Campus Party vai debater regulamentação da inteligência artificial

Na próxima semana, a capital paulista receberá mais uma edição do maior festival de tecnologia, criatividade e inovação do mundo, a Campus Party Brasil. O evento, que reúne grandes nomes e muitas discussões sobre ciência, tecnologia, astronomia, entretenimento digital e empreendedorismo, será realizado entre os dias 9 e 14 de julho no Expo Center Norte, em São Paulo.

campus party vai debater regulamentação da inteligência artificial
campus party vai debater regulamentação da inteligência artificial

A novidade da edição deste ano é a realização do 1º Fórum do Marco Regulatório da Inteligência Artificial (IA), que pretende levantar discussões e ajudar a estabelecer um marco regulatório sobre o tema, assim como foi feito com o Marco Civil da Internet.

Ao longo de três anos, os fóruns deverão reunir especialistas da academia, da indústria, do governo e da sociedade civil para discutir sobre segurança de dados, ética e impactos sociais e econômicos sobre o uso de inteligência artificial no Brasil. As palestras serão abertas ao público e vão ocorrer nos palcos da Campus Party ao longo das próximas edições.

“A gente já fez, entre os anos de 2012 e 2014, o marco civil da internet no qual a gente trouxe a sociedade, membros do Legislativo, do Executivo e do Judiciário, para debaterem o tema. Em 2014, isso virou lei. E agora a gente se propõe a fazer esse debate [sobre IA], convidando ministros, juristas, presidentes de grandes companhias, líderes de comunidades da Campus Party e reitores para debaterem a inteligência artificial”, disse Tonico Novaes, CEO da Campus Party, em entrevista à Agência Brasil.  Segundo ele, a ideia é criar memorandos de debate que serão enviados para os presidentes dos três poderes.

Além de painéis, mesas de debate, palestras e apresentações de pesquisas sobre o tema, o Fórum vai promover uma consulta pública, procurando promover um debate aberto e participativo sobre políticas públicas voltadas à inteligência artificial.

“É preciso que o Brasil tenha uma lei própria. Não adianta, como o Senado está se propondo em alguns textos, fazer uma cópia similar da lei europeia, que é uma lei que está muito enraizada nas leis europeias e nem foi aplicada ainda. Ela acabou de ser criada e vai passar por diversas alterações. Nós precisamos criar a nossa própria lei. O que a gente está propondo é que tenhamos um amplo debate nos próximos três anos para que a gente tenha a possibilidade de ter os nossos legisladores com informação suficiente para poder colocar uma lei que agrade a todos os setores”, destacou Novaes.

Para ele, a Campus Party é um ambiente adequado para essa discussão sobre inteligência artificial. “Precisamos, de fato, criar esse debate de uma maneira aberta, democrática e pública. E a Campus Party é o ambiente perfeito para isso porque temos os jovens que são ávidos por novidades, que são heavy users [grandes usuários ou usuários massivos] de tecnologia e que podem nos ajudar nesse debate”, acrescentou.

Destaques

O evento também terá exposição de games, Arena de Robôs, competição gastronômica, concurso de cosplay, simuladores e jogos eletrônicos.

“A Campus Party é um grande celeiro de talentos. O Brasil tem mais de 65 milhões de jovens e a ideia é buscar, dentro desse público, os grandes talentos que vão se sobressair nas disciplinas de empreendedorismo e STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics) - do acrônimo do inglês, ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática”, disse Novaes.

A Arena de Robôs, por exemplo, vai apresentar a maior competição de robótica da América Latina, atraindo mais de quatro mil estudantes para disputas como a batalha de robôs, robôs de linha e carros autônomos. “A gente tem, por exemplo, os robôs que passam por obstáculos, que são aqueles que vão ajudar bombeiros e polícias a criarem novas ferramentas de ajuda para a população”, explicou o CEO do evento.

Já o campeonato de gastronomia, chamado de Printer Chef, convida os participantes a criarem pratos com alimentos produzidos em impressora 3D. Outra atração são os hackathons, que reúnem programadores, designers e profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares para uma maratona de programação. “A gente tem também a área de drones, onde a gente dará toda a possibilidade de participação para pilotos profissionais e até para crianças, que vão pilotar um drone pela primeira vez. Vamos ter também workshops, onde a gente vai ensinar a construir um drone a partir de materiais reciclados”, falou Novaes.

Além disso, a Campus Party Brasil também contará com seus tradicionais programas como o Startup 360, que possibilita às startups exporem seus trabalhos e receberem mentorias; e a Maratona de Negócios, que visa capacitar mentes inovadoras que estão desenvolvendo um negócio. Outro programa confirmado é a Revista Científica Campus Party, que tem o objetivo de garantir espaço para textos científicos.

Entre os participantes já confirmados estão o do apresentador Marcelo Tas; da especialista em marketing de influência e entretenimento do Brasil, Fátima Pissarra; do pesquisador de cultura analítica, autor e empreendedor, fundador do Cappra Institute for Data Science, Ricardo Cappra; e de Peter Jordan, um dos principais influenciadores do Brasil e fundador da empresa Petaxxon.

Campus Party

O festival é dividido em três áreas: a Arena, o Camping e a Open. A Arena é o lugar destinado para as pessoas que compraram o ingresso. Nessa área, eles podem levar seus computadores para acompanhar palestras, workshops e ocupar as bancadas de comunidades.

Já a área Open é um espaço gratuito onde as pessoas poderão vivenciar atividades como o Printer Chef, a Arena Drone, a Arena Robô, os simuladores e a exposição de games, por exemplo.

O Camping, por sua vez, é uma das marcas do festival: neste local, os campuseiros acampam. “Para quem quer consumir todo esse conteúdo de uma maneira mais imersa, a gente tem o camping, destinado para quem quer ficar por lá os cinco ou seis dias do evento”, explicou o CEO.

A programação do evento pode ser consultada no site da Campus Party Brasil.

Radioagência 02/07/2024 09:37

Viva Maria fala sobre o festival Latinidades em sua 17ª edição

Rádios 02/07/2024 10:00

Para publicar livros independentes é preciso dominar toda a linha de produção

TV Brasil 02/07/2024 02:21

Dono de cartão de crédito já pode transferir dívida para outro banco

OTHER NEWS

1 hour ago

Chegou ao Sporting em 2021, nunca se afirmou e vai para o 4º empréstimo

1 hour ago

Kiev retirou tropas de um distrito da cidade de Chasiv Yar

1 hour ago

ChatGPT vai dar um outro salto incrível!

1 hour ago

Kevin Harvick está preocupado com Bubba Wallace, já que as esperanças de playoffs do piloto da equipe 23XI Racing estão em perigo.

1 hour ago

‘Fiz todo o fim de semana sem cair, por isso claramente encontrámos algo’ – Brad Binder

1 hour ago

Britânicos votam e trabalhistas são favoritos para retornar ao poder após 14 anos

1 hour ago

Quais os horários do GP da Inglaterra da Fórmula 1 2024

1 hour ago

Com programação voltada à diversidade, Masp inaugura 3 novas mostras

1 hour ago

Fórmula 1: Haas anuncia Oliver Bearman como piloto para 2025

1 hour ago

Benfica recusa empréstimo de Rafael Luís para a Primeira Liga, mas jovem fica na B

1 hour ago

Hamburgo proíbe cortejo dos adeptos

1 hour ago

Hilariante. José Mourinho 'pega na bicicleta' e desafia ciclista

1 hour ago

Onde assistir Argentina x Equador hoje na Copa América?

1 hour ago

Minutos do Adepto: Ronaldo lidera estatística... indesejada no Euro2024, Schmidt gasta mais de 200M€

1 hour ago

Desapareceu espada que estava cravada em pedra há 1.300 anos em França

1 hour ago

Haas confirma expectativa e anuncia Bearman como titular na Fórmula 1 2025

1 hour ago

Surpresa! Família Rocha volta ao palacete: “Voltámos todos para trabalhar”

1 hour ago

Cláudia Simões não está sozinha

1 hour ago

Arsenal supera concorrentes e avança por acordo com craque brasileiro do Manchester United

1 hour ago

Dale Earnhardt Jr. acredita que os fãs da NASCAR talvez nunca entendam verdadeiramente os detalhes da altercação entre Aric Almirola e Bubba Wallace.

1 hour ago

Acordo com Porsche e e-mail: Ford detalha início da negociação com Red Bull para F1 2026

2 hrs ago

“Em menos de um mês, tive mais de 100 pedidos de contacto”— Ricardo partilha a sua experiência no Tinder

2 hrs ago

No pós-Lloris, houve polémica forte na seleção francesa, com Mbappé no epicentro

2 hrs ago

McLaren duvida da “honestidade” de Christian Horner em relação ao comentário sobre Lando Norris após o Grande Prêmio da Áustria.

2 hrs ago

Ataque ao mercado: FC Felgueiras anuncia mais dois reforços

2 hrs ago

Napoli costura acordo com Real Madrid por jovem zagueiro

2 hrs ago

História de comunidade indígena premiada em Cannes chega aos cinemas

2 hrs ago

Eficiente, São Paulo vence Athletico e volta ao G4 do Brasileirão

3 hrs ago

Contraiu cancro ao lavar roupa de trabalho do marido. Filhos indemnizados

3 hrs ago

Rafa Lisboa muda de clube em Espanha e vai ser treinado por Moncho López

3 hrs ago

São Paulo vence o Athletico, engata a terceira seguida e entra no G4 do Brasileirão

3 hrs ago

Jay-Z investe em marketplace de relógios de luxo Wristcheck

3 hrs ago

Koo, concorrente do X, encerra atividades; entenda por quê

3 hrs ago

‘Estamos a ver um Márquez diferente; Não é o «assassino» do tudo ou nada’ – Ramón Forcada

3 hrs ago

David Neres e o regresso ao Benfica: «O clube já faz parte de mim»

3 hrs ago

Minimalista e peculiar: uma casa de sonho “rosa” no México

3 hrs ago

A viver semanas atribuladas, José Castelo Branco partilha imagem repleta de significado

3 hrs ago

Nem Lille, nem SC Braga: Rafael Rodrigues vai ser emprestado ao AVS

3 hrs ago

CONMEBOL admite erro do VAR em penálti não assinalado sobre Vinicius

3 hrs ago

Se é oficial, está aqui: todas as entradas e saídas da Liga para 2024/25