Suspensão de ajuda alimentar em Gaza é uma "sentença de morte", considera Hamas

O PAM indicou que uma em cada seis crianças com menos de dois anos em Gaza sofrem atualmente de malnutrição, e que muitos habitantes estão a morrer com casos relacionados com escassez alimentar.

Suspensão de ajuda alimentar em Gaza é uma “sentença de morte”, considera Hamas

O movimento islamita Hamas definiu, nesta terça-feira, como uma “sentença de morte” a suspensão pelo Programa Alimentar Mundial (PAM) do envio de ajuda alimentar no norte de Gaza e apelou para que reverta a decisão.

Numa nota, o gabinete de imprensa do Hamas descreveu a decisão da agência das Nações Unidas como uma “sentença de morte” para centenas de milhares de pessoas, e apelou ao PAM que recue na sua decisão e que todas as agências regressem ao terreno para evitar as “catastróficas consequências da fome” no enclave palestiniano.

O PAM tinha já suspendido há três semanas o envio de ajuda alimentar no norte de Gaza, assolado por mais de quatro meses de guerra, após um ataque israelita contra um camião de uma outra agência da ONU.

A decisão deste terça-feira foi justificada pelo facto de os seus condutores enfrentarem disparos e violência dos desesperados residentes que tentam assaltar as colunas com ajuda alimentar.

O PAM indicou que uma em cada seis crianças com menos de dois anos em Gaza sofrem atualmente de malnutrição, e que muitos habitantes estão a morrer com casos relacionados com escassez alimentar, com as situações mais graves a ocorrerem no norte da Faixa de Gaza.

“Nos dois últimos dias as nossas equipas testemunharam níveis de desespero sem precedentes”, disse o PAM.

As colunas rodoviárias “enfrentam um completo caos e violência, devido ao colapso da ordem civil”, indica o comunicado do PAM, citado pela agência noticiosa Associated Press (AP).

A distribuição de ajuda foi retomada no domingo, mas os seus camiões foram “pilhados” ou atingidos por disparos num contexto de “caos e violência”, prosseguiu a agência.

O objetivo consistia em garantir diariamente a entrada nesta região do pequeno território palestiniano de dez camiões de ajuda alimentar e durante sete dias consecutivos, com o objetivo de “ajudar a conter a vaga de fome e de desespero que começa a comprometer a confiança da população sobre a perceção de que haveria suficiente alimentação para todos”.

No domingo, uma coluna rodoviária que se dirigia para a cidade de Gaza “foi cercada por uma multidão de gente esfomeada”. Os funcionários do PAM conseguiram deter os populares que tentavam subir para os camiões antes da ocorrência de “disparos” em Gaza.

Na segunda-feira, diversos camiões “foram pilhados” entre as cidades de Khan Younis e Deir el-Balah, e um motorista foi molestado.

“A decisão de suspender as entregas no norte da Faixa de Gaza não foi decidida de forma ligeira, porque sabemos que isso significa que a situação no terreno vai deteriorar-se ainda mais e que um número ainda maior de pessoas ficará ameaçada de morrer à fome”, sublinhou a agência.

Ainda na segunda-feira, o PAM advertiu para uma alarmante escassez de alimentos, uma galopante malnutrição e uma rápida propagação de doenças que poderão implicar uma “explosão” do número de mortes de crianças na Faixa de Gaza.

Pelo menos 90% das crianças com menos de 05 anos na Faixa de Gaza estão afetadas por diversas doenças infecciosas, segundo um relatório da UNICEF, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do PAM.

Segundo a ONU, 2,2 milhões de pessoas estão ameaçadas de fome na Faixa de Gaza.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World