"Sou um caçador". Ruger encontrou um propósito de vida na guerra - disparar contra o inimigo russo

Soldados ucranianos preparam-se para a guerra no frio (Efrem Lukatsky/AP)

“Quanto mais disparo, mais gosto de o fazer. Sou um caçador”. É desta forma que Ruger – alcunha inspirada numa espingarda de precisão – se apresenta numa entrevista ao El Mundo. Nasceu em Kharkiv, na Ucrânia, há 30 anos, e é militar de elite. Segundo o jornal espanhol, foi treinado com os melhores atiradores furtivos do exército americano numa missão internacional no Iraque, e agora dispara contra os inimigos russos à distância, enquanto também treina os seus colegas.

Acredita que encontrou um sentido para a sua existência na guerra. Mesmo durante o conflito com os separatistas do Donbass, no fim do seu primeiro contrato, encontrou vários novos empregos que abandonou dias depois. Não se adaptou. A espingarda, cujo nome adotou, é a sua fiel companheira. Foi oferecida por um falecido atirador sueco da Legião Estrangeira e com ela já disparou a uma distância de 1,5 quilómetros.

Questionado sobre o seu trabalho, explica ao El Mundo que tem de disparar porque, se não o fizer, o seu inimigo mata-o. “Matar não provoca nada na minha alma”, assume, acrescentando que só sentiu remorsos com a primeira morte: “Um tipo que matei quando nos cercaram no aeroporto de Lugansk, mas depois deixei de pensar neles, na vida que tinham. Não se pode ter esse sentimento.” Agora só sente “ódio” e indiferença face às suas vidas. “Eles não deviam ter vindo para cá. Não são bem-vindos”, diz.

Para se manter “muito bem preparado” e combater o stress pratica desporto diariamente e faz longas corridas. “É isso que qualquer atirador furtivo tem de fazer, definir alvos distantes e exercitar as costas, porque tem de transportar uma arma de precisão muito pesada e o seu colete à prova de bala, bem como os abastecimentos e as munições de que necessita”, explica. “Todos os exercícios que faz devem estar relacionados com o aumento da sua resistência à dor.”

Ruger é também um dos instrutores numa academia de atiradores furtivos, onde aprendeu as técnicas que hoje utiliza para se movimentar, esconder e selecionar os alvos rapidamente. O treino, conta, consiste em “desafios psicológicos” constantes e se erros forem cometidos os instrutores sujeitam os seus formandos a “torturas de privação de sono”. “Se não dormimos bem, continuamos a tomar más decisões em cadeia. Só quando se está bem treinado é que se deixa de fazer coisas estranhas e se concentra na missão, independentemente do sono, da fome ou do frio”, esclarece o militar. “Quando treinávamos em grupo, era assim que funcionava: se um de nós não cumprisse as ordens, não deixavam nenhum dormir, porque o erro de um afeta todos.”

No conflito que decorre atualmente na Ucrânia, o papel do sniper ainda é crucial na linha da frente, sobretudo numa guerra que conjuga a artilharia mais tradicional com a eletrónica. “Raramente lutamos de forma autónoma, mas quando o fazemos é normalmente em zonas cinzentas e sob silêncio de rádio. Sem comunicação temos de tomar decisões por nós mesmos”, descreve Ruger. “Na maioria dos casos, eu apoio outros soldados na minha área, mantendo contacto constante para evitar mortes por fogo amigo. Se as munições acabam, ainda podemos ser úteis como observadores do inimigo ou para corrigir o fogo.”

Partilha ainda uma experiência pessoal impressionante: "Em 2016, enfrentei o melhor sniper que já vi. Ele abatia-nos e escondia-se com uma habilidade extraordinária. A primeira vez que o vi em ação estava a cerca de 800 metros das posições da milícia de Donetsk. Não era um separatista, claro. Tenho certeza de que era um militar russo com equipamento de ponta. Decidi aprender com ele e confrontá-lo. Passei meses a tentar descobrir a sua posição, mas ele desaparecia sempre depois de cada disparo bem-sucedido. Utilizava o nevoeiro ou a chuva para atacar e desaparecer novamente. Gostaria de tê-lo conhecido pessoalmente, mas pelas informações que recebemos acreditamos que morreu num bombardeamento de artilharia seis meses depois. Deve ter acontecido algo assim, porque parou de matar."

Ruger consegue ficar perto das linhas inimigas durante muito tempo sem fazer barulho, o que lhe permite passar despercebido até dos drones com visão térmica. “Até ao ano passado podia ficar uma ou duas noites de cada vez numa posição, mas o campo de batalha mudou devido à presença de milhares de drones”, explica, referindo que mudou a sua atuação, que passa por menos deslocamentos e encontrar um bom sítio para se esconder. “Encontro um bom sítio e posso ficar lá durante quatro ou cinco dias, por vezes até uma semana, quase sem me mexer. Só levo mais comida e bebida, mas o meu trabalho é o mesmo. Esperar e caçar”, acrescenta. São as palavras de um homem que pertence à 80.ª Brigada de Assalto Aéreo, uma das unidades de elite do exército ucraniano, e que está presente nas zonas mais difíceis da linha da frente.

“Por vezes, como veteranos, seguimos o nosso instinto. Ia com outro camarada guardar uma zona ocupada perto de Bakhmut. Parámos para descansar a caminho da nossa posição, bebemos um pouco de chá e depois reparei num movimento estranho ao longe, acompanhado de um som seco”, lembra. Nessa vez pegou na mira telescópica e conseguiu detetar um atirador inimigo junto a uma árvore ao longe. “Acho que o que me chamou a atenção foi a forma como a vegetação se movia. Era ele”, sublinha, recordando que abriu fogo e matou o soldado russo. Depois veio o pior: “Os russos responderam e atacaram-nos com artilharia. Não me consegui mexer durante algum tempo, mas eles feriram o meu camarada.”

OTHER NEWS

47 minutes ago

PS e PSD ‘chumbam’ requerimento do Chega para ouvir Costa e Galamba no parlamento

51 minutes ago

Nuno acorda no hospital e pergunta logo por Camila: “Alguém lhe fez mal?”

51 minutes ago

Video: Pouze 7 z 10 lidí dokáže během několika sekund identifikovat odlišné slovo v tomto složitém hlavolamu

51 minutes ago

Dólar abre em alta puxado por exterior e acelera com fala de Lula

52 minutes ago

Modric emocionado com tributo de jornalista italiano (VÍDEO)

52 minutes ago

Feridos de guerra ucranianos aplaudidos por Governo e deputados exceto PCP

52 minutes ago

Material radioativo é usado para dissuadir caçadores de rinocerontes na Africa do Sul

52 minutes ago

Arménia acusa Rússia de devolver Nagorno-Karabakh ao Azerbaijão

52 minutes ago

Lula: ‘Análise do gasto está sendo feita sem nervosismo do mercado para manter investimentos’

52 minutes ago

Lula diz que defende presunção de inocência para Bolsonaro; ‘Mas que ele tentou dar o golpe, tentou’

59 minutes ago

Embaixador norte-americano encontrado sem vida num hotel na Ucrânia

59 minutes ago

O salário milionário que Rafa vai ganhar no Besiktas

59 minutes ago

A dor do parto na Argentina

59 minutes ago

Marko cogita Lawson na vaga de Ricciardo na “equipe júnior” RB: “Temos de agir de acordo”

59 minutes ago

Márcia pressiona Anabela para saber o que aconteceu: “Foi o Manel que te fez isto?”

59 minutes ago

Internet-tähti ja streemaaja Amouranth ostaa esports-organisaation Wildcard

59 minutes ago

Maionese light com ovo cozido e sem óleo

59 minutes ago

Az Egyesült Államok titkos vízlatti drón prototípusa, a ‘Manta Ray’, felfedezésre került a Google Térképen.

59 minutes ago

Times da NFL impuseram os mini campos da Copa América

59 minutes ago

Governos do PT interromperam modernização prevista pelo Plano Real, diz Persio Arida

59 minutes ago

Dólar começa com leve alta nesta quarta-feira após dados da inflação do IPCA-15

59 minutes ago

Ibovespa abre com viés negativo em meio a preocupações fiscais

1 hour ago

Ana Barbosa afirma: “Viver o mesmo erro… cansa”

1 hour ago

Dólar segue hegemônico no mundo enquanto sobe por aqui e o que importa no mercado

1 hour ago

Pressões externas e falas de Lula elevam dólar ao maior patamar desde 2022

1 hour ago

Aston Martin Valiant é a versão mais desportiva do Valor com 735 cv

1 hour ago

Corinthians toma decisão sobre possível retorno de Cuca e treinador não deve ser contratado

1 hour ago

Secretaria Geral do Governo nasce da fusão de 8 secretarias-gerais

1 hour ago

Mika Faye: quem é o central do Barcelona desejado pelo FC Porto?

1 hour ago

Renascer: Tião vira líder dos sem-terra e foge de tragédia

1 hour ago

Video: Model viert haar rondingen met een super stijlvolle driedelige bikini

1 hour ago

Debandada no Casa Pia: clube despede-se de sete jogadores

1 hour ago

Como Xuxa ficou após fazer 80 procedimentos em 7 horas? Dermatologista explica o que artista fez e resultados atingidos com métodos

1 hour ago

Patrícia Mamona falha presença nos Jogos Olímpicos Paris2024

1 hour ago

Governo admite rever modelo de atestados de residência para imigrantes

1 hour ago

Apoio Financeiro: mais de dez mil empresas gaúchas já se cadastraram

1 hour ago

Para Lula, Milei deve pedir desculpas ao Brasil

1 hour ago

TVI prepara nova série em parceria com o Canal Brasil

1 hour ago

Juscelino será afastado do ministério se for denunciado pela PGR, diz Lula

1 hour ago

Det hemmelige prototypen af den amerikanske undervandsdrone ‘Manta Ray’ afsløres på Google Maps