Eletrobras propõe cortar salários de trabalhadores em 12,5%

JOÃO GABRIEL

BRASÍLIA

Atual acordo salarial vence neste semestre, e eletricitários tentam evitar redução, empresa diz que se adapta ao mercado e que afetados serão indenizados,

(FOLHAPRESS) Em 17/04/2024 09h28

A Eletrobras quer cortar o salário de seus funcionários em 12,5%, após reduções do quadro e do gasto com pessoal já realizadas após a privatização da empresa, em 2022.

A intenção foi colocada na negociação do novo acordo coletivo, que acontece desde o início do mês, e vale para todo o sistema da empresa, que engloba as concessionárias de CGT Eletrosul, Chesf, Eletrobras, Eletronorte, Furnas.

“A Eletrobras está em negociação com os sindicatos que representam seus profissionais e busca um acordo coletivo baseado nas determinações da lei e na construção de uma empresa cada vez mais robusta”, afirmou a empresa, em nota.

Segundo a proposta enviada pela direção da empresa, a redução de mais de 10% atingiria todos aqueles que recebem até R$ 15.572,04, sob a justificativa de adequar a companhia à realidade do mercado privado. A empresa diz que trabalhadores afetados serão indenizados, mas não detalhou como e quando será feito esse pagamento.

Representantes dos trabalhadores estimam em cerca de 5.000 o número de funcionários dentro dessa faixa salarial.

O logo da Eletrobras Brendan McDermid – 9.abr.2019/Reuters O logo da Eletrobras **** O atual acordo salarial vence neste semestre e a negociação vem acontecendo nas últimas semanas, ainda sem perspectiva de acordo. O Coletivo Nacional dos Eletricitários tem realizado mobilizações e assembleias para pressionar em torno de suas reivindicações e contra o corte.

Na negociação, o grupo pede, por exemplo, que a empresa apresente os dados que embasam o corte salarial e que seja aberta uma discussão em torno do percentual. “Não adianta fazer ajuste de um lado para aumentar o gasto com outro lado”, diz o coletivo, em nota.

“Ajustes, se necessários, devem valer para os dois lados da balança. Jamais pode pesar para o lado mais fraco da relação de trabalho. A defesa dos salários e dos direitos das pessoas trabalhadoras é nossa pauta primeira”, completa.

Na apresentação feita à mesa de negociação da categoria dos eletricitários, a Eletrobras afirma que a “arquitetura salarial” da empresa precisa de “valores condizentes com o mercado” e que, por isso, é necessária a “redução de todos os salários” abaixo dos R$ 15 mil.

No comunicado interno distribuído aos trabalhadores após a apresentação da proposta, a Eletrobras muda o tom, e fala apenas em “proposta de uma renegociação de 12,5% para os profissionais que são representados pelas entidades sindicais”, sem dizer claramente, em nenhum momento, que se trata de uma diminuição de remuneração.

No comunicado interno, a Eletrobras fala que a medida faz “parte da estratégia da companhia de se adequar às práticas do setor privado”.

“Os salários das lideranças já foram negociados de acordo com as regras trabalhistas para os hipersuficientes”, completa o comunicado.

Segundo pessoas envolvidas nas negociações, a Eletrobras tem também abordado individualmente quadros que recebem acima dessa faixa e sinalizado com o mesmo corte –a reforma trabalhista de 2017 passou a permitir que as empresas negociem diretamente com os trabalhadores com salários mais altos.

A proposta de cortar salários acontece após a Eletrobras já ter realizado PDVs (Planos de Demissão Voluntária), enxugado quadro de funcionários e reduzido custos com pessoal.

Segundo números compilados pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários, de 2022 para 2023 a empresa perdeu 12,6% de seu quadro de efetivos e cortou em 11% as despesas com pessoal.

No total, a folha de pagamento dos empregados caiu 33%. Em contraste, de acordo com o coletivo, a remuneração a administradores subiu 37%.

Essa é a primeira negociação de acordo salarial geral da Eletrobras desde que ela foi privatizada pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2022.

O processo é alvo de críticas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus aliados por ter esvaziado o poder do governo sobre as decisões da empresa, mesmo sendo ainda seu maior acionista.

O Executivo foi ao STF (Supremo Tribunal Federal) para tentar recuperar a proporcionalidade do seu poder de voto. A AGU (Advocacia Geral da União) tenta selar um acordo de conciliação entre as partes.

Em outra frente, o governo Lula editou uma medida provisória para antecipar parte dos recursos da privatização da Eletrobras para reduzir o custo da conta de luz.

A medida, criticada por especialistas, pode ter um efeito rebote, aumentando o valor da conta no futuro.

A manobra também teve como objetivo zerar o reajuste para o Amapá, que previa um aumento de 44% no boleto.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World