Paris2024: COP muito preocupado com indefinição desportiva de Pichardo

paris2024: cop muito preocupado com indefinição desportiva de pichardo

MIGUEL A. LOPES/LUSA

Lisboa, 29 fev 2024 (Lusa) – O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, assumiu hoje estar muito preocupado com a indefinição desportiva de Pedro Pablo Pichardo, campeão olímpico do triplo salto.

À margem da apresentação de um protocolo entre o COP e a TAP, tendo em vista os Jogos Olímpicos Paris2024, em declarações à agência Lusa, José Manuel Constantino foi perentório a responder se estava preocupado em relação à situação atual de Pichardo.

“Muito. Ele está lesionado, está a ser tratado e acompanhado, mas, simultaneamente, há um processo desportivo, de filiação, que não está assegurado. Há um conflito latente com o clube, que, até à presente data, ainda não terá sido ultrapassado”, afirmou o dirigente olímpico.

Pichardo, de 30 anos, não compete desde maio de 2023 e, em divergência com o Benfica, clube com o qual está ligado contratualmente até aos Jogos Olímpicos Los Angeles2028, ainda não aceitou o processo de filiação na plataforma da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

“Sem a filiação desportiva do atleta, seja qual for o clube, e mesmo que esteja superada a questão da lesão, há um impedimento do ponto de vista da participação desportiva. Portanto, é necessário que, por um lado, se resolva a situação da filiação desportiva e, simultaneamente, o atleta possa recuperar da lesão que o tem afetado há vários meses”, explicou.

Depois do ouro nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, disputados em 2021, Pichardo conquistou os títulos mundiais e europeus ao ar livre, em 2022, e o continental em pista coberta, em 2023, antes de falhar os Mundiais Budapeste2023, por lesão.

Constantino recordou ter falado com o atleta “há muitos meses”, desconhecendo se, desde então, houve conversações com o clube ou com a FPA.

“Eu falei com todas as partes. Inclusivamente, com o atleta por iniciativa dele. E à FPA manifestei a nossa disponibilidade para moderar o que estiver ao nosso alcance. Também não quero, nem devo, invadir áreas de intervenção desportiva que não competem ao COP. O COP está preocupado e manifestou essa preocupação a todas as partes envolvidas”, frisou.

A quatro meses dos Jogos Paris2024 – a qualificação do triplo está marcada para 07 de agosto e a final dois dias depois –, Pichardo está ausente dos Campeonatos do Mundo em pista coberta, que arrancam na sexta-feira em Glasgow, por lesão, mas também por não estar inscrito na FPA, ficando afastado da luta por um título que ainda lhe escapa, já que foi segundo em Belgrado2022.

“A única informação atualizada que o COP tem é a clínica. O atleta está a ser acompanhado por um fisioterapeuta do Centro de Alto Rendimento do Jamor e há uma limitação física, cuja expectativa é que esteja superada para estar em condições de participar, ao mais alto nível, nos Jogos Olímpicos. O atleta já assumiu isso, mas, antes ou ao mesmo tempo, é preciso resolver o problema da filiação desportiva”, rematou Constantino.

JP // VR

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World