Bia Haddad reage, vira sobre alemã e mantém Brasil vivo na Billie Jean King Cup

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?Assine o Estadão aqui!

Beatriz Haddad Maia e o time brasileiro reagiram na Billie Jean King Cup, neste sábado, no Ginásio do Ibirapuera. A tenista número 1 do País e 13ª do mundo se recuperou da fraca exibição de sexta-feira e marcou o primeiro ponto do Brasil no confronto com a Alemanha, pela fase classificatória da Copa do Mundo do tênis feminino, em São Paulo. Bia venceu Anna-Lena Friedsam, 189ª do mundo, com uma virada e até um “pneu”: 5/7, 6/0 e 6/1, em 2h30min.

Agora a Alemanha lidera a série melhor de cinco jogos por 2 a 1. O Brasil precisa vencer o segundo jogo deste sábado, com Laura Pigossi, para forçar a quinta partida e seguir com chances de vitória no confronto. A brasileira, 125º do ranking de simples, deve enfrentar Tatjana Maria, 66ª do mundo.

O triunfo de Bia neste sábado teve sabor de revanche. No ano passado, em outro confronto entre brasileiras e alemãs, pela mesma fase desta competição, Friedsam levou a melhor por 2 a 1, também de virada, em Stuttgart.

bia haddad reage, vira sobre alemã e mantém brasil vivo na billie jean king cup

Beatriz Haddad (BRA) x Tatjana Maria (ALE), válido pelo Billie Jean King Cup, no ginásio do Ibirapuera. Foto: Felipe Rau/Estadão

Bia começou seu segundo jogo no confronto quebrando o serviço da alemã, que já foi número 45 do mundo. A brasileira exibia mais confiança e cometia menos erros, em comparação ao jogo de sexta. Também era mais agressiva, buscando o jogo de fundo de quadra. Golpes na paralela e na cruzada entravam com facilidade, em contraste com os 31 erros não forçados da partida que abriu o confronto.

Neste ritmo mais elevado, Bia voltou a se impor no serviço da rival e abriu 4/0. Friedsam esboçou reação e devolveu uma das quebras. Ainda em vantagem, a brasileira sacou para fechar o set, porém começou a oscilar no serviço, com mais erros e desconcentração, a exemplo do jogo do dia anterior. Ela permitiu a quebra que empatou a parcial em 5/5. Na sequência, a alemã virou e assumiu a liderança do placar pela primeira vez na partida.

    A queda de rendimento da brasileira culminou em nova quebra de saque. Friedsam aproveitou o momento favorável na partida e fechou o set, deixando a Alemanha muito perto de sacramentar a vitória na série melhor de cinco jogos. O time europeu estava a apenas um set de vencer o duelo.

    bia haddad reage, vira sobre alemã e mantém brasil vivo na billie jean king cup

    Bia Haddad fez jogo duro contra alemã pelo Billie Jean King Cup, no ginásio do Ibirapuera. Foto: Felipe Rau/Estadão

    O cenário da primeira parcial se repetiu na segunda. Bia voltou a crescer na partida e impôs duas quebras de saque consecutivas sobre a alemã: 4/0.Vibrando com a torcida pela primeira vez na partida, a brasileira manteve o ritmo alto e não permitiu a reação da rival: “pneu” e gritos de comemoração nas arquibancadas do Ibirapuera.

    O terceiro set foi marcado pelo equilíbrio nos primeiros games. As duas tenistas elevaram o nível, com belas e longas trocas de bola. Bia desequilibrou a parcial ao buscar duas quebras: 4/1. Mais uma vez, a brasileira sustentou a vantagem no marcador e fechou a parcial sem sobressaltos, confirmando a vitória.

    Bia terminou a partida com os mesmos 31 erros não forçados do jogo de sexta, agora em partida de três sets – na partida de abertura, ela perdera por 2 a 0, . No entanto, neste sábado, ela compensou as falhas com 33 bolas vencedoras.

    Brasil e Alemanha disputam uma vaga na fase final da Billie Jean King Cup, que reúne as 12 melhores equipes do mundo. O time nacional busca a vaga nesta fase pela primeira vez neste formato da competição, em vigor desde 2018. O Brasil não se coloca entre os 12 melhores times do planeta desde 1982, quando alcançou as quartas de final da então Fed Cup, antigo nome da Billie Jean King Cup.

    News Related

    OTHER NEWS

    Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

    Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

    Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

    Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

    Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

    Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

    Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

    Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

    Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

    O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

    "Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

    Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

    Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

    Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
    Top List in the World