood’s “Sexless Characters, Superheroes Without Genitalia”

31 minutes ago

‘Emilia Pérez’ Star Karla Sofía Gascón On How Movie Champions Trans Rights: “We’re Just Normal People” — Cannes

34 minutes ago

Video: Wes Streeting forgets Labour's six election pledges live on TV in embarrassing moment

34 minutes ago

Mother who exposed South West Water parasite scandal says firm 'have lots of questions to answer' as locals beg tourists to return after company banned anyone from replying to £550,000-a-year boss's video apology

34 minutes ago

Michelle Keegan and Mark Wright enjoy a romantic trip to a winery in Australia as she continues filming season two of Ten Pound Poms

35 minutes ago

Calls for funding towards the ‘entrepreneurial space’

35 minutes ago

How Long Does Carpal Tunnel Syndrome Usually Last? A Review By Doctors

35 minutes ago

Kraft Heinz Could Sell Oscar Mayer: What It Means for Investors

35 minutes ago

Ireland has a new crop of 'celebrity candidates' - but what do people think of voting for them?

36 minutes ago

Sea Is Making a Big Move in E-Commerce -- the Same Move That Catalyzed Growth for MercadoLibre

36 minutes ago

Welcome to a once notorious maximum security prison

36 minutes ago

Bud Anderson, Last of World War II’s ‘Triple Ace’ Pilots, Dies at 102

37 minutes ago

We Rewatched House Of The Dragon Season 1 And Here's What We Noticed

39 minutes ago

Emma Raducanu withdraws from French Open qualifying

39 minutes ago

Lenovo Yoga 7i 2-in-1 16-inch (2024) review: A MacBook user gives Windows a whirl

39 minutes ago

Listen to Robert ‘Pops’ Popwell rip it up on The Crusaders’ Sweet ’N’ Sour

39 minutes ago

5 best classic movies just added to Prime Video with 95% or higher on Rotten Tomatoes

39 minutes ago

POK will be in India after BJP wins polls, UP CM Yogi says in Maharashtra

39 minutes ago

Exercise becomes so much easier once you stop thinking of it as 'working out'

42 minutes ago

Smoking dope at home but tested positive at work. This legal case provides clarity for employers, employees

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch