Organizar a cozinha: 10 dicas de arrumação para te facilitar a vida

Quantos de nós gostariam de cozinhar mais (e melhor) se a cozinha fosse mais arrumada e prática? Se não estivesse constantemente numa bagunça? A vida ficaria mais fácil e as inspirações culinárias chegariam com muito mais entusiasmo.

E… encontrámos várias soluções para ti! Para teres finalmente uma cozinha mais organizada e funcional pronta de forma a dares asas à tua criatividade culinária no meio dos tachos e panelas.

 

  1. Organizar a cozinha: soluções práticas
    1. Frigorífico: o eletrodoméstico que mais usamos
    2. Caixas de plástico: a eterna desarrumação chegou ao fim
    3. Investe nos frascos, que para além de bonitos, são práticos
    4. Prateleiras vão ser tuas aliadas
    5. Aproveita as portas
    6. Sistemas de suspensão
    7. Aposta nas barras magnéticas
    8. Está de olho na despensa
    9. Renova de tempos a tempos
    10. Usa os espaços verticais

Organizar a cozinha: soluções práticas

Todos sabemos que a cozinha é a divisão da casa geralmente mais usada ou não fosse palco das refeições diárias. A verdade é que com o pouco tempo que sobra depois de um dia de trabalho e de escola, é importante conseguir agilizar a preparação das refeições e preparar as marmitas para o dia seguinte.

Como tal, é fundamental conseguir manter uma cozinha organizada e arrumada. Se não sabes bem como o fazer, deixamos-te algumas dicas que te vão facilitar a vida.

organizar a cozinha: 10 dicas de arrumação para te facilitar a vida

cozinha

Pexels

  • Frigorífico: o eletrodoméstico que mais usamos

Comecemos pelo frigorífico: o eletrodoméstico que mais utilizamos e que, muitas vezes, para além de estar uma confusão, carece de espaço. Como é que podes tornar o espaço mais eficiente e organizado? Ora lê.

O primeiro passo é tirares tudo de dentro do frigorífico e colocares na bancada da cozinha. Depois de uma limpares bem limpinho (claro que este momento é ideal para uma boa limpeza, inclusive a descongelação do congelador) é altura de fazeres uma seleção dos alimentos que já passaram do prazo ou que sabes que não vais consumir nem daqui a mil anos.

A seguir vem a parte da organização, tipo tetris. Coloca tudo dentro de caixas (de vidro, preferencialmente) que consigam ser encaixadas umas nas outras, de forma a ocuparem menos espaço. Coloca etiquetas para identificares o conteúdo dos recipientes, e se usares uns que sejam transparentes será ainda mais fácil encontrares o que procuras. Usa caixas porta-ovos, porta-garrafas e utiliza as gavetas do frigorífico para as frutas e legumes. Os laticínios devem ficar na parte superior e os molhos e bebidas na lateral da porta.

organizar a cozinha: 10 dicas de arrumação para te facilitar a vida

arrumação cozinha

Pexels

  • Caixas de plástico: a eterna desarrumação chegou ao fim

A solução para a desarrumação das caixas de plástico é a seguinte: compra um escorredor de loiça para emparelhares as tampas dos recipientes e coloca-os sempre encaixados uns nos outros (sabemos que isto é a maior dor de cabeça… quando queremos ir buscar um recipiente de plástico e não encontramos a tampa).

organizar a cozinha: 10 dicas de arrumação para te facilitar a vida

cozinha

Pexels

  • Investe nos frascos, que para além de bonitos, são práticos

Coloca tudo em frascos de vidro, etiquetado e organizado, quer dentro dos armários, quer fora (de preferência de tamanhos que possibilitem o encaixe entre eles). Açúcar, café, sal, arroz, massa, feijões, lentilhas… tira tudo das suas embalagens e coloca em frascos com boa isolação, para uma cozinha limpa, bonita e arrumada.

  • Prateleiras vão ser tuas aliadas

Utiliza prateleiras ajustáveis que são ideais para adequares o teu espaço e as adaptares consoante o tamanho dos teus itens. Podes transformar uma prateleira de maior dimensão em duas ou três mais pequenas, o que ajudará na organização.

  • Aproveita as portas

Todos os cantos e recantos podem ser aproveitados para ter mais espaço e as portas não ficam de fora. Aproveita as portas e coloca ganchos ou pequenas prateleiras de apoio na parte interna das portas dos armários (ou externa, se gostares do efeito) para colocares panos de cozinha, tampas de panelas, frasquinhos ou escorredores.

  • Sistemas de suspensão

É sempre uma boa opção colocar um ferro anexado na parte inferior de um armário ou na parede com vários ganchos e pendurar as colheres, as conchas, canecas ou outros utensílios.

organizar a cozinha: 10 dicas de arrumação para te facilitar a vida

cozinha

Pexels

  • Aposta nas barras magnéticas

As barras magnéticas dão um toque original e descontraído às cozinhas e ficam giríssimas anexadas na parede da bancada da cozinha com todas as facas organizadas ou utensílios de metal. Para além de ser muito mais prático enquanto cozinhas.

  • Está de olho na despensa

Foca-te na despensa de forma regular: organiza os teus alimentos por categorias e utiliza cestos e organizadores horizontais e verticais, ajustáveis, para que caiba o máximo de items possíveis e para que a organização perdure.

organizar a cozinha: 10 dicas de arrumação para te facilitar a vida

arrumação cozinha

Pexels

  • Renovar de tempos a tempos

Faz uma seleção de tempos as tempos: é importante dar uma volta à cozinha para veres o que já não precisas, o que não usas ou o que já não é necessário para ti e libertares espaço. Vende ou faz um donativo dos eletrodomésticos que claramente não utilizas, assim como loiças (que tendem a ser mais do que necessário) ou outros utensílios.

  • Tirar partido dos espaços verticais

Utiliza os espaços verticais que a cozinha te dá: aumenta as tuas prateleiras até ao teto para que possas usufruir de todo o espaço que a divisão tem para oferecer. Podes usar cestos suspensos nas laterais das estantes para guardares certos utensílios que não utilizas tão frequentemente.

Ao aplicares essas dicas, vais conseguir ter uma cozinha mais arrumada, otimizar o espaço e ter uma área mais funcional e organizado para os teus cozinhados.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World