De Tarcísio a Huck: o que dizem os possíveis adversários de Lula sobre 2026

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

Apesar de ter dito que não pretende, por ora, discutir a releição em 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta semana que pode ser candidato caso seja “necessário”. A necessidade citada por Lula seria a de impedir que “trogloditas voltem a governar”. Sem citar nomes, mas falando de “governo de negacionistas”, o recado foi endereçado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que segue inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fora do pleito, Bolsonaro organiza a fila de possíveis herdeiros ao seu espólio político. Os principais nomes são os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais e Ronaldo Caiado (União), de Goiás. Mais discretos, mas também de olho em 2026, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD) e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), acompanham o desempenho da popularidade de Lula nas pesquisas. Em geral, nunca confirmam que disputarão a candidatura presidencial, mas vão calibrando a exposição pública. Segundo o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, será o próprio Bolsonaro quem decidirá os candidatos a presidente e vice de seu partido em 2026.

Outra possível candidata à República seria Michelle Bolsonaro, esposa de Jair e atual presidente do segmento feminino do partido, o PL Mulher. O marido, entretanto, já afirmou que ela deve “começar devagar” e disputar vaga no Senado antes do passo mais ousado rumo ao Palácio do Planalto. Como mostrou Estadão, Michelle tem sido preparada nas fileiras do PL para ser uma espécie de ‘plano B’, e fez disparar as candidaturas femininas na sigla.

Em maio, uma pesquisa Genial/Quaest indicou que Tarcísio e a ex-primeira-dama são os nomes mais bem cotados para concorrer ao comando do Executivo federal no lugar do ex-presidente. No mês anterior, um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas com cenários estimulados mostrou o presidente Lula na frente em todos os cenários apresentados, com Michele e Tarcísio sendo os opositores que levariam mais votos. Veja o que dizem os principais cotados para a disputa de 2026.

Lula

Diferente do que disse na campanha presidencial em 2022, quando afirmou que, caso eleito, não tentaria a reeleição ao término do mandato, Lula agora vê essa possibilidade. “Todo mundo sabe que não é possível um cidadão com 81 anos querer reeleição”, disse na época. Nessa semana, o petista afirmou que precisa avaliar seu estado de saúde antes de decidir se tentará se reeleger, e que, caso entre na empreitada, será para impedir a volta de “trogloditas” ao governo do País.

O presidente acrescentou, no entanto, que ele próprio entrar na disputa não é a primeira hipótese, e que há “muita gente boa para ser candidato”.

Tarcísio de Freitas

Em meio a críticas direcionadas por Lula ao governador de São Paulo, que envolvem a relação dele com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, Tarcísio disse nessa quarta-feira, 19, que o presidente está “viajando” ao imaginá-lo como um adversário nas eleições gerais de 2026.

Tarcísio é a aposta de alguns analistas, que colocam o governador como candidato à Presidência da República, com Campos Neto como seu ministro da Fazenda. Tarcísio vem afirmando em diversas ocasiões que não pretende concorrer à presidência nas próximas eleições, até mesmo porque pode se candidatar à reeleição para mais um mandato no Palácio dos Bandeirantes – diferente de Zema e Caiado, que já são reeleitos e devem deixar o cargo ao final do mandato.

Conforme apurou o Estadão, Tarcísio de Freitas tem dito reservadamente que pensa mais na reeleição em São Paulo.

Leia mais

    Romeu Zema

    Na última semana, o governador de Minas Gerais afirmou que “é possível” formar uma chapa com Caiado, para disputar a Presidência da República em 2026.

    Em uma resposta anterior, o governador ponderou que pesquisas que testam o nome dele e de Caiado são “muito prematuras” e disse esperar que um grupo de governadores de centro-direita se unam para definir um candidato de consenso. Em julho do ano passado, o governador afirmava que preferia apoiar alguém do que ser ele próprio candidato à 2026.

    Ronaldo Caiado

    O governador de Goiás tem dito publicamente que deseja concorrer a presidente em 2026 e que, quando chegar o momento, colocará seu nome à disposição do União Brasil. O goiano tem trocado elogios com Zema nos últimos meses.

    Entre os pleiteantes à herança de Bolsonaro, Caiado é o único que já tem experiência em uma campanha presidencial, se lançando candidato pelo PSD na disputa de 1989, quando obteve menos de 1% dos votos. Também foi quem saiu na frente e anunciou publicamente a vontade de concorrer em 2026, já em abril deste ano.

    Ratinho Júnior

    Conforme a sondagem do Paraná pesquisas e da Quaest, mesmas que colocaram Tarcísio e Michelle como candidatos mais fortes contra Lula em 2026, Ratinho Jr. segue crescendo como candidato de centro-direita para 2026. Mesmo com o crescimento, o governador do Paraná não colocou, por enquanto, seu nome como opção da sigla para as eleições presidenciais. “O momento exige de cada governante uma reflexão de como podemos contribuir para tornarmos o país melhor. Agora, não é hora de discutirmos nomes, mas sim projetos que tornam a vida do brasileiro melhor”, disse em entrevista à revista Veja no mês passado.

    Aliados apontam que Ratinho, apesar de estar no segundo mandato como governador, não tem pressa para concorrer, até pelo fato de ter apenas 43 anos, como mostrou o Estadão.

    de tarcísio a huck: o que dizem os possíveis adversários de lula sobre 2026

    Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil). Foto: Celio Messias/Governo do Estado de SP, Alex Silva/Estadão e Alex Silva/Estadão

    Eduardo Leite

    O governador, que se preparava para ser um nome alternativo à polarização ou para compor com outro partido, diz que no momento “não é possível nem pensar em eleição”. Leite viu grande parte do Estado destruído pela catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul em maio e junho, e ninguém tem a menor ideia de como sua imagem sairá da tragédia. “Não é possível nem pensar em eleição. Se conseguirmos reconstruir a vida dessas pessoas, acho que teremos uma imensa vitória”, disse Leite.

    Luciano Huck

    Único sem mandato e sem filiação a nenhum partido, o apresentador Luciano Huck, que já investiu em conversas e se lançava como alternativa “isenta” ao pleito em 2018 e em 2022, voltou a falar em uma aventura à Presidência da República. Em entrevista ao podcast PodPah, em junho do ano passado, Huck voltou a se opor à polarização política do País e disse que “não tem medo” de concorrer, mas que também “não tem essa vaidade”. “O que eu sei é que não saí do debate. A fumaça não volta para dentro da garrafa, entendeu?”, questionou o presentador, falando sobre a vontade de viver em um País mais justo e categorizando a direita como “intransigente” e a esquerda como “atrasada”.

    Helder Barbalho

    O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), tem sido apontado como possível vice do presidente Lula em 2026. Em abril, o governador afirmou ao Estadão que pretende, sim, concorrer às eleições de 2026, mas a uma vaga no Senado. Barbalho afirmou, entretanto, que seria “um equívoco brutal” já mirar no pleito futuro, uma vez que sua prioridade é o Estado do Pará e ele ainda está na metade do seu segundo mandato como governador.

    OTHER NEWS

    42 minutes ago

    Alpine abre leque de opções e mira em motor Ferrari para temporada 2026 da F1

    45 minutes ago

    A Williams contrata os melhores talentos técnicos de equipes rivais

    45 minutes ago

    Alfabeto de antiga civilização é descoberto graças a postagem em rede social

    45 minutes ago

    OpenAI fecha parceria com revista Time para usar seus conteúdos em treinamentos de IA

    45 minutes ago

    Pérez: "Seria diferente" sem Verstappen como companheiro de equipe na Red Bull

    45 minutes ago

    Marcha LGBTI+ do Porto regressa no sábado contra o ódio

    45 minutes ago

    Brasil tem 480 milhões de aparelhos eletrônicos ativos, diz pesquisa da FGV

    45 minutes ago

    Influencer “Black Alien” viser sin udvikling efter to år med kropsmodifikationer

    45 minutes ago

    Se vier pra cima da gente vai tomar na testa, diz Nunes sobre operações da GCM na cracolândia

    45 minutes ago

    Die besten Orte in Portugal für einen Besuch im Sommer

    45 minutes ago

    Porsche Cayenne S E-Hybrid 2025 ganha mudanças pontuais

    45 minutes ago

    Tour 2024: Evenepoel (só) quer ganhar uma etapa e o top-5 final

    45 minutes ago

    Marc Márquez vai para a Ducati em 2025, mas admitia ficar na Gresini com moto atual

    46 minutes ago

    Video: AW609 Tiltrotor gjennomfører sin første landing og avgang på hangarskipet Cavour

    46 minutes ago

    Az orosz védelmi minisztérium videót tett közzé az északi japán határ menti rakétakilövési gyakorlatról

    50 minutes ago

    Assista AO VIVO à classificação das 24 Horas de Spa-Francorchamps no GRANDE PRÊMIO

    50 minutes ago

    Copa América: Guilherme Arana defende Danilo após discussão com torcida: 'Ele quis proteger o grupo'

    50 minutes ago

    Russisches Verteidigungsministerium veröffentlicht Video von Raketenabschussübung an der Grenze zum Norden Japans

    50 minutes ago

    Petição para impedir destruição de embriões já tem 1.500 assinaturas

    50 minutes ago

    As reações do dólar às falas de Lula, e Amazon ultrapassa US$ 2 tri em valor de mercado e que importa no mercado

    51 minutes ago

    INSS faz operação ‘pente-fino’; veja quem pode perder benefícios

    51 minutes ago

    Microsoft suspende a disponibilização do KB5039302 para o Windows 11 e os motivos não são os melhores

    56 minutes ago

    Muž sdílí svůj boj s nadbytečnou kůží po ztrátě 163 kg

    56 minutes ago

    Quem apostar no fortalecimento do dólar ante o real vai quebrar a cara, diz Lula

    56 minutes ago

    Sporting: «Processo Cashball foi uma vergonha»

    56 minutes ago

    Hoogste hond ter wereld sterft dagen nadat zijn record erkend werd

    56 minutes ago

    En kvinde går viralt med video, der gør nar af læger for ikke at forstå den kvindelige krop

    56 minutes ago

    ‘Depois de quatro anos a tentar a moto oficial, entendi que eu não era a melhor solução para a Ducati’ – Jorge Martín

    56 minutes ago

    Comentador da SIC: 'António Silva é um jogador próximo do medíocre'

    56 minutes ago

    Maurício chega ao Palmeiras e confirma contato de Endrick: "Ele ficou meio bravo"

    56 minutes ago

    Man deler kamp mot overflødig hud etter å ha gått ned 163 kg

    56 minutes ago

    Miguel Oliveira a piscar o olho à Pramac/Yamaha? ‘Ainda nem todas as equipas e pilotos têm lugar; É justo deixar abertas algumas opções’

    56 minutes ago

    Le ministère russe de la Défense publie une vidéo de l’exercice de lancement de missiles à la frontière avec le nord du Japon

    56 minutes ago

    Det russiske forsvarsdepartementet har publisert en video av missilskyteøvelse ved grensen til Nord-Japan

    56 minutes ago

    Trubin: «Desespero e emoções fortes»

    56 minutes ago

    Mies taistelee liiallista ihoa vastaan ​​pudonnut 163 kg

    56 minutes ago

    Diego Ribas acredita que Endrick está “pronto” para ser titular na Seleção Brasileira

    1 hour ago

    Copa América: Brasil depende de vitória contra Paraguai para avançar

    1 hour ago

    Suzano desiste de oferta por International Paper

    1 hour ago

    Tem o Bluetooth sempre ligado? Atenção ao 'bluesnarfing'