Represa de Guarapiranga, em São Paulo, tem praias privadas e disputa por espaço

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A folga do vendedor Gustavo Soares, 24, estava planejada há semanas. A ideia era ir para Itanhaém, no litoral sul de São Paulo. Em cima da hora, seu destino inicial foi cancelado por falta de dinheiro, mas ele deu um jeito. Morador do Grajaú, no extremo sul da capital paulista, encontrou uma praia --de água doce-- a 10 minutos de casa.

Por volta das 13h, pisou na praia do Sol, às margens da represa de Guarapiranga. Estava acompanhado da esposa, filha, cunhada, dois sobrinhos e uma caixa de som, carregada como criança de colo. "Quem não tem cão, caça com gato, né? Bora curtir o que está à disposição", disse.

Devido ao calor, dezenas de famílias tiveram a mesma ideia. No início da tarde, as cadeiras de plástico colocadas próximas da água estavam lotadas. De biquínis e shorts, os presentes alternavam muitos goles de cerveja, petiscos e alguns mergulhos.

Para isso, porém, deviam percorrer um caminho repleto de vendedores de amendoim, lama e lixo. Já a água é limpa --segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), aquele trecho é próprio para banho. Há outras partes da represa, porém, em que isso não acontece.

Uma placa do Corpo de Bombeiros avisa aos usuários sobre os perigos de nadar em uma represa. Há muita vegetação no chão, que pode enroscar nos pés. Além disso, deve-se evitar nadar próximo de pontos de captação, evitar os jet skis e ter atenção à profundidade. O solo é desnivelado.

A praia do Sol está num parque municipal, que leva seu nome. O equipamento, aberto diariamente das 7h às 19h, ainda possui quadras de areia para prática de vôlei e beach tennis. Sua região de instalação, a avenida Atlântica, na Capela do Socorro, está repleta de outras opções de lazer.

O crescente interesse turístico no entorno da represa estimulou a inauguração de bares e restaurantes imitando o clima litorâneo. Eles contam com suas praias particulares --nem todas liberadas para banho, mas muito atrativas pela paisagem, repleta de aves marinhas e barcos a vela. Há duas grandes marinas por ali.

Alguns desses restaurantes e bares têm fila de carros aos fins de semana para desfrutar de seus guarda-sóis e porções de frutos-do-mar.

Tantos estabelecimentos, porém, incomodam alguns frequentadores da represa e pequenos comerciantes. Essa parcela reclama que a área de acesso livre está cada vez menor, que o restante dos lugares cobram preços altos e que há um processo de gourmetização da região.

"Isso aqui tá bem apertado, né? Tem pouco espaço para se divertir e para trabalhar", diz a ambulante Fernanda Ambrósio, 37. Ela vende sacolés na entrada da praia do Sol.

Fernanda questiona a necessidade de tantos comércios fechando o acesso à represa. Para ela, aquela margem de 6 km poderia ser o "piscinão" de São Paulo, atraindo muita gente e gerando ainda mais empregos. "Imagina só, quiosques, ambulantes, vendedores de pipas. Seria tipo o Rio."

A ideia é apoiada por outras pessoas, como a advogada Flávia Guedes, 40. "Essa exploração de grandes comércios é chata", diz ela, que criou um grupo de moradores que cobra mais investimentos do poder público na região. "A Guarapiranga será privada agora?", diz ela. "[Querem] Expulsar o povão, já sem opção para se divertir por aqui".

Há também quem curta as opções de comes e bebes por ali. É o caso do aposentado Ismael Santos, 45. Ele pondera que a maior oferta de bares e restaurantes atrai a vida noturna e aquece a economia da região. "Vem muitos jovens, gastam muito, é bom", afirma.

A presença de bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais no entorno da represa é permitida por lei. Cabe à Prefeitura de São Paulo fazer a fiscalização.

Procurada, a gestão municipal informou que os estabelecimentos possuem o direito de usufruir do seu lote, obedecendo às normas de edificação e uso e ocupação do solo, sendo permitida a cobrança para entrada em seu espaço privado --ou seja, em suas praias.

Os acessos particulares à represa sempre existiram. Durante muito tempo, porém, eles foram restritos aos clubes. Há alguns com sede naquelas margens. Um deles é o Clube de Campo do Castelo.

A reportagem visitou o local, com piscinas, quadras de tênis e parque náutico disponíveis. Isso desembolsando R$ 11 mil num título, mais R$ 750 de manutenção ao mês. Com tais opções, os sócios não cogitam chegar perto da represa, e nem podem.

Segundo o clube, sua margem do reservatório, a poucos metros da praia do sol, está imprópria para banho devido à poluição pelo despejo de esgoto. Eles usam dados da Cetesb. A opção, continua o Castelo, é aproveitar um passeio de barco ou só curtir a paisagem.

Há décadas, a ONG Nossa Guarapiranga alerta para o problema de saneamento nos arredores da represa, surgido por ocupações irregulares. Isso está "comprometendo a qualidade de água, que se tornou um meio propício ao desenvolvimento de uma vegetação flutuante que está tomando conta da represa", afirma a entidade.

O gramado aquático é composto de plantas cientificamente chamadas de macrófitas, como aguapé, salvínia e alface-d'água. Ela prejudica a vida submersa por impedir a passagem da luz.

OTHER NEWS

3 hrs ago

Hamilton após incidente com Verstappen: 'Sempre haverá hostilidade da parte dele'

3 hrs ago

Acha que não consegue meditar? Deixe que um antigo cético lhe prove o contrário

3 hrs ago

Kamala Harris anuncia candidatura à Casa Branca. "Juntos vamos vencer"

3 hrs ago

Maioria das convenções está agendada para sábado que vem: Mariana consegue formar frentão de onze partidos

3 hrs ago

Ninguém ensinou ao brasileiro como se acomodar num carro com airbag

3 hrs ago

Botafogo e Brusque empatam e seguem na zona de rebaixamento da Série B

3 hrs ago

Trump reage à desistência de Biden, "o pior presidente da história do país": e garante que vai ser ainda mais fácil derrotar Kamala Harris

3 hrs ago

Você está segurando seu telefone de forma errada? Confira dicas para evitar problemas

3 hrs ago

IR 2024: Receita libera esta semana consulta ao 3º lote de restituição; veja calendário

3 hrs ago

Pérez valoriza “ritmo forte” e diz que 7º na Hungria “era máximo que poderia alcançar”

3 hrs ago

Coreia do Norte voltar a enviar de balões carregados de lixo para o Sul

3 hrs ago

Pênalti para o Flamengo foi bem marcado segundo Cláudio Tencati, técnico do Criciúma

3 hrs ago

CBF divulga áudio do VAR de gol anulado em Palmeiras x Cruzeiro; veja

3 hrs ago

Ensino Superior: há cinco cursos novos e mais 290 vagas face ao ano passado

4 hrs ago

São Paulo e James Rodríguez negociam rescisão e jogador não se reapresentará ao clube

4 hrs ago

Sondagens mantêm Trump com três pontos de vantagem sobre Biden

4 hrs ago

Estudo acredita ter decifrado motivo pelo qual "estamos sozinhos" no universo e a chave está na própria Terra

4 hrs ago

Elenco de Twisters brinca com rivalidade entre equipes no filme

4 hrs ago

4 destinos possíveis para James Rodríguez, que negocia rescisão de contrato no São Paulo

4 hrs ago

Egy kínai streamer 24 éves korában meghal, miután nagy mennyiségű ételt evett élő közvetítés alatt

4 hrs ago

Titulares vacilam, Rogério Ceni fica sabendo e Bahia pode ter grandes mudanças

4 hrs ago

Kanté é prioridade para reforçar gigante da Europa

4 hrs ago

João Almeida: «Vou para a Vuelta a pensar no pódio»

4 hrs ago

Czinger Sigter Mod at Slå Nye Hastighedsrekorder med 21C Efter Succes på Goodwood Festival of Speed

4 hrs ago

Titular pela primeira vez no Brasileiro, Ryan destaca apoio de elenco do Corinthians: “Me ajudam muito”

4 hrs ago

Sporting garante base e poste norte-americanos

4 hrs ago

Supremo Tribunal do Bangladesh anula lei polémica que motivou distúrbios

4 hrs ago

Qual é o curso com mais vagas? E a maior universidade? Conheça sete recordes e curiosidades do acesso ao ensino superior

4 hrs ago

Renato Aragão era "arma fundamental contra Silvio Santos", diz ex-diretor da Globo

4 hrs ago

Sem Calleri, André Silva e Juan travam disputa acirrada por vaga no São Paulo

4 hrs ago

Sampaoli: «Dembélé? Joga como um autista»

4 hrs ago

Portugal sagra-se campeão europeu de Hóquei em Patins Sub-17

4 hrs ago

Brilhante Nuno Borges iguala recorde onde estão Federer e Djokovic

4 hrs ago

As alterações climáticas estão a tornar os dias mais longos

4 hrs ago

영상: 57세 모델, 비키니로 큰 성공을 거두다

4 hrs ago

Arnaldo Cezar Coelho confirma pênalti inusitado em Flamengo x Criciúma, mas alerta: "Interromper o jogo"

5 hrs ago

Vintage e obsoleto: o que significam termos usados pela Apple?

5 hrs ago

«Trincão é um talento incrível. Espetacular!»

5 hrs ago

Una streamer cinese muore a 24 anni dopo aver mangiato una grande quantità di cibo in diretta

5 hrs ago

Voormalig Apple-medewerker waarschuwt voor 5 schadelijke gewoonten die iPhones beschadigen

ALONGWALKER VIETNAM: Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch ALONGWALKER INDONESIA: Saluran untuk mengeksplorasi pengalaman para pemuda global