UE falha objetivo de enviar um milhão de munições até março

ue falha objetivo de enviar um milhão de munições até março

STR/EPA

Bruxelas, 22 jan 2024 (Lusa) – O ministro dos Negócios Estrangeiros revelou hoje que a União Europeia (UE) deverá falhar a promessa de entregar até março um milhão de munições à Ucrânia, mas defendeu que o importante é assegurar a continuidade deste apoio.

“Parece claro que aquele milhão [de munições de grande calibre para Kiev] que tinha sido mencionado não se vai atingir, mas o objetivo que nós temos é o de entregar o máximo possível em janeiro, em fevereiro, em março e ao longo de 2024”, disse João Gomes Cravinho, no final de uma reunião dos ministros da UE com a pasta da diplomacia, em Bruxelas.

Em março de 2023, o alto-representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, anunciou um plano para adquirir até março de 2024 um milhão de munições de grande calibre para satisfazer as necessidades da Ucrânia, que está há praticamente dois anos a tentar repelir uma invasão da Rússia, que anexou uma grande porção do território ucraniano.

Até novembro do ano passado, a UE apenas tinha alcançado pouco mais de 30% do objetivo de um milhão de munições de 155 milímetros que prometeu.

João Gomes Cravinho admitiu que há “um consenso absoluto” entre os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE sobre a necessidade de evitar “qualquer noção de derrotismo”.

“Houve um sentimento [durante a reunião] de reforço da solidariedade em relação à Ucrânia, contrariando algumas mensagens mais negativas que por vezes se vêm na comunicação social, entre os comentadores. Temos consciência, todos, de que há uma guerra em curso, que será longa e que tal como aconteceu com a Segunda Guerra Mundial requer determinação, perseverança e convicção”, completou o ministro português.

AFE // PDF

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World