Entrevista: IBM aposta em nuvem híbrida com IA

Uma das empresas mais tradicionais da área de tecnologia, a IBM vem reforçando sua área de cloud, com foco em clientes de grande porte. Em entrevista à coluna, Rohit Badlaney, gerente geral de Produtos IBM Cloud e Plataformas Industriais, detalha a estratégia de nuvem da empresa. Ela inclui integração com produtos da Red Hat e implementação de recursos de IA do watsonx, entre outras soluções. Confira a seguir a entrevista.

A IBM vem apostando no conceito de nuvem híbrida há alguns anos. Poderia detalhar melhor essa estratégia?

Há três ou quatro anos, para ser sincero, não tínhamos uma estrutura de nuvem muito boa. Não tínhamos a estabilidade para atender da melhor forma nossos clientes corporativos de grande porte. Foi então que resolvemos realmente focar no que fazemos de melhor, que é atender esse tipo de empresa. E deixamos de lado a questão de virarmos mais um provedor de nuvem pública.

Assim, ao longo destes quatro anos, reforçamos nossos serviços voltados para clientes de grande porte, que são aqueles que a IBM tradicionalmente serve melhor. Nesse sentido, trabalhamos para ter os melhores serviços de nuvem híbrida.

entrevista: ibm aposta em nuvem híbrida com ia

Rohit, da IBM: aposta em nuvem híbrida e com IA (Crédito:Divulgação)

Atualmente há muitas questões relacionadas à privacidade e segurança dos dados. Há cada vez mais legislações locais e regras internas de compliance que grandes empresas devem seguir. Minha equipe trabalha com os clientes para definir onde é melhor rodar aplicações e manter seus dados.

Se é um processo de alta necessidade de desempenho, muitas vezes recomendamos manter numa estrutura on-premise, em um mainframe. Já aplicações de frontend podem ir muitas vezes para a nuvem pública, o que pode ser o caso também de algumas aplicações internas de backoffice. Mas ao pensar nessa arquitetura é necessário determinar onde ficam os dados. Pois mover dados para lá e para cá de forma desorganizada não ajuda em nada o cliente.

Recentemente fizemos um projeto com um dos maiores bancos da Espanha. Eles têm cerca de 3 mil aplicações. Então em conjunto com eles definimos quais rodariam on-premise, quais migrariam para a nuvem em modo lif-and-shift, quais seriam modernizadas, quais seriam criadas já diretamente em ambientes cloud, e assim por diante.

E no nosso caso temos camadas de criptografia para assegurar que nós, como fornecedores de plataformas em nuvem, não tenhamos acesso direto aos dados. E isso é fundamental para os clientes, que podem informar às agências reguladoras de dados que estão cumprindo as exigências locais de privacidade. Realmente acreditamos que nossa nuvem tem o maior nível de governança de dados do mercado.

Também trabalhamos em conjunto com organizações internacionais de regulação de finanças. Assim, quando nossos clientes entram em nossa nuvem, eles já entram automaticamente em conformidade com uma série de regulações. E isso resulta em mais agilidade para implementar suas aplicações.

Sobre a Red Hat, como ela se encaixa na estratégia de nuvem da IBM?

Já temos há alguns anos o OpenShift, que é uma plataforma que criamos em conjunto com a Red Hat. E podemos usar essa plataforma para estender os recursos da IBM Cloud até as bordas da rede.

Por exemplo, se temos nossas aplicações principais na região da IBM Cloud em São Paulo, mas desejamos executar um desses programas localmente na Argentina, usamos a plataforma da Red Hat para fazer isso. Esse é um recurso importante pois alguns clientes, por questões de soberania de dados, preferem executar algumas soluções localmente. E também estamos estendendo a plataforma OpenShift para integração de aplicações de IA da plataforma watsonx.

Como a IBM vê o impacto da IA generativa (GenAI) nas plataformas de nuvem?

É um momento interessante do mercado e há muita badalação em torno do termo GenAI. A estratégia da IBM é ir além dessa badalação e focar em casos de uso aplicáveis para grandes empresas. Por isso, concentramos nossos esforços em algo em torno de 10 casos de uso mais comuns em grandes companhias. E é isso que vamos levar para o mercado, soluções para indústrias específicas.

Em termos de produtos, temos o watsonx, que na verdade é uma família de produtos de IA, com uso e nuvens híbridas e ambientes multicloud. O watsonx é a plataforma por meio da qual os clientes têm acesso a modelos de linguagem, data lakes e outros componentes usados em soluções de IA. É a partir destes recursos que criamos produtos como chatbots, voltados para diferentes áreas de negócio.

Na área de modelos de linguagem, temos nossa família de LLMs IBM Granite. Eles são oferecidos dentro do watsonx. Uma parte desses modelos passou a ser oferecida também em regime de código aberto neste ano.

A maior parte das grandes empresas trabalha hoje com ambientes multicloud, distribuindo aplicações em nuvens de diferentes provedores. Como a IBM atua nestes casos?

A IBM é uma empresa de nuvem híbrida e multicloud. Então, se algum cliente tem processos em nuvens como Azure, AWS ou outras, tudo bem para nós. Citando o exemplo do banco espanhol que falei anteriormente, eles trabalham com Azure, Google Cloud e outros. Mas estão na IBM Cloud pois ajudamos também com a estratégia de nuvem, não só com as soluções de hardware e software.

De modo geral, recomendamos ambientes multicloud para nossos clientes. Até para evitar que eles tenham apenas um fornecedor em caso de falha. Isso é um problema para órgãos reguladores em alguns setores da economia.

OTHER NEWS

1 hour ago

Uma estrela vai explodir nos próximos meses e vai dar para ver tudo!

1 hour ago

Rocha despede-se do Benfica

1 hour ago

Pogba: «Tenho a oportunidade de lutar contra uma injustiça»

1 hour ago

Macron exclui hipótese de governar com partido da esquerda radical LFI

1 hour ago

Os jogos Legacy Battlefield encerrarão os serviços online em novembro

1 hour ago

Ocon dá informações atualizadas sobre seu futuro na Fórmula 1

1 hour ago

Fim da novela: Grêmio de Portaluppi fica próximo de acerto com Vina, segundo jornalista

1 hour ago

"Única forma"; Desesperada, Inácia tem premonição trágica com José Inocêncio e cria plano para salvá-lo

1 hour ago

SSD vai voltar a subir de nível em 2027. 200TB a 250€?

1 hour ago

Lili Caneças ganhou "balúrdio" com Lidl e ainda ajudou motorista sem casa

1 hour ago

“Um político que defende fortemente os interesses do seu país”: o Kremlin felicitou o “ator” Orbán pelo “teatro” em Kiev

1 hour ago

Marcel Mendes troca Benfica pelo Legia

1 hour ago

Mãe gorila rejeita filho recém-nascido. Zoo teve de intervir

1 hour ago

David Coulthard expressa preocupação com o destino incerto de Daniel Ricciardo na Red Bull.

1 hour ago

Mortos em enchentes no RS sobem para 180; 32 seguem desaparecidos

1 hour ago

L’Ukraine reçoit des bateaux de combat CB90

1 hour ago

Contratações do São Paulo em 2024: tudo sobre o vai e vem do mercado

1 hour ago

Ukraine modtager CB90-kampbåde

1 hour ago

Samsung apresenta o Exynos W1000, chip que abre apps 2,7 vezes mais rápido que o anterior

1 hour ago

"Deadpool & Wolverine": diretor revela "muitas" participações especiais; veja

1 hour ago

'Divertida Mente 2' retrata evolução dos sentimentos das crianças

1 hour ago

Corinthians volta a sofrer com protestos e pichações no Parque São Jorge e CT

1 hour ago

AMD continua a baixar preços! É significativo!

1 hour ago

Há um novo iPhone “vintage”, revela a Apple

2 hrs ago

Onde assistir ao jogo Vasco da Gama x Fortaleza hoje no Brasileirão?

2 hrs ago

Forças da Tanzânia em Cabo Delgado: "Matar a cobra no quintal do vizinho"

2 hrs ago

Lula se reúne com Haddad nesta manhã em encontro fora da agenda

2 hrs ago

Escalação do Palmeiras: Jhon Jhon e Rony devem ser novidades de Abel contra o Grêmio

2 hrs ago

Portugal-França já tem árbitro

2 hrs ago

Jonathan Mutombo deixa Vitória SC e ruma ao Gil Vicente

2 hrs ago

Retorno inesperado de Enner Valencia agita os bastidores do Internacional e logística deve ser criada

2 hrs ago

Demissão faz Paulo Turra exigir R$ 1 milhão do Santos

2 hrs ago

Armários de cozinha: como limpar os móveis corretamente

2 hrs ago

CriticGPT: nova ferramenta pode ajudar a corrigir erros do ChatGPT

2 hrs ago

"O Rastreador", com atores de "This is Us" e "Supernatural", chega ao streaming

2 hrs ago

10 cursos de tecnologia gratuitos para fazer nas férias

2 hrs ago

Guterres diz em entrevista a agência russa que são as superpotências como a Rússia que causam os maiores problemas à ONU

2 hrs ago

Este é o resultado do «cruzamento» de uma Harley-Davidson e de uma scooter

2 hrs ago

Após demissão de António Oliveira, Corinthians já teria acordo com novo treinador, diz jornalista

2 hrs ago

Vídeo: Triumph apresenta customização da Scrambler 400X com um visual completamente negro