Acordo militar entre Rússia e STP preocupa países europeus

Chefe da diplomacia portuguesa diz estar preocupado com relatos de que São Tomé e Príncipe assinou um acordo de cooperação militar com a Rússia, o mais recente de uma série entre Moscovo e várias nações africanas.

acordo militar entre rússia e stp preocupa países europeus

Zacarias da Costa (à direita), secretário executivo da CPLP, defende a soberania de São Tomé e Príncipe e do seu Presidente Carlos Vila Nova (à esquerda) no que toca aos acordos bilaterais que assina, descartando a existência de

O ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Portugal, Paulo Rangel, mostrou numa entrevista na quinta-feira (09.05) à estação de televisão SIC Notícias a preocupação de Lisboa e dos congéneres europeus face à aproximação de São Tomé e Príncipe à Rússia Foi divulgada esta semana a assinatura de um acordo técnico-militar entre os dois países que prevê formação, utilização de armas e equipamentos militar e visitas de aviões, navios de guerra e embarcações russas ao arquipélago.

“Assim que tomámos conhecimento deste acordo, iniciámos consultas com as autoridades de São Tomé”, disse o MNE português. “Primeiro Portugal, e outros países europeus, expressaram surpresa, apreensão e perplexidade sobre este acordo”, acrescentou, reconhecendo que São Tomé é um Estado “independente e soberano”.

Mas “dado estarmos numa situação internacional em que a federação russa é responsável por uma guerra de agressão que envolve o continente europeu, manifestámos evidentemente a nossa grande preocupação”, frisou.

acordo militar entre rússia e stp preocupa países europeus

Paulo Rangel, ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal

“Não há dramas”

Na quinta-feira, o secretário executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) afirmou que não havia dramas quanto ao acordo militar entre São Tomé e Príncipe e a Rússia, sublinhando que é preciso respeitar a soberania dos Estados.

A posição do timorense Zacarias da Costa foi proferida na capital de São Tomé e Príncipe após um encontro com o primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, e depois de uma reunião alargada com membros do Executivo.

“A CPLP não sou eu, a CPLP são os nove países que formam essa comunidade. Tendo em conta que nós respeitamos as decisões soberanas de cada Governo, naturalmente temos de respeitar as decisões soberanas das autoridades de São Tomé e Príncipe”, sublinhou Zacarias da Costa.

Questionado sobre a sua visão sobre o acordo, o secretário executivo da CPLP considerou que “não há dramas”.

“Há questões que são transversais a todos os países, a questão do terrorismo, da droga, temos de encontrar soluções para poder lidar com esses desafios que são comuns, portanto eu não vejo nenhum problema”, vincou o secretário executivo da CPLP.

acordo militar entre rússia e stp preocupa países europeus

Zacarias da Costa, secretário executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Zacarias da Costa defendeu ainda que se deve “olhar mais para o futuro dentro da CPLP do que olhar sempre para o passado”.

Acordo “por tempo indeterminado”

São Tomé e Príncipe assinou o acordo técnico e militar com a Rússia “por tempo indeterminado”, disse à Lusa fonte governamental.

Segundo a agência de notícias oficial russa Sputnik, o acordo foi assinado em São Petersburgo em 24 de abril e começou a ser aplicado em 5 de maio. A também russa TASS tinha noticiado uma reunião, nesse dia, em Moscovo, do responsável do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolay Patrushev, com o ministro da Defesa de São Tomé e Príncipe, Jorge Amado, para discutir “questões de interesse mútuo”.

Ainda de acordo com a imprensa russa, as duas partes acordaram cooperar nos domínios da formação conjunta de tropas, recrutamento de forças armadas, utilização de armas e equipamento militar, logística, intercâmbio de experiências e informações no quadro da luta contra a ideologia do extremismo e do terrorismo internacional, educação e formação de pessoal. A oposição são-tomense criticou “o secretismo” com que o Executivo assinou o acordo.

Vários países africanos, incluindo o Mali, Níger e Burkina Faso, cancelaram recentemente acordos de defesa com França e firmaram pactos com Moscovo.

Guiné-Bissau como “aliado permanente”

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, garantiu também lealdade ao seu homólogo russo, Vladimir Putin. “A Rússia pode contar com a Guiné-Bissau como um aliado permanente, isso não mudará nunca”, afirmou na quinta-feira o chefe de Estado guineense.

acordo militar entre rússia e stp preocupa países europeus

Umaro Sissoco Embaló, Presidente da Guiné-Bissau, em Moscovo, na quinta-feira (09.05)

Sissoco Embaló esteve na Rússia como convidado para assistir às comemorações do Dia da Vitória. As declarações de Embaló, numa conferência de imprensa com Putin, foram disponibilizadas pela Presidência guineense.

Umaro Sissoco Embaló agradeceu a Putin “todo o apoio” que a Guiné-Bissau recebeu da antiga União Soviética, durante a luta armada pela independência, e salientou que essa contribuição é mais visível nas Forças Armadas. “Na Guiné-Bissau mais de 70% dos nossos quadros militares foram formados na antiga URSS, para ver qual a ligação que há entre nós e a Rússia”, declarou Embaló.

O Presidente guineense instou Vladimir Putin a visitar a Guiné-Bissau assim que fizer um périplo por África e apelou igualmente a que o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, visite Bissau.

Cabo Verde em cimeira de paz promovida por Kiev

Em sentido contrário, Cabo Verde parece estreitar os laços com a Ucrânia. O país vai participar na cimeira sobre a fórmula da paz proposta por Kiev para a resolução do conflito com a Rússia, adiantou o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que decorrerá entre 15 e 16 de junho na Suíça.

“Cabo Verde foi um dos primeiros países africanos a confirmar a presença na Cimeira da Paz”, frisou o chefe de Estado ucraniano.

Zelensky agradeceu ao primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, pelo apoio à fórmula de paz de Kiev e pela “sua posição de princípio relativamente à agressão russa”, o que mereceu uma reação de Correia e Silva na rede social X.

Os dois governantes discutiram “os esforços necessários para encorajar o maior número possível de países do continente [africano] a participar na cimeira”, vincou Zelensky. “A voz de África é importante quando se trata do apoio global a uma paz justa na Ucrânia”, acrescentou.

por:content_author: nn, com agências

OTHER NEWS

9 minutes ago

2024 NBA All-Rookie Team: Wembanyama, Holmgren headline top rookies of the season

13 minutes ago

KKR's David Petraeus on Russia, China, Geopolitical Risks

13 minutes ago

Liverpool star provokes debate with actions during Jurgen Klopp farewell

13 minutes ago

Microsoft CEO Nadella on AI Plans, Fostering Competition

13 minutes ago

Tchouameni all but ruled out for Champions League Final -report

13 minutes ago

Manchester United goalkeeper Andre Onana explains controversial Erik ten Hag tactic

13 minutes ago

Kings Have a Difficult Decision With RFA Forward

13 minutes ago

Florida leaders offered $3 billion to property insurers. $2.2 billion wasn’t claimed

13 minutes ago

The Best Steak Marinade For Summer Grilling

14 minutes ago

Labour to pledge new generation of towns to tackle housing crisis

14 minutes ago

Haiti’s Port-au-Prince airport reopens for first time since country hit with gang violence

15 minutes ago

Warm May long weekend brings welcome start to New Brunswick camping season

15 minutes ago

Video: Heart-stopping moment Tesla owner nearly plows into a moving TRAIN in 'self-drive' mode (and he says it wasn't the first time!)

15 minutes ago

Video: A-maize-ing! Sony's microsurgery robot operates on a corn kernel

16 minutes ago

Panthers lines will be something to watch as Cats begin preparing for Rangers

16 minutes ago

Kendrick Lamar Is Reportedly Buying a $40 Million Los Angeles Mansion

16 minutes ago

Cynthia Erivo Delivers Powerful Speech About Being ‘Black, Bald-Headed, Pierced and Queer'

16 minutes ago

Top tip head of $150m Powerball draw

16 minutes ago

The 3-Ingredient Frozen Dessert You’ll Be Making All Summer Long

16 minutes ago

Haemophilia Wales says there is ‘real worry’ inquiry findings may be ignored

16 minutes ago

Braves Fall to Season-Low Mark in This Week's Power Rankings

16 minutes ago

'New energy economy' cooking with gas as bosses gather

16 minutes ago

John Rhys Plumlee Explains Why He Signed with Steelers

16 minutes ago

Investors shouldn't rule out possible rate hike, says Michael Landsberg

16 minutes ago

Kevin Costner Says Being from Compton Makes Diversity in Films Important to Him: 'I'm Conscious of Race'

16 minutes ago

Connor Stalions Fallout Threatens to Drive Wedge Between Two Other Michigan Programs

16 minutes ago

'Now world knows about cover-up'

16 minutes ago

Maple Leafs' Pontus Holmberg Shines as Sweden Stays Undefeated at World Hockey Championship

17 minutes ago

Michigan basketball lands commitment from 4-star Justin Pippen, son of Scottie Pippen

17 minutes ago

Big Ten outpaced SEC with $880 million in revenue for 2023 fiscal year with most schools getting $60.5 million

20 minutes ago

Video: Candice Swanepoel wows in a shimmering black flared jumpsuit as she joins ab-flashing Toni Garrn at the Michel Kors dinner during the 77th Cannes Film Festival

21 minutes ago

Prince Harry and Meghan Markle double date with Tracy Robbins and Paramount exec husband at Lucky's Steakhouse in Montecito to celebrate their sixth wedding anniversary

21 minutes ago

Chiefs’ kicker Butker’s college speech: Letters to the Editor — May 21, 2024

21 minutes ago

Out-of-this-world NYC skyscraper aims to hang from an asteroid

21 minutes ago

CNN legal analyst claims Cohen ‘stealing’ is ‘more serious’ than Trump’s charges

21 minutes ago

The MacBook monopoly just got overturned

21 minutes ago

Renshaw secures county win while Lyon breaks duck

21 minutes ago

New Microsoft Surface Pro 11 just dropped — how does it compare to the iPad?

21 minutes ago

More practice, fewer matches: the logic to Raducanu’s French Open withdrawal

22 minutes ago

At Detroit NAACP dinner, Biden says he needs Black voters, chides Trump

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch