BMW Série 7. Segundo protótipo secreto V16 “Goldfisch” aparece décadas depois

O segundo protótipo do BMW Série 7 V16 esteve escondido durante mais de três décadas e estava equipado com o motor V16 “Goldfisch” que nunca chegou a ser produzido.

Fabricado em 1990, o protótipo 750iL estava dotado com o motor V16 “Goldfisch” de 6,6 litros da BMW. Apesar de nunca ter sido produzido em série, a marca alemã afirma que desenvolvia uma potência de 350 cv e era capaz de levar esta berlina de luxo até aos 250 km/h.

Segundo o BMWblog, este é o segundo protótipo oculto da coleção secreta da BMW, embora não seja tão impressionante que o 716iL Goldfisch de 1987. Este protótipo resultou do trabalho desenvolvido pelos engenheiros da BMW para criar a máxima expressão do luxo e nesse sentido construíram um bloco V16 de 6,6 litros.

bmw série 7. segundo protótipo secreto v16 “goldfisch” aparece décadas depois

Apesar de prometedor, aquele motor, denominado “Goldfisch” só foi montado em dois protótipos de berlinas da Série 7, que nunca chegaram à produção.

Guardado na coleção da marca

Após o já mencionado BMW 716iL Goldfisch de 1987, baseado na geração E32 fabricada entre 1986 e 1994, a marca bávara fabricou discretamente um segunda versão, a partir de um protótipo de desenvolvimento da geração E32 seguinte (1995-2001).

Desde que a BMW abandonou a ideia de um motor V16, o 750iL V16 Goldfisch de 1990 permaneceu guardado na coleção da marca durante marcas. A sua primeira aparição pública vai ocorrer no Salão Techno-Classica que decorre em Essen, na Alemanha.

bmw série 7. segundo protótipo secreto v16 “goldfisch” aparece décadas depois

O BMW 750iL V16 Goldfisch estava dotado com todos os acessórios que poderia esperar de um automóvel de luxo da década de ’90 do século passado, com bancos cómodos nos lugares traseiros e um telefone fixo na seção dianteira.

O protótipo apresenta uma imagem exterior peculiar com os seus faróis redondos, retrovisores e linha do tejadilho.

Potências elevadas para a época

Por baixo do capot encontra-se o enorme bloco V16 de 6646 cc, acoplado a uma transmissão automática de cinco velocidades, que conseguia atingir as 5000 rpm e debitar uma potência de 343 cv.

LEIA TAMBÉM

Antes do tempo. BMW AVT surgiu 32 anos antes do Volkswagen XL 1

Será de referir o Goldfisch anterior tinha um motor ligeiramente maior, com 6651 cc com 402 cv e além disso tinha uma caixa manual de seis velocidades. Estes valores estão longe de ser impressionantes para os padrões de 2024, já que o M3 Berlina com motor de seis cilindros tem 480 cv e o M3 Competition xDrive 510 cv. Por isso, para aquela altura, os 400 cv teriam sido um grande salto em termos de potência.

Será de relembrar que aqueles motores de grande cilindrada eram aspirados, ao contrário do que sucede atuamente em que os propulsores são sobrealimentados.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World