Em 2009, Fausto juntava-se a Sérgio Godinho e José Mário Branco no memorável espetáculo “Três Cantos”. Recorde aqui o concerto de Lisboa

Em 2009, Fausto, Sérgio Godinho e José Mário Branco juntaram-se em palco, no espetáculo “Três Cantos”, mais tarde editado em disco e DVD. No dia da morte de Fausto Bordalo Dias, recordamos a crónica do concerto de 22 de outubro, na Aula Magna, em Lisboa, onde “mais do que a personalidade e os feitos individuais de cada músico, se celebrou o cancioneiro colectivo [dos autores], bem como uma certa ideia de música portuguesa - tradicional mas com os olhos postos no futuro, combativa, quando não interventiva, e sempre fiel a si mesma”

em 2009, fausto juntava-se a sérgio godinho e josé mário branco no memorável espetáculo “três cantos”. recorde aqui o concerto de lisboa

Fausto no espetáculo Três Cantos, em Lisboa, outubro de 2009

Artigo originalmente publicado a 23 de outubro de 2009

Muita coisa mudou desde a primeira vez que José Mário Branco, Sérgio Godinho e Fausto pisaram o mesmo palco - foi em 1974, um mês após a Revolução de Abril, e os concertos onde também José Afonso e Adriano Correia de Oliveira marcavam presença aconteciam em recintos como o actual Pavilhão Carlos Lopes, não numa reabilitada praça de touros com centro comercial nas imediações. Outras coisas, porém, mantêm-se inalteradas e, a adivinhar pela idade média daqueles que ontem encheram o Campo Pequeno, em Lisboa, muitos admiradores nunca abandonaram este trio de sobredotados, cujas carreiras se desenvolveram de forma plenamente autónoma, mas cuja raiz musical e ideológica continua suficientemente próxima para justificar noites especiais como a de ontem. À entrada da sala, enquanto as câmaras registavam imagens e depoimentos para o DVD que há-de sair deste espectáculo, ouvimos a um espectador que acabava de se cruzar com amigos da sua geração: "Isto hoje é o Parque Jurássico!". E de facto o público maduro era mais numeroso do que o jovem, nas bancadas e na plateia do Campo Pequeno. Apesar de ruidosas queixas acerca do som, por parte dos que ficaram mais longe do palco, a rendição ao conceito Três Cantos seria total. Ao longo das duas horas de concerto - sem grandes pausas, se exceptuarmos as saídas previstas de alguns dos protagonistas da noite em certas canções - o povo esteve sempre do lado de José Mário Branco, Sérgio Godinho e Fausto, que souberam retribuir com uma prestação generosa e inspirada.

Foi por volta das 21h45 que os cerca de 20 músicos que pisaram o palco do Campo Pequeno começaram a ocupar os seus lugares; para trás ficavam cinco meses de preparação, pela frente a equipa encarava a responsabilidade de estrear em grande um espectáculo que, nos próximos dias, repete nesta mesma sala e no Coliseu do Porto. "Guerra e Paz", de Sérgio Godinho, foi o primeiro passo numa longa e prazeirosa viagem; sentados de guitarra ao colo, os três homens da noite dividiram democraticamente a voz, num momento pausado, quase de aquecimento. À terceira música, contudo, já os ânimos se exaltavam com a chegada de "Como um Sonho Acordado", de Fausto, reconhecido aos primeiros segundos por uma plateia em êxtase. Apesar da grande quantidade de músicos em palco, esta e outras canções puderam respirar e expor o seu esqueleto, raras vezes afogado por instrumentação ou arranjos excessivos. Com bateria ribombante e o contraponto dos coros femininos, "Como Um Sonho Acordado" foi, a par de "O Primeiro Dia", "Ser Solidário", "Que Força É Essa" ou "Inquietação", um dos momentos que mais emocionaram o público.

Teria sido fácil transformar o conceito Três Cantos numa bajulação colectiva, suportada pelo estatuto dos três artistas em palco. Mas José Mário Branco, Sérgio Godinho e Fausto souberam evitar a armadilha e foram especialmente económicos na chamada "troca de galhardetes"; aliás, só após o terceiro tema, "A Barca dos Amantes", José Mário Branco se dirigiu ao público para afiançar, com comoção e simplicidade: "Estou tão contente!". O entusiasmo era partilhado pelos muitos espectadores que, durante canções como "Eis Aqui o Agiota" ("Cada vez mais actual", apresentou Fausto), o clássico de Godinho "Casimiro (Cuidado com as Imitações)" ou "Mudam-se os Tempos Mudam-se As Vontades" não resistiam a entoar as letras, bater palmas ou marcar, alegremente, o ritmo dos temas com as mãos nos joelhos.

Tendo dividido com parcimónia o tempo de palco (cada músico teve direito a cantar sozinho, em dupla e em trio), os nossos heróis brilharam ainda quando, ao invés de uma "big band" atrás de si contaram apenas com a sua voz, guitarra e alma. Dedilhadas e contemplativas, "Não Canto Porque Sonho", de Fausto, ou "O Charlatão" de Sérgio Godinho foram dois exemplos desse "menos é mais" que tão bem resultou ontem à noite. Tal como prometido, entre as 30 músicas do alinhamento houve espaço para um inédito - a frenética "Faz Parte (ou o Retorno das Audácias)" - e para uma versão de José Afonso, "De Não Saber o que se Espera". A primeira despedida chegou com "Maré Alta" e mereceu aos três bravos três cravos vermelhos entregues em mão.

Mas foi no segundo encore que a euforia se instalou definitivamente e o Campo Pequeno em peso se levantou para participar na celebração em curso. Em palco, mais de 20 músicos munidos de bombos, baquetas e um adufe (ao colo de Sérgio Godinho) serviram um final catártico para o concerto, elevando "Na Ponta do Cabo", de Fausto, a ponto de exclamação de uma noite com poucas reticências. Mais poderoso do que mil efeitos especiais, o tema de Crónicas da Terra Ardente foi o remate perfeito para um concerto onde, mais do que a personalidade e os feitos individuais de cada músico, se celebrou o cancioneiro colectivo de José Mário Branco, Sérgio Godinho e Fausto, bem como uma certa ideia de música portuguesa - tradicional mas com os olhos postos no futuro, combativa, quando não interventiva, e sempre fiel a si mesma.

OTHER NEWS

1 hour ago

Mostra prendas por ser voluntária no Euro e 'net' não perdoa UEFA

1 hour ago

Com direito a lei do ex, Novorizontino e Mirassol empatam pela Série B

1 hour ago

Bentley Continental GT Speed 2025 promet d’être la voiture la plus puissante de la marque

1 hour ago

Com novo reforço do Botafogo, Argentina é convocada para os Jogos de Paris

1 hour ago

Vestígios de um lugar antigo

1 hour ago

Espanhóis estranham escassa utilização de Félix e Ramos no Euro'2024

1 hour ago

Textor atualiza situação de Adryelson e garante reforços para o Botafogo: “Fortalecer o elenco”

1 hour ago

Nas redes sociais, Cristiano Ronaldo é maior que quase todos os países: os números da popularidade no Euro 2024

1 hour ago

“A história que vai ser contada é a história que o Tony Carreira quer que seja contada”

1 hour ago

Queria apanhar voo em Lisboa com CC falso. Comprou-o em França por 2.700€

1 hour ago

Tales of Kenzera: Zau desenvolvedor sofre demissões

1 hour ago

Número de seguidores de Diogo Costa no Instagram dispara

2 hrs ago

Número de mortos em reunião religiosa na Índia sobe para 116

2 hrs ago

Renascer: Após tragédia, Sandra encerra casamento com João

2 hrs ago

Especial Portugal: um roteiro pelo segundo país da Europa onde os turistas passam mais tempo

2 hrs ago

Ricciardo sai “mais feliz do que triste” após Áustria: “Orgulhoso pelo 3º GP seguido”

2 hrs ago

Senador apresenta PL dos Jogos de Azar para Haddad

2 hrs ago

Marko é claro sobre o projeto do motor de F1 da Red Bull: "Não há plano B

2 hrs ago

Sentença de Trump em processo sobre suborno é adiada para setembro, semanas antes da eleição nos EUA

2 hrs ago

Koeman: «Se a nossa performance baixar, não chegaremos à final»

2 hrs ago

Video: Elizabeth Hurley betovert terwijl ze poseert in een gewaagde bikini op Ibiza

2 hrs ago

Santa Catarina e Rio Grande do Sul registram temperaturas negativas

2 hrs ago

Paramount acerta venda bilionária para a produtora Skydance

2 hrs ago

Gil Dias regressa e reforça o Famalicão

2 hrs ago

Vasco anuncia Marcelo Sant'Ana como diretor de futebol

2 hrs ago

Surpresa nas audiências! RTP1 soma a 2.ª vitória em dois dias

2 hrs ago

Renascer: José Inocêncio pressente a morte de João Pedro

2 hrs ago

Rodrigo Mora e a pré-temporada: «Os treinos são à Porto»

2 hrs ago

Exposição em SP mostra computação quântica e inteligência artificial

2 hrs ago

Aston Martin troca de CEO e anuncia ex-Mercedes Cowell no lugar de Whitmarsh

2 hrs ago

Goiás encerra sequência negativa, vence América e volta a encostar no G4 da Série B

2 hrs ago

Após rescindir com o Santos, Cazares assina pelo Paysandu

2 hrs ago

Park in Taiwan creëert een miniatuur replica van het beroemde Suzuka-circuit van de Japanse F1 GP

2 hrs ago

Renovação de peso nos Cavaliers e concorrência para Neemias: as mexidas na NBA

2 hrs ago

Inscrições para cursos remotos profissionalizantes na área de gestão seguem até segunda-feira, 8

2 hrs ago

Cristiano Ronaldo faz postagem inspiradora após lágrimas na Euro 2024

2 hrs ago

Com ótima atuação de Gakpo, Holanda elimina a Romênia e se classifica para as quartas da Euro

2 hrs ago

Rangnick: «Tivemos tempo para empatar, mas eles tiveram o Gordon Banks na baliza»

2 hrs ago

Capacidades físicas e mentais tramam Biden e nem a maioria dos democratas o quer. Sondagem CNN mostra Trump embalado para a vitória

2 hrs ago

Carnes podem ficar livres de impostos, na nova reforma tributária