Esta família reencontrou a história perdida ao recuperar uma carteira 65 anos depois

esta família reencontrou a história perdida ao recuperar uma carteira 65 anos depois

(CNN)

Um bilhete de lotaria para ganhar um Chevrolet novo de 1959; cartões de crédito sem banda magnética; fotografias de família a preto e branco: Tudo escondido atrás da parede de uma casa de banho do Plaza Theatre, intocado durante décadas.

Até 65 anos mais tarde, quando os empreiteiros descobriram um espaço escondido por detrás de uma parede destruída da casa de banho durante as obras. Sob uma montanha de pó, no que costumava ser um armário, estava uma carteira cor de vinho murcha, congelada no tempo.

A partir daí, o proprietário do Plaza Theatre, Chris Escobar, ficou determinado a devolver a carteira à família.

“Foi um portal de regresso ao passado”, recorda Escobar à CNN. “E depois apercebemo-nos de que isto estava a faltar a esta família que viveu neste bairro durante 65 anos, imaginem se os conseguíssemos encontrar”.

O Plaza Theatre, o cinema mais antigo de Atlanta e um marco cultural, é o lar de todo o tipo de coisas antigas. Escobar refere que já encontraram velhos expositores de pipocas com letras de marquise ou garrafas de bebidas espirituosas que já não estão na moda. Mas encontrar uma carteira que não era vista há meio século foi diferente.

A carteira estava “cheia de história”, lembra Escobar, que teve aí um bom ponto de partida para encontrar a família do proprietário.

esta família reencontrou a história perdida ao recuperar uma carteira 65 anos depois

A carteira foi encontrada atrás desta parede durante as obras de renovação (Cortesia Plaza Theatre)

A dona da carteira era Floy Culbreth, de acordo com um documento que estava no objeto. Mas Escobar deparou-se com o seu primeiro problema – na altura, as mulheres eram muitas vezes referidas pelo nome do marido, pelo que a pesquisa do nome de Culbreth deu poucos resultados.

Escobar pediu ajuda à mulher, Nicole, a quem chama “detetive da Internet”, para localizar o dono da carteira.

Nicole conseguiu encontrar o obituário de Roy Culbreth – o marido de Floy. A partir daí, foram levados para um poço de filhos e netos até se depararem com o website da Culbreth Cup, um torneio de golfe de beneficência para uma organização sem fins lucrativos de paralisia cerebral organizado pela família. Conseguiram então seguir a linha da família até à filha dos Culbreths, Thea Chamberlain.

“Já sinto que é um privilégio poder vigiar e gerir este espaço histórico”, diz Escobar. “Mas devolver literalmente a história da família. É uma grande dádiva.”

esta família reencontrou a história perdida ao recuperar uma carteira 65 anos depois

Documentos encontrados na carteira (Cortesia Plaza Theatre)

Chamberlain explica que a mãe era descrita como sendo tão bonita como Myrna Loy, com a personalidade de “uma June Cleaver picante”. A mulher lembra-se dos miúdos do bairro dizerem que ver a mãe era mais divertido do que ver “I Love Lucy”.

Culbreth também estava muito envolvida na comunidade, ensinando na escola dominical e participando no clube de jardinagem, além do trabalho sem fins lucrativos para ajudar pessoas com paralisia cerebral.

Chamberlain até encontrou alguns pertences seus na carteira: cartões de seguro e uma nota de uma consulta médica. Atualmente com 71 anos, tinha apenas seis quando a mãe perdeu a carteira.

As bugigangas na carteira eram indubitavelmente da mãe. Ainda hoje consegue imaginar Culbreth a esperar que ganhem a rifa do Chevrolet ou a guardar os cartões de compras.

“Foi muito comovente”, afirma Chamberlain. “Uma enxurrada de lembranças voltou, e isso meio que a trouxe de volta.”

Os Culbreths reuniram-se em novembro para recuperar a carteira e homenagear a família.

“Tínhamos filhos, netos e bisnetos connosco”, diz Escobar. “Portanto, várias gerações de Culbreths estavam lá para recuperar este pedaço perdido da história da família.”

Chamberlain ficou a ver enquanto dois dos seus netos, de sete e cinco anos, examinavam cuidadosamente os recibos e as fotografias, perguntando aos pais sobre a sua história.

“Eles sabiam que era algo a ser valorizado”, recorda. “Que este era um momento especial.”

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World