“Precisamos de 15 mil litros de água para 1kg de bife de vaca, é dramático”: o documentário português que defende o veganismo

“Carne: a pegada insustentável”, o primeiro documentário português sobre a importância de transição para uma alimentação à base de plantas, tem estreia mundial em Lisboa, este sábado. Em entrevista ao Expresso, o produtor e eurodeputado independente Francisco Guerreiro (do grupo Parlamentar Europeu Verdes/Aliança Livre Europeia) e o realizador Hugo de Almeida falam da necessidade de apostar na transição para uma alimentação à base de plantas, a pensar na saúde, no bem-estar animal e no ambiente

“precisamos de 15 mil litros de água para 1kg de bife de vaca, é dramático”: o documentário português que defende o veganismo

Cartazes do documentário que estreia este sábado

Depois de terem trabalhado em conjunto na webserie “Rendimento Básico Incondicional: um caminho de liberdade”, Francisco Guerreio e Hugo de Almeida voltam a aliar-se, como produtor e realizador, em “Carne: a pegada insustentável. Esperam que o documentário tenha a capacidade de alertar para “as consequências nefastas que os atuais hábitos alimentares estão a ter no Planeta”. Financiado pelo grupo Parlamentar Europeu Verdes/Aliança Livre Europeia, o novo documentário, orçamentado em 50 mil euros, levou 10 meses a ser feito e inclui duas dezenas de entrevistas a especialistas e filmagens em seis países (Portugal, Líbano, Reino Unido, França e Bélgica). “Carne: a pegada insustentável”, tem estreia mundial no Cinema Fernando Lopes, em Lisboa, este sábado, 25 de novembro, e por ser financiado desta forma será apresentado gratuitamente em vários locais e colocado online com livre acesso no próximo ano. O documentário aborda as “portas privilegiadas” que o lóbi da agroindústria tem junto de governos e da Comissão Europeia, mostra exemplos positivos de transição alimentar e faz um check up ao estado do Planeta. Apelando a que cada um reflita por si, o realizador Hugo de Almeida, defende: “Só há uma escolha coerente a ser feita”.

O que vos levou a fazer este documentário sobre a enorme pegada da produção e consumo de carne no Planeta e a necessidade de uma transição para uma alimentação à base de vegetais?

Francisco Guerreiro (FG): Ao longo de quatro anos e meio como eurodeputado na Comissão de Agricultura e Pescas senti um grande entrave da indústria agroalimentar em debater esta transição e a necessidade de combater alguns mitos associados ao veganismo. Achei que esta ligação entre a sociedade civil, o mundo empresarial e o ativismo político era uma abordagem interessante. O documentário foi construído com base em três grandes eixos: a saúde, os direitos dos animais e a ecologia.

Para ler este artigo na íntegra clique aqui

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World