Nem "uma gota" por 24h. Esta capital (de milhões) começou a racionar água

Em causa estão os níveis “historicamente baixos” de água disponível nos reservatórios. As medidas começaram a ser implementadas na quinta-feira.

A situação de seca extrema levou a que as autoridades colombianas começassem a racionar água na quinta-feira em Bogotá, com medidas que vão ter impacto em cerca de dez milhões de pessoas.

“Nesta altura, não vamos desperdiçar uma gota de água em Bogotá”, referiu o presidente da câmara, Fernando Galán, numa conferência de imprensa na segunda-feira. Citado pela imprensa internacional, o autarca referiu ainda que as medidas em questão “vão ajudar a que as restrições sejam levantadas mais rapidamente, ou reduzidas”.

De acordo com o que imprensa dá conta, Bogotá e as cidades vizinhas foram dividas em nove zonas distintas e a corrente doméstica será ‘cortada’ durante 24 horas em cada uma delas – de forma rotativa. A medida reinicia-se a cada dez dias.

Os planos de contingência preveem, no entanto, que escolas e hospitais sejam a exceção, ou seja, o fornecimento de água não deverá ser aqui racionado.

As medidas fazem parte de um plano de contingência apresentado pelo governo, dado que os reservatórios atingiram níveis “historicamente baixos”. Segundo as autoridades locais, dois dos reservatórios principais – que representam 70% do fornecimento de água potável – estão numa situação particularmente crítica.

Segundo o autarca explicou esta semana, alguns reservatórios têm menos de 20% da capacidade que tinham por esta altura do ano, em 2023. Galán sublinhou ainda que era precisa “uma mudança de comportamento mais sustentável que ao longo do tempo permitisse que a água fosse suficiente para todos”.

Leia Também: Lagoa atinge redução homóloga de 27% nos consumos de água em março

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World