Como manter as gavetas organizadas? Veja dicas e recomendações de profissionais

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

THE WASHINGTON POST – Quando se trata de escolher projetos de organização, as áreas que gritam caos tendem a receber mais atenção: pense em gavetas com tralhas, armários e garagens. Mas há muitos pontos problemáticos ocultos – como a sua cômoda – que também precisam de um pouco de atenção.

    Procurar em um emaranhado de roupas e objetos aleatórios sempre que precisar de algo pode rapidamente se tornar uma grande chatice. No entanto, com um pouco de planejamento, é possível restaurar a ordem nesses poços de desespero.

    Conversamos com organizadoras profissionais sobre como ter e manter uma cômoda bem organizada. Aqui estão as sugestões delas:

    Faça um balanço

    Beatrice Copeland, uma organizadora profissional e apresentadora e diretora de uma série de vídeos de organização doméstica, diz que o primeiro passo em qualquer projeto de organização é uma limpeza deliberada para “medir a temperatura do que você realmente tem”.

    como manter as gavetas organizadas? veja dicas e recomendações de profissionais

    Manter a cômoda e as gavetas organizadas pode ajudar no dia a dia. Foto: maicasaa – stock.adobe.com

    Comece retirando tudo das gavetas e espalhando para que você possa decidir o que deseja manter. Pergunte a si mesmo com que frequência você realmente usa ou utiliza as coisas e, em seguida, doe ou jogue fora os itens que não servem, estão desgastados ou simplesmente não funcionam mais para você.

    Pergunte-se também se a cômoda é o melhor lugar para cada peça; talvez seus trajes de banho não precisem estar acessíveis o ano todo, ou seus suéteres talvez caibam melhor em caixas embaixo da cama.

    Agrupe os itens de acordo com a finalidade

    Vernestine Laughinghouse, presidente e proprietária da Absoulute Organizing Solutions, com sede em Washington, diz que a maneira mais óbvia de organizar as gavetas é com categorias amplas e gerais: camisas de manga longa juntas, roupas íntimas e lingerie na mesma gaveta, camisetas lado a lado.

    Mas outros agrupamentos menos literais podem funcionar melhor para você. “Organizar pode parecer que é uma coisa única, mas não é, porque na verdade é um reflexo de como você vive. Portanto, a melhor maneira de arrumar sua cômoda realmente depende de como você se movimenta durante a manhã”, diz Copeland. “Se funciona, funciona”.

    como manter as gavetas organizadas? veja dicas e recomendações de profissionais

    Agrupar os itens de acordo com a finalidade é uma das formas de ajudar na organização das gavetas. Foto: Jaromir Chalabala – stock.adobe.com

    Talvez faça mais sentido para você juntar todas as peças de um determinado conjunto de ginástica, por exemplo. Ou, se você sempre usa essa camisa com essa calça, então organize as coisas dessa forma. Escolha o que lhe poupará tempo quando estiver com pressa para sair.

    E lembre-se de que o sistema pode mudar – e muito provavelmente mudará – à medida que sua rotina e suas necessidades evoluam. Tanto Copeland quanto Laughinghouse recomendam que você experimente diferentes configurações e mude as coisas de lugar até que se sinta bem.

    Considere seus hábitos

    Assim como suas categorias são pessoais, o mesmo acontece com a maneira como você decide o que armazenar em quais gavetas. Comece pensando na ordem em que você se veste pela manhã, diz Copeland; as gavetas mais acessíveis devem abrigar os itens que você mais usa. Por exemplo, muitas pessoas usam as gavetas superiores, geralmente menores, para deixar as roupas íntimas facilmente acessíveis, pois são as primeiras coisas que elas pegam ao se vestir.

    Copeland armazena apenas os itens mais usados em sua cômoda e os organiza em ordem decrescente com base em como ela se arruma para o dia. Roupas íntimas e meias ficam na gaveta de cima, seguidas de leggings, camisetas e camisas de manga longa. Ela guarda os pijamas na gaveta de baixo.

    como manter as gavetas organizadas? veja dicas e recomendações de profissionais

    Armazenar roupas de frio em locais menos acessíveis durante as estações mais quentes é uma opção para ajudar na organização. Foto: Leonid Iastremskyi- stock.adobe.com

    O layout da cômoda também pode ajudar a determinar como organizar os itens. As gavetas mais rasas são lugares naturais para roupas íntimas finas e camisolas, diz Laughinghouse, enquanto as gavetas mais profundas podem conter suéteres e calças mais volumosos.

    Você pode guardar qualquer coisa na sua cômoda, mas Copeland recomenda usar o espaço principalmente para itens leves e menores que não ocupam espaço na gaveta. Isso inclui meias, roupas íntimas, sutiãs, roupas de ginástica, pijamas e tops. Itens volumosos ou pesados, como jeans e suéteres, podem ser colocados em uma prateleira no armário. E, é claro, tudo o que enruga ou amassa facilmente deve ser colocado em um cabide.

    Encontre formas de dobrar que funcionem para você

    Depois de decidir quais itens ficarão em cada gaveta, adote um sistema de dobragem realista. Tanto Copeland quanto Laughinghouse enfatizam que você precisa ser honesto consigo mesmo nessa questão; se você é uma pessoa que odeia dobrar as roupas depois de lavar, é improvável que queira manter pilhas de roupas íntimas dobradas. Nesse caso, seria melhor usar caixas para confinar os montes de roupas íntimas soltas, separadas por tipo.

    como manter as gavetas organizadas? veja dicas e recomendações de profissionais

    Segundo especialistas, encontrar formas de dobrar que funcionem para você pode ajudar na organização. Foto: Daryna – stock.adobe.com

    Empilhar roupas em pilhas verticais ocupa mais espaço e dificulta a visualização de cada item. Nancy Castelli, fundadora do serviço de organização Balance em São Francisco, recomenda usar o método popularizado por Marie Kondo, que envolve dobrar os itens em três partes e colocá-los em fileiras, como pastas em um armário.

    Ou você pode tentar enrolar suas roupas e guardá-las de ponta-cabeça para obter o mesmo efeito. (Isso pode não funcionar para itens menores que não mantêm sua forma bem; dobre esses itens individualmente ou armazene-os em um recipiente).

    Obtenha ajuda de organizadores de gavetas

    Embora não sejam necessários, os organizadores de gavetas, incluindo divisores e caixas em forma de colmeia ou de gaveta, podem ajudar a manter as coisas arrumadas. “As divisórias e os organizadores facilitam o retorno de cada item ao seu local de origem”, diz Laughinghouse. Por exemplo, tenha caixas separadas para diferentes tipos de roupas íntimas. Mas lembre-se de não deixar a organização tão minuciosa a ponto de dificultar a manutenção.

    como manter as gavetas organizadas? veja dicas e recomendações de profissionais

    Compartimentos, caixas ou separadores de gavetas são opções para melhorar a organização de cômodas e armários. Foto: Damian Lugowski – stock.adobe.com

    Laughinghouse diz que o melhor organizador para uma pessoa pode não funcionar para outra. De modo geral, no entanto, caixas e compartimentos são uma aposta segura para organizar itens menores, enquanto os divisores de gaveta podem ajudar a definir fileiras distintas de camisetas, moletons e outros itens maiores. Meça cuidadosamente a largura, o comprimento, a altura e a profundidade de cada gaveta antes de comprar os encaixes.

    Copeland gosta particularmente de caixas de tecido macio. Laughinghouse recomenda divisores ajustáveis em pé para criar subseções dentro das gavetas. Eles podem ser expandidos para se ajustarem ao comprimento da gaveta e depois travados no lugar. Ou, para uma solução ainda mais simples, Castelli usa caixas de sapato limpas.

    Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

    News Related

    OTHER NEWS

    Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

    Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

    Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

    Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

    "Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

    O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

    Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

    Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

    Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

    Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

    MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

    A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

    Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

    Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
    Top List in the World