Passou a Titanoboa? Novo fóssil pode pertencer à maior cobra da história

passou a titanoboa? novo fóssil pode pertencer à maior cobra da história

1804-maior-cobra-super-site(2)

Você provavelmente já deve ter ouvido falar na Titanoboa, a gigantesca cobra sul-americana que é considerada hoje a maior serpente que já existiu. Pois bem: seu reinado pode estar com os dias contados. Uma equipe de pesquisadores indianos encontrou vestígios de uma cobra pré-histórica que pode ter sido ainda maior.

A nova espécie foi batizada como Vasuki indicus, em homenagem a Vasuki, serpente da religião Hindu que, em representações artísticas, é vista enrolada no pescoço de Shiva. Ela viveu há aproximadamente 47 milhões de anos, durante o Eoceno. E, mais importante: as estimativas dos pesquisadores apontam que ela provavelmente media algo em torno de 11 a 15 metros de comprimento.

As descobertas foram publicadas na revista Scientific Reports, e foram feitas a partir da análise de pedaços de fósseis de vértebras que tinham entre 6 e 11 centímetros de tamanho. Anteriormente, os pesquisadores achavam que os fósseis pertenciam a alguma espécie de crocodilo antigo, devido ao grande tamanho das vértebras.

Assim, utilizando informações da medição das vértebras de serpentes atuais e comparando-as com o tamanho dos fósseis encontrados, a equipe tentou estimar tamanho total da V.indicus. A recordista até então, a Titanoboa (Titanoboa cerrejonensis), serpente que viveu na região onde hoje se encontra a Amazônia, chegava a 14 metros de comprimento.

Para se ter uma noção do tamanho desses animais, as sucuris gigantes atuais têm metade desse tamanho – chegam a, no máximo, sete metros de comprimento. Essa diferença de tamanho entre as cobras atuais e essas titãs pré-históricas pode estar relacionada à temperatura. Os pesquisadores estimam que o animal viveu em um ambiente em que a temperatura média era aproximadamente 28º C.

“O grande tamanho de Vasuki sugere que os trópicos eram comparativamente mais quentes do que são hoje. Isso ocorre porque estudos anteriores mostraram uma correlação entre o aumento da temperatura ambiente e o tamanho corporal de poiquilotérmicos (por exemplo, cobras). A temperatura desses animais varia de acordo com a do ambiente”, disse, em entrevista à Newsweek, Debajit Datta, paleontólogo do Instituto Indiano de Tecnologia Roorkee e coautor do estudo.

A pesquisa indica que a V. indicus pertence a um grupo de cobras conhecido como Madtsoiidae, uma antiga família de serpentes que surgiu bem no finalzinho do período Cretáceo, entre 100,5 milhões e 66 milhões de anos atrás. Esse grupo viveu em vários continentes, sendo encontrado na América do Sul, África, Índia, Austrália e sul da Europa.

De acordo com a pesquisa, esses animais se originaram na Índia, e chegaram ao norte da África pela Eurásia após a colisão do subcontinente Indiano com a Ásia, há aproximadamente 50 milhões de anos.

Por fim, os pesquisadores afirmam que ainda não é possível confirmar se a V.indicus era de fato maior que a Titanoboa. Isso porque as vértebras encontradas podem ter pertencido a um espécime pequeno.

“Nossos dados sugerem que Vasuki era apenas um pouco menor em comprimento que Titanoboa. No entanto, não podemos descartar totalmente a possibilidade de a Vasuki ser maior que a Titanoboa, porque as vértebras de nossa coleção podem não ter vindo do maior indivíduo. O mesmo vale, no entanto, para a Titanoboa”, conclui Datta.

A rinha de cobras gigantes, então, permanece sem uma vencedora óbvia.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World