Lula da Silva acusa Israel de "genocídio" e defende criação de Estado palestiniano "livre e soberano"

O Presidente do Brasil afirma que é “favorável à criação do Estado palestiniano livre e soberano”, que possa viver “em harmonia com o Estado de Israel”. Voltou a acusar o Governo de Benjamin Netanyahu de “genocídio” na Faixa de Gaza.

Lula da Silva acusa Israel de “genocídio” e defende criação de Estado palestiniano “livre e soberano”

O Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva defendeu na sexta-feira a criação de um Estado palestiniano e voltou a acusar Israel de “genocídio” na Faixa de Gaza.

“Não troco a minha dignidade pela falsidade. Eu sou favorável à criação do Estado palestiniano livre e soberano. Que possa esse Estado palestiniano viver em harmonia com o Estado de Israel”, disse Lula da Silva.

“O que o Governo do Estado de Israel está fazendo não é guerra, é genocídio. Crianças e mulheres estão sendo assassinadas”, sublinhou o chefe de Governo brasileiro na rede social X (antigo Twitter).

Na mesma mensagem, Lula sublinhou que faz esta acusação “da mesma forma” que disse, quando estava na prisão, “que não aceitaria acordo para sair da prisão e que não trocaria a liberdade pela dignidade”.

O atual Presidente do Brasil esteve mais de um ano e meio na prisão entre abril de 2018 e novembro de 2019, após ter sido condenado por branqueamento de capitais e corrupção. O Supremo Tribunal Federal brasileiro acabou por anular todos os processos contra Lula da Silva.

Israel considerou Lula da Silva ‘persona non grata’ depois do chefe de Estado brasileiro ter comparado, em 18 de fevereiro, as ações israelitas na Faixa de Gaza ao Holocausto cometido pelos nazis alemães contra os judeus na II Guerra Mundial.

As declarações de Lula da Silva desencadearam várias reações diplomáticas, com o ministro israelita dos Negócios Estrangeiros, Israel Katz, a convocar o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, para um encontro diplomático no Museu do Holocausto, em Jerusalém.

De seguida, o Governo brasileiro convocou o embaixador israelita em Brasília e chamou para consultas o embaixador brasileiro em Telavive.

Na quinta-feira, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que, num encontro com Lula da Silva, em Brasília, no dia anterior, manifestou repúdio pela comparação feita pelo Presidente brasileiro.

Blinken, cujo pai adotivo foi um sobrevivente do Holocausto, observou que, apesar do comentário de Lula da Silva, os Estados Unidos e o Brasil concordam com a necessidade de conseguir a libertação dos reféns do Hamas e um cessar-fogo humanitário em Gaza.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World