Após SpaceX, Boeing tenta ser a 2ª empresa do mundo a levar astronautas à órbita

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Nesta segunda-feira (6), a Boeing pode se tornar a segunda empresa do mundo a levar astronautas à órbita em um veículo próprio, depois da concorrente SpaceX.

A Starliner CST-100, cápsula desenvolvida pela companhia para atender a encomenda de transporte espacial da Nasa, deve partir às 23h34 (de Brasília), a partir da plataforma 41 da Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, Flórida, impulsionada pelo consagrado (e em vias de se aposentar) foguete Atlas 5.

A espaçonave terá a bordo Barry Eugene Wilmore, como comandante, e Sunita Williams, como piloto, ambos astronautas veteranos com dois voos espaciais. Williams, por sinal, vai se tornar a primeira mulher a voar em uma missão inaugural de um novo veículo orbital.

Caso haja algum problema técnico ou meteorológico, há datas de reserva para o lançamento, nos dias 7, 10 e 11. A Starliner deve acoplar à Estação Espacial Internacional (ISS) no dia seguinte ao lançamento e retornar à Terra depois de aproximadamente oito dias.

A expectativa da Nasa e da Boeing é que tudo corra bem e a Starliner seja certificada para realizar voos de rotina levando astronautas à ISS, gerando a desejada redundância para preservar acesso ao espaço mesmo que um dos fornecedores tenha problemas pontuais. Mas, a julgar pelo passado recente, isso está longe de garantido.

DESENVOLVIMENTO ATRIBULADO

Foi em 2014 que a agência espacial americana oficializou seus primeiros contratos para o então novo programa comercial tripulado, em que ela apenas contrata o serviço de transporte, deixando as operações sob encargo de empresas privadas.

Duas companhias foram selecionadas nessa primeira leva: SpaceX (por US$ 2,6 bilhões) e Boeing (por US$ 4,2 bilhões). Ambas tinham a mesma encomenda original: desenvolver um veículo de transporte de tripulações, realizar um voo não tripulado de teste e então um com astronautas a bordo, antes de ser certificada para transporte regular (com novas missões a serem contratadas pela Nasa).

Originalmente, esperava-se o primeiro lançamento de ambas para 2017, mas, com cortes no programa, elas atrasaram.

A Crew Dragon, da SpaceX, foi a primeira a ganhar o espaço, em março de 2019, num voo sem tripulação que acoplou com sucesso à ISS e retornou, demonstrando a viabilidade do sistema. A empresa ainda teve um problema sério quando, num teste da cápsula pós-retorno, o acionamento dos retrofoguetes levou à destruição do veículo. Mas foi possível identificar a origem da falha e corrigi-la rapidamente para as cápsulas seguintes.

No fim daquele mesmo ano, chegou a vez da Starliner, porém o lançamento acabou em fiasco. Um problema com o relógio interno da nave fez com que ela disparasse seus propulsores de forma anômala e entrasse na órbita errada, impedindo um encontro com a estação espacial.

Por pouco, a cápsula não reentrou prematuramente na atmosfera, o que poderia ter ocasionado a perda do veículo -algo nada entusiasmante para o que se espera de uma nave feita para transportar pessoas. O retorno se deu apenas dois dias após o lançamento, de forma controlada, em 22 de dezembro.

A Boeing então decidiu realizar um segundo voo não tripulado de teste, sem custo adicional para a Nasa. A cápsula foi preparada e o lançamento marcado para março de 2021, mas diversos problemas afetaram sua realização, entre eles válvulas defeituosas no sistema de propulsão -descobertas somente quando a cápsula já estava pronta para voar, na plataforma-, o que acabou adiando o voo para maio de 2022.

Nesse meio-tempo, a SpaceX fez seu primeiro voo tripulado com a Crew Dragon, em maio de 2020, e começou a realizar voos regulares à ISS com quatro tripulantes em novembro daquele ano. Isso tornou a empresa de Elon Musk a primeira na história a lançar astronautas à órbita e devolveu aos EUA essa capacidade, perdida desde 2011 com a aposentadoria dos ônibus espaciais da Nasa.

Até o momento, a SpaceX já lançou oito missões regulares à ISS (a mais recente em março deste ano), além de alguns voos comerciais a clientes como a empresa Axiom e o bilionário Jared Isaacman, que realizou a primeira missão 100% privada à órbita em 2021.

Já a Boeing, a despeito de originalmente ser vista como a aposta mais segura do programa comercial da Nasa, acabou sendo apenas a mais cara -e ainda precisa se provar. É o que está em jogo na missão desta segunda-feira.

A turbulência no desenvolvimento da Starliner vem na esteira de uma série de falhas no segmento de aviação da Boeing, mais notadamente em problemas com o modelo 737 Max, que jogou luz em diversas falhas de controle da qualidade da empresa. No passado, ela foi tida como uma joia da indústria americana. Hoje, há dúvidas de qual será o seu papel no futuro dos segmentos aéreo e espacial.

O voo da Starliner pode ser um divisor de águas para tentar recuperar o prestígio perdido. Em caso de sucesso, os EUA pela primeira vez terão dois fornecedores privados independentes para voo espacial tripulado, conforme a Boeing planeja começar seus voos regulares tripulados à ISS em 2025.

OTHER NEWS

9 minutes ago

Tocchet: Demko’s return to Canucks practice seen as ‘a positive’

9 minutes ago

Teacher, 35, quits as students refuse to get off phones in class

9 minutes ago

Ben Stokes dismissed by Nathan Lyon as Ashes rivalry renews

9 minutes ago

Raheem Sterling will ‘probably’ join bottom-half Premier League club to end Chelsea woes

13 minutes ago

Rudy Giuliani's 80th birthday party in Palm Beach RUINED as he's served indictment - guests cry and scream as Arizona officials gatecrash celebration

13 minutes ago

First black man to train with NASA will finally make trip to space 60 years on aged 90 on Blue Origin rocket as oldest astronaut ever

14 minutes ago

Bare breasts, suicides and Flaco: NYC can’t handle public art

15 minutes ago

Kate Middleton Portrait On Display at New Royal Exhibition

15 minutes ago

Sam Thompson speaks out on Zara McDermott engagement rumours

15 minutes ago

The Equalizer - Shattered (Sneak Peek 3)

15 minutes ago

McDonald's Sausage Is Made Of Fewer Ingredients Than We Thought

17 minutes ago

‘The Guiding Light’ Star Kim Zimmer Has Real-Life Illness That Her Character Faced

19 minutes ago

Harlequins 28-53 Bristol: England are left sweating over the fitness of Ellis Genge after calf injury as Bears miss out on play-offs despite win

19 minutes ago

Revealed: Meghan and Prince Harry were flown around Nigeria for free with 'top-tier treatment' by airline whose chairman is a fugitive wanted in the US over $20M money laundering operation

19 minutes ago

The Kane curse gets worse! England captain's trophy hunt is dealt a HUGE blow for next season as Bayern Munich finish THIRD in the Bundesliga after final day defeat to Hoffenheim

19 minutes ago

Oxford United will return to the Championship for the first time in 25 YEARS after clinching League One Play-Off Final against heavily fancied Bolton Wanderers

19 minutes ago

Celtic pay tribute to Joe Hart in the goalkeeper's final home game ahead of retirement... as he takes to the microphone to thank 'phenomenal' supporters - before SANTA delivers the Premiership trophy!

19 minutes ago

Scottie Scheffler prepared to go to trial over Valhalla arrest as lawyer insists golf star will plead not guilty: 'He didn't do anything wrong'

21 minutes ago

Incoming USWNT boss Hayes signs off from Chelsea with WSL title

21 minutes ago

Rudy Giuliani belts ‘New York, New York’ at 80th birthday and is then served with court papers

21 minutes ago

Preview: Saturday afternoon doubleheader

21 minutes ago

Lefty Arsenal fans like me are accused of hypocrisy - and rightly so

22 minutes ago

Pakistan asks its nationals studying in Kyrgyzstan to stay indoors after mobs attacked foreigners

22 minutes ago

Qantas agrees to pay $79 million in compensation and a fine for selling seats on canceled flights

22 minutes ago

Frontier Airlines eliminates change fees and introduces 4 new fare classes

22 minutes ago

Venezuelan opposition presidential candidate Gonzalez seeks unity in first rally

27 minutes ago

Revealed: Meghan and Prince Harry were flown around Nigeria for free with 'top-tier treatment' by airline whose chairman is a fugitive wanted in the US over $20M money laundering operation

28 minutes ago

Funeral home to the stars celebrating 125 years protecting high-profile clients

28 minutes ago

Roger Federer and Rafael Nadal Pair Up for Joint Appearance in Louis Vuitton Core Values Campaign

28 minutes ago

Raynaud’s Phenomenon: What to Know

28 minutes ago

Northern Ireland ruling sparks fear of ‘people border’ within UK

28 minutes ago

David Wagner sacked by Norwich following Championship play-off thrashing

28 minutes ago

Girls Aloud's The Show setlist is packed with nostalgic bangers

28 minutes ago

Brandon Hagel scores go-ahead goal in Canada's win over Finland

28 minutes ago

CNBC Markets Now: May 17, 2024

28 minutes ago

Top-ranked Swiatek dominates No. 2 Sabalenka to claim her 3rd Italian Open title

28 minutes ago

Blood pressure medications associated with higher fracture risk among nursing home residents

28 minutes ago

Labour’s policy on rent caps, and how it could affect landlords and tenants

28 minutes ago

Chelsea thrash Manchester United to win WSL title as Hayes bids farewell

28 minutes ago

Siakam scores 25, helps Pacers force Game 7 vs. Knicks

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch