"Mataram o meu marido". Presidente do Peru atacada em Ayacucho

A responsável, que estava com o governador regional de Ayacucho, Wilfredo Oscorima, foi atacada por duas manifestantes que conseguiram ‘furar’ a segurança no local.

A presidente do Peru, Dina Boluarte, foi atacada por duas mulheres, que também lhe puxaram o cabelo, no sábado, durante uma visita a Ayacucho, onde 10 pessoas morreram no âmbito de protestos contra o governo.

A chefe do Executivo participava no lançamento da primeira pedra de uma estrada no bairro de Chiara, que se situa a cerca de 570 quilómetros de Lima, noticiou a AFP.

A responsável, que estava com o governador regional de Ayacucho, Wilfredo Oscorima, foi atacada por duas manifestantes que conseguiram ‘furar’ a segurança no local.

Imagens transmitidas na televisão local mostram uma das mulheres a agarrar Boluarte, enquanto outra lhe puxa os cabelos. Uma das agressoras, identificada como Ruth Bárcena, foi intercetada e detida pelas autoridades.

A mulher acusou a presidente de ser a responsável pela morte do marido, Leonar Ancco, que perdeu a vida durante os protestos de Ayacucho, que ocorreram a 15 de dezembro de 2022.

“Mataram o meu marido, vou ficar calada?”, gritou, enquanto era detida.

Esta era a primeira vez que Boluarte visitava a região desde as manifestações que provocaram 50 mortos em todo o país, 20 das quais alegadamente pela ação das forças do Estado, de acordo com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Leia Também: Peru recebe 202 peças arqueológicas de Espanha, EUA, Alemanha e Bélgica

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World