Bruno Mezenga fala do amor pela Turquia e diz nunca ter sofrido racismo lá

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Bruno Mezenga jogou seis anos em três times diferentes na Turquia, país que se divide entre Europa e Ásia. Aos 35 anos, de volta ao Brasil, ele conta que a experiência tão longe de casa o surpreendeu em muitos sentidos. “Ao contrário do que muitos poderiam pensar, nunca sofri racismo na Turquia”.

A frase tem explicação. Os recentes casos de Vini Jr, mais todo o histórico de ataques sofridos por negros na Europa, mostram um ambiente de perseguição.

“Quando cheguei, éramos apenas dois estrangeiros na cidade de Ordu, eu e um ganês. Éramos os únicos negros, e as pessoas, ao invés de discriminar, nos olhavam com curiosidade e admiração.”

Mesmo sem dominar o idioma turco, Bruno sentia que os gestos eram de admiração por sua aparência. “As pessoas sempre queriam tocar meu cabelo, admiravam minha cor de pele. Era uma situação inusitada, meu tradutor sempre explicava que era um gesto de carinho e admiração.”

“Graças a Deus, nunca vi nenhum problema de racismo na Turquia. Eu e minha família fomos sempre tratados com respeito, os meus filhos… O Romeu, meu mais velho, nasceu lá e nunca enfrentamos nenhum tipo de discriminação.”

UM PAÍS PARA TODA A VIDA

Vinicius Junior vive um terror na Espanha por causa do racismo. O brasileiro disse na última entrevista com a seleção que é ofendido ‘até por crianças’ e chorou ao dizer que só queria jogar futebol, mas teve de comprar a briga que deveria ser de todos.

Mezenga não ignora o racismo. Ele toma cuidado e enfatiza que se refere exclusivamente à experiência pessoal que teve nos sete anos que viveu na Turquia.

Atuando pelo Santos, Mezenga passou por uma situação bem diferente do que viveu na Turquia. “Já tive um episódio de racismo, ano passado, no Santos. Fiquei sabendo através de uma pessoa que fazia parte de um grupo de WhatsApp que alguém teria me chamado de ‘desgraça de macaco’ após eu ter perdido um pênalti”.

A surpresa foi grande também pra ele. Como negro, ele sabe que a qualquer momento pode ser vítima da ignorância, em especial na Europa. Por isso lembra que a Turquia o surpreendeu e se tornou mais que um destino profissional.

“A Turquia é um país maravilhoso, e tanto eu quanto minha família nos apaixonamos por lá. Se tiver oportunidade, volto sem hesitar. Vivi momentos maravilhosos lá. O país é bem parecido com o Brasil, e o calor da torcida turca é algo incrível. Eles são apaixonados e fanáticos por futebol, e isso me marcou bastante.”

QUEM É BRUNO MEZENGA

O atacante foi revelado pelo Flamengo e jogou em 3 países no exterior: Turquia, Polônia e Sérvia. No ano passado, foi vice-campeão paulista pelo Água Santa e ainda não vê a aposentadoria próxima. “Se não tiver nenhuma lesão séria, quero estender o máximo possível. Amo jogar futebol e se puder quero ir até aos 39 anos”.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World