Quem é que manda lá em casa?

Na minha casa não há dúvidas. Tem 18 anos, é refilona, astuta, que é como quem diz, manhosa e muito provocadora. Tudo isto misturado com um charme fora do vulgar não há como resistir. Basta fazer aquele olhar irresistível e consegue tudo.

quem é que manda lá em casa?

Quem é que manda lá em casa?

Chegou até a mim dentro de uma cesta vinda do Entroncamento. Viria a descobrir mais tarde que, de facto, é um verdadeiro fenómeno. Não vinha sozinha. Estava acompanhada de dois irmãos, mas bastou olhar para ela uma vez e a escolha estava feita. Logo eu que, até ali, não acreditava no amor à primeira vista.

quem é que manda lá em casa?
quem é que manda lá em casa?

Tinha poucos meses e vivia na rua. Nas primeiras semanas ficou doente. Durante vários dias tive que passar a dar-lhe um comprimido e outro medicamento com uma seringa. Toda a gente me dizia que ia ser muito complicado porque os gatos não se deixam tratar. Nada disso. Acho que a partir daí a Lua percebeu que podia confiar em mim. Recuperou, cresceu e depressa mostrou de que raça era.

Os anos foram passando e a bebé que cabia na minha mão tem hoje quatro quilos e tornou-se uma déspota. Completamente inflexível. A casa é dela, a dona é dela e nunca gostou de as partilhar.

As birras nos dias de festa

Durante anos, havia festas com frequência e muitos jantares em casa. Nesses dias, a Lua subia ao primeiro andar e só voltava a vê-la quando a última pessoa ia embora. Os amigos bem tentavam chegar até ela, mas depressa desistiam da ideia.

Os mais corajosos que insistiam levavam quase sempre de recordação um belo arranhão. Diziam muitas vezes que a minha gata era má. Não é, o que tem de rebelde também tem de meiga. Contrariada, é que nem pensar. É quando ela quiser. É ela que manda.

Dez anos para se render ao meu presente

Quando mudámos de casa, decidi comprar-lhe uma cama nova. A que tinha estava velha, muito arranhada e já era pequena. Um dia cheguei a casa feliz por levar um presente. Tentei vender-lhe a cama nova das mais variadas maneiras. Nada resultou.

quem é que manda lá em casa?
quem é que manda lá em casa?

Durante 10 anos, nem uma vez a vi lá deitada. Claro que nunca deitei fora a outra velhinha, onde teimava dormir. Um dia cheguei a casa e estava na cama nova, mas não pensem que se rendeu totalmente. Volta e meia, ainda dorme na cama onde quase já não cabe. Lá está, é ela que manda.

Uma gata com mau perder

Apesar dos meus amigos não conseguirem grandes aproximações, eu faço trinta por uma linha, como se costuma dizer, à minha gata. Não há um dia que não a arrelie. Autênticas guerras, que ela adora, pois não vira as costas a um desafio e nunca se dá como vencida. A última palavra tem que ser sempre dela. Quando penso que já acabou a brincadeira, lá vem patada ou arranhão. A guerra acaba quando ela entende. É ela que manda.

A minha gata quer ser vegetariana

Toda a gente sabe que os gatos estragam coisas em casa. A Lua estragou ligeiramente dois sofás, um pilar de madeira no andar de cima da casa e vários tapetes. Se eu me importo? Não.

O problema maior é mesmo a Lua querer ser uma espécie de gata vegetariana. Adora as plantas de casa e não vale a pena tentar enganá-la com as ervinhas que se compram para os gatinhos comerem. Basta virar as costas.

Às vezes consigo ouvi-la pela casa a trincar folhas. Claro que vou pesquisando frequentemente quais as plantas que fazem mal aos animais. Já tentei de tudo. Não adianta. Afinal, é ela que manda em casa.

quem é que manda lá em casa?

São 18 anos com muitas histórias para contar. Prometo escrever mais sobre as birras da minha gata. Sim, há mais. Vou tentar contar também os sustos que fui apanhando como, por exemplo, o dia em que tentou fazer malabarismo com fogo. Não se preocupem, acabou tudo bem.

Partilhe as histórias dos seus animais de estimação (que devem ser muitas). Envie um texto, fotos e vídeos para o e-mail para [email protected] e o seu testemunho pode ser publicado no site da SIC Notícias no especial Mundo dos Animais.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World