Previsão de bancos para alta do crédito em 2024 fica quase estável, em 8,4%, diz Febraban

previsão de bancos para alta do crédito em 2024 fica quase estável, em 8,4%, diz febraban

Notas de 200 reais 02/09/2020 REUTERS/Adriano Machado

SÃO PAULO (Reuters) – Bancos brasileiros preveem uma expansão de 8,4% na carteira de crédito total para 2024, mostrou Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban nesta segunda-feira, em resultado praticamente estável ante o crescimento de 8,5% estimado no levantamento realizado em dezembro.

A entidade destacou em nota que a expectativa de alta da carteira direcionada, que atende a parâmetros estabelecidos pelo governo, subiu de 8,6% para 8,9%. Em relação à carteira com recursos livres, em que as condições dos empréstimos são pactuadas livremente entre bancos e tomadores, a previsão de crescimento passou de 8,4% para 8,1% para este ano.

Quanto à taxa de inadimplência da carteira livre, a previsão mudou de 4,6% (dezembro) para 4,5% da carteira.

A pesquisa da Federação Brasileira de Bancos é realizada a cada 45 dias, logo após a divulgação da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e mostra a estimativa dos bancos para o comportamento de diversas variáveis da economia ao longo deste e do próximo ano.

Esta edição foi feita com entrevistas com 18 bancos entre 6 e 9 de fevereiro.

“O resultado da pesquisa pode ser considerado positivo, pois consolida a percepção de que o mercado de crédito tende a apresentar uma evolução positiva em 2024, especialmente na carteira com recursos livres, mais sensível ao ciclo econômico”, avaliou Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban.

“Além disso, cabe notar que, caso se confirme, a aceleração é mais expressiva do que aparenta, porque em termos reais, o crescimento do crédito sairia de cerca de 3,0%, em 2023, para 4,5% neste ano”, acrescentou no comunicado sobre a pesquisa.

Para 2025, as perspectivas apontam crescimento de 8,1% da carteira de crédito total, com alta de 8,6% na carteira livre e aumento de 8,0% na direcionada. A estimativa para a inadimplência da carteira livre ficou em 4,3%.

(Por Paula Arend Laier)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World