Crise na RENAMO: Mondlane desafia Momade e gera incertezas

Venâncio Mondlane desafia a liderança da RENAMO e gera incertezas no seio do maior partido da oposição moçambicana. Analistas dizem que isto pode indicar um possível “vazio de poder” na direção do partido.

crise na renamo: mondlane desafia momade e gera incertezas

Provided by Deutsche Welle

Ainda na ressaca das eleições autárquicas de outubro passado, a política moçambicana vê-se abalada por uma crise interna no maior partido da oposição, com Venâncio Mondlane como protagonista.

O deputado da Assembleia da República pela bancada da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) desafiou publicamente a liderança partidária, ao submeter ao Tribunal duas providências cautelares, onde questiona a liderança do presidente Ossufo Momade. Venâncio Mondlane alega que Momade está fora dos limites estatutários e exige a convocação imediata de um congresso.

Fontes ouvidas pela DW fazem uma análise que vai do heroísmo de Venâncio Mondlane a um futuro inglório dentro da RENAMO.

“Vazio de poder”

O jurista e analista político Ernesto Júnior entende que apesar desta ação não estar em conformidade com a disciplina partidária, Mondlane agiu de acordo com a legislação que regula a atividade dos partidos políticos.

crise na renamo: mondlane desafia momade e gera incertezas

Ossufo Momade já cumpriu os seus cinco anos de mandato na direção da RENAMO, mas segue na liderança do partido

De acordo com Júnior, “tendo expirado o mandato de cinco anos e não ter sido feito um congresso para a reeleição ou eleição de novos membros de direção, diríamos que, neste momento, a RENAMO tem um vazio de poder, porque os órgãos que foram eleitos há mais de cinco anos estão fora do seu mandato, o que significa que estão a exercer os seus cargos ilegalmente”.

Por outro lado, o professor universitário Hilário Chacate considera que a atitude de Venâncio Mondlane pode representar a vontade da maioria. “Parece-me que é um interesse de vários segmentos da própria RENAMO; [o Venâncio] foi o único que teve coragem de tomar esta postura e confrontar Ossufo Momade e ninguém mais conseguiu o fazer”.

Futuro incerto

Apesar da legitimidade que os analistas atribuem na ação de Venâncio Mondlane, vislumbra-se um futuro incerto para o político.

Hilário Chacate prevê medidas drásticas a serem tomadas pelo partido. Segundo o professor universitário, “a RENAMO não permitirá que Venâncio apareça na lista para a sua candidatura como deputado na Assembleia da República, ou será colocado numa posição em que se sabe que terá muitas dificuldades para ser eleito”.

Chacate vai mais longe ao afirmar que, “na RENAMO, Venâncio já não tem futuro, já se esgotou tudo o que ele poderia conseguir”.

Venâncio Mondlane foi recentemente exonerado como relator da sua bancada no Parlamento, tendo sido igualmente, afastado como segundo da fila da RENAMO a nível da Assembleia da República.

crise na renamo: mondlane desafia momade e gera incertezas

Venâncio Mondlane durante a campanha para as autárquicas em Maputo

Caminhos políticos

Face a este cenário, Ernesto Júnior entende que restam apenas duas opções para Venâncio Mondlane, que o considera um ator político com expressão em Moçambique: “ou se filiar a uma outra formação política ou criar o seu próprio partido”.

“E também pode ser o enterrar político de Venâncio Mondlane já que ele é visto como ‘persona non grata’ dentro da própria RENAMO”, ressalta o jurista.

Entretanto, a DW contatou o porta-voz do partido, José Manteigas, que optou por um silêncio estratégico, recusando-se a comentar sobre a crise. Manteigas avançou, no entanto, que o “partido vai se pronunciar oportunamente”.

Venâncio Mondlane iniciou a sua carreira política como membro do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceira maior forca política em Moçambique, tendo abonado o partido devido a divergências internas junto à liderança.

por:content_author: Silaide Mutemba (Maputo)

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World