Alimentos que ajudam a fortalecer a memória

alimentos que ajudam a fortalecer a memória

Os estudos estão descobrindo que o que é bom para o coração também pode ser bom para o cérebro

A pesquisa sugere que a capacidade de maximizar o funcionamento da memória pode ter relação com aquilo que comemos. Seguir um plano alimentar que forneça uma seleção mais saudável de gorduras dietéticas e uma variedade de alimentos vegetais ricos em fitonutrientes pode afetar positivamente a sua saúde. Os fitonutrientes são substâncias encontradas em certas plantas que, ao que tudo indica, podem ser benéficos para a saúde humana, além de ajudar a prevenir certas doenças.

Ainda há muito a aprender sobre o que compõe uma dieta saudável para o cérebro. Os estudos estão descobrindo que o que é bom para o coração também pode ser bom para o cérebro. Assim, a melhor aposta para ter boa memória é deixar de lado as gorduras não saudáveis e não se esquecer de diversificar o cardápio alimentar baseado em vegetais.

Alimentos que estimulam a memória

Dietas ricas em frutas, vegetais, grãos integrais e legumes, peixe, gorduras saudáveis, ervas ou sementes estimulam o funcionamento da memória cerebral. A seguir estão mais detalhes sobre esses alimentos poderosos:

Frutas

  • As frutas silvestres têm um elevado índice de antioxidantes que podem proteger o cérebro contra os danos oxidativos, além de evitar o envelhecimento precoce e a demência que afeta a memória. Os mirtilos são uma rica fonte de antocianina e outros flavonoides que podem melhorar o funcionamento do cérebro.
  • As uvas são cheias de resveratrol, um composto que fortalece a memória. As uvas Concord são ricas em polifenóis cujo potencial é estimular o funcionamento do cérebro.
  • A melancia tem uma alta concentração de licopeno, um outro antioxidante poderoso. A melancia também é uma ótima fonte de água pura, o que beneficia o cérebro. Mesmo um caso leve de desidratação pode reduzir a energia mental e prejudicar a memória.
  • Os abacates são frutas ricas em gordura monoinsaturada, que melhora o funcionamento da memória ao ajudar a melhorar os níveis de colesterol sanguíneo quando a fruta é consumida em moderação no lugar das gorduras saturadas.

Vegetais

  • As beterrabas são ricas em nitratos, um composto natural que pode dilatar os vasos sanguíneos, possibilitando que mais sangue oxigenado chegue ao cérebro.
  • Verduras escuras e folhosas são conhecidas por seus antioxidantes, como a vitamina C. Elas estão demonstrado que são capazes de reduzir a perda de memória em decorrência do avanço da idade. As folhas verdes são ricas em folato, que pode melhorar a memória e diminuir a inflamação e aumentar a circulação sanguínea para o cérebro.

Grãos integrais e legumes

  • Trigo partido, cuscuz integral, grão-de-bico, aveia, batata-doce e feijão preto são exemplos de carboidratos complexos. Como as células cerebrais funcionam com glicose derivada de carboidratos e não a armazenam em excesso, elas precisam de um suprimento constante de glicose. Os carboidratos complexos são o alimento preferido do cérebro. Eles fornecem um suprimento de glicose lento e constante. Eles levam mais tempo para metabolizar e têm um alto índice de folato, a vitamina B que estimula a memória.

Frutos do mar

  • Peixes gordurosos, como o salmão, truta, cavalinha, arenque, sardinhas e arenque defumado são ricos em ácidos graxos ômega-3 saudáveis para o coração. Há evidências de que eles melhoram a memória quando são consumidos uma ou duas vezes por semana. Os ácidos graxos ômega-3 não afetam o colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL) e podem reduzir os triglicerídeos.
  • Os mariscos e crustáceos, como ostras, mexilhões, amêijoas, caranguejos, camarões e lagostas são ótimas fontes de vitamina B12, um nutriente que contribui para a prevenção da perda de memória.

Gorduras saudáveis

  • O azeite fornece gordura monoinsaturada, que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL quando usado no lugar da gordura saturada ou trans. O azeite de oliva extravirgem é o tipo de azeite menos processado e com os maiores níveis compostos de antioxidantes protetores.
  • As oleaginosas, como as nozes, são uma fonte de ácidos graxos ômega-3. Eles reduzem os triglicerídeos, melhoram a saúde vascular, ajudam a moderar a pressão arterial e diminuem a coagulação sanguínea.

Ervas ou sementes

  • As sementas de cacau são uma rica fonte de antioxidantes flavonoides, que são especialmente importantes para evitar os danos resultantes do colesterol LDL, proteger o revestimento arterial e evitar a formação de coágulos sanguíneos. O cacau também contém arginina, um composto que aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos.
  • Alecrim e hortelã são da mesma família de ervas. Há evidências de que o alecrim aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, melhorando a concentração e a memória. Descobriu-se que o aroma de hortelã-pimenta melhora a memória.
  • As sementes de gergelim são uma fonte rica do aminoácido tirosina, que é usado para produzir dopamina, um neurotransmissor responsável por manter o cérebro alerta e a memória saudável. As sementes de gergelim também são ricas em zinco, magnésio e vitamina B6, que são outros nutrientes envolvidos no funcionamento da memória.
  • Há evidências de que o açafrão afeta positivamente as pessoas com doença de Alzheimer leve a moderada.

Fazer as modificações no estilo de vida para controlar os níveis de colesterol, glicemia e pressão arterial, além de evitar o tabagismo, fazer caminhadas diariamente e manter o peso dentro de um limite saudável podem ajudar a preservar o funcionamento da memória.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World