Mercedes-Benz reforçará segmento de motores a combustão diante de desaceleração da demanda por veículos elétricos

mercedes-benz reforçará segmento de motores a combustão diante de desaceleração da demanda por veículos elétricos

Logo da Mercedes-Benz em salão automotivo em Bangcoc, na Tailândia 22/03/2022 REUTERS/Athit Perawongmetha

Por Victoria Waldersee

STUTTGART (Reuters) – A Mercedes-Benz reduziu nesta quinta-feira as expectativas sobre a demanda de veículos elétricos e disse que atualizará sua linha de motores a combustão até a próxima década, tornando-se a mais recente montadora a sinalizar um apetite mais lento do que o esperado por carros movidos a eletricidade.

A empresa agora espera que as vendas de veículos eletrificados, incluindo híbridos, representem até 50% do total até 2030, um grande retrocesso em relação à ambição anterior de se preparar para vendas totalmente elétricas até 2030, que estava condicionada a condições de mercado favoráveis.

O presidente-executivo da montadora, Ola Kaellenius, advertiu, no final do ano passado, que mesmo a Europa provavelmente não estaria pronta até 2030 para uma linha totalmente elétrica, com vários estudos mostrando que os clientes estavam se retraindo por uma série de razões, incluindo a falta de infraestrutura de recarga e de modelos elétricos atraentes.

Kaellenius disse que a Mercedes-Benz quer que clientes e investidores saibam que a montadora está bem posicionada para continuar produzindo carros com motor a combustão e que está pronta para atualizar essa tecnologia até a próxima década.

Os planos atuais da fabricante para atualizações significam que “é quase como se tivéssemos uma nova linha em 2027 que nos levará até a década de 2030”, disse Kaellenius.

As ações da montadora de luxo subiram 5,9% após a notícia, também apoiadas por um programa de recompra de ações de 3 bilhões de euros revelado na quarta-feira.

INCERTEZA À FRENTE

Embora as montadoras e os fornecedores estejam apostando alto na demanda futura por veículos elétricos, o investimento em capacidade e desenvolvimento de tecnologia ultrapassou a demanda real, aumentando a pressão sobre as empresas para cortar custos.

O crescimento econômico mais lento, os gargalos da cadeia de suprimentos e as tensões comerciais envolvendo China, Estados Unidos e União Europeia também pesaram sobre as perspectivas da Mercedes-Benz para 2024, disse a montadora, prevendo retornos mais baixos sobre as vendas em sua divisão de carros e vans.

As vendas do primeiro trimestre provavelmente ficarão abaixo do nível do ano anterior, disse a empresa.

Espera-se que as vendas de veículos eletrificados, incluindo híbridos, permaneçam em aproximadamente entre 19% e 21% do total, disse a Mercedes-Benz, em linha com os relatórios do setor sobre o crescimento mais lento da demanda por veículos elétricos.

A montadora de carros de luxo relatou um retorno ajustado sobre as vendas em sua divisão de carros de 12,6% para 2023, em linha com sua previsão, já que a inflação e os custos relacionados à cadeia de suprimentos, bem como a escassez de componentes, afetaram seus lucros.

Para 2024, a empresa disse que esperava um retorno ajustado menor, de 10% a 12% para carros e de 12% a 14% para vans, abaixo dos 15,1% do ano passado.

A empresa aumentou seu preço médio em 2%, para 74.200 euros, e elevou os gastos com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias futuras, como a plataforma MB.OS.

Os lucros do grupo antes de juros e impostos caíram para 19,7 bilhões de euros em relação aos 20,5 bilhões de euros do ano passado, apesar do aumento de 2% na receita.

(Reportagem adicional de Joe White e Christoph Steitz)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World