Aumento só para PJ e não para PSP e GNR viola princípio de "igualdade"

O presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) considera que os aumentos dados apenas à Polícia Judiciária e não à PSP e GNR viola o princípio de igualdade perante a lei.

O presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT) considera que os aumentos dados apenas à Polícia Judiciária e não à PSP e GNR viola o princípio de igualdade perante a lei.

Em causa está o aumento do subsídio de risco atribuído à Polícia Judiciária, explicou o constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia, considerando que “legislar só para uma polícia e não legislar para as outras, equiparando aquilo que deve ser equiparado, põe em causa uma lógica de igualdade que deve presidir a qualquer ato legislativo”.

“Eu sei que estava em marcha uma negociação já longa em relação a novos subsídios da polícia judiciária, mas quando o Governo legisla sobre novos subsídios que tem a ver com o risco e com a perigosidade do trabalho não pode legislar só por uma polícia, deve legislar para todas as polícias que estão em condições de igualdade ou equivalência”, explicou.

No entanto, no seu entender, há outras causas para este descontentamento, que têm a “ver com os baixo salários da carreira policial que não é atrativa”, como é exemplo a falta de candidatos à GNR e PSP nos concursos públicos.

Os protestos dos sindicatos e associações profissionais da PSP e da GNR visam “marcar uma posição para o futuro porque o Governo está de saída”.

Esta situação, no contexto pré-eleitoral, irá fazer com que “os partidos tentem parasitar a contestação”, considerou. No entanto, “se houver uma instrumentalização [dessas reivindicações], essa não será dos polícias, será dos partidos”.

Para o presidente do OSCOT, “os sindicatos não devem privilegiar nenhum partido” no seu diálogo” e “devem apresentar a todos as suas reivindicações”.

Apesar disso, nesta matéria, “o Governo está numa posição difícil porque teve o poder e não fez nada ou fez só uma parte, porque criou aqui uma desigualdade” entre a Judiciária e a PSP e GNR.

“Há aqui uma responsabilidade imediata política do Governo que está a cessar funções” e “acho que nós estamos a brincar com o fogo, porque há dados objetivos” que mostram a degradação da importância social da carreira nas forças de segurança.

“Se nós nem sequer conseguimos renovar na base e não conseguimos atrair as pessoas jovens para ingressar na carreira, isto é a morte da polícia a médio-prazo”, avisou.

Para tal, contribui um “salário muito baixo para a responsabilidade que [a GNR e a PSP] têm e eu acho que isso tem que ser que ser encarado com frontalidade e seriedade” pelos partidos políticos em Portugal, acrescentou ainda Bacelar Gouveia.

Há já uma semana que os polícias da PSP e militares da GNR têm realizado protestos em várias cidades do país para exigir melhores condições salariais e de trabalho, numa iniciativa que começou com um agente da PSP em frente à Assembleia da Republica, em Lisboa, e está a mobilizar cada vez mais elementos da PSP e GNR.

A contestação dos elementos da PSP e dos militares da GNR teve início após o Governo ter aprovado em 29 de novembro o pagamento de um suplemento de missão para as carreiras da PJ, que, em alguns casos, pode representar um aumento de quase 700 euros por mês.

Estes protestos surgiram de forma espontânea e não foram organizados por qualquer sindicato, apesar de existir uma plataforma, composta por sete sindicatos da PSP e quatro associações da Guarda Nacional Republicana, criada para exigir a revisão dos suplementos remuneratórios nas forças de segurança.

Os protestos dos polícias estão a ser organizados através de redes sociais, como Facebook e Telegram.

Leia Também: “Inércia, cegueira e surdez” do Governo fez da PSP uma polícia “low-cost”

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World