Moçambique: Jornalistas denunciam intimidação e difícil acesso às fontes

moçambique: jornalistas denunciam intimidação e difícil acesso às fontes

Moçambique: Jornalistas denunciam intimidação e difícil acesso às fontes

Moçambique assinala nesta quarta-feira, 11 de Abril, o Dia do jornalista, com os profissionais da classe a denunciar os actos de intimidação, o difícil acesso às fontes de informação e os entraves ao exercício do jornalismo no país.

A efeméride foi assinalada com o desaparecimento, há quatro anos o desaparecimento, do jornalista Ibraimo Mbaruco, em Palma, Cabo Delgado, e o assassínio, ano passado, doeditor do jornal Ponto por Ponto, Joao Chamusse.

O jornalista Serôdio Towo recorda que estes exemplos trágicos são reveladores daa inércia das autoridades que tardam em encontrar os culpados e das condições em que trabalha a classe jornalística que arrisca, muitas vezes, a própria vida no terreno.

“São exemplos da continuidade de atrocidades contra a classe jornalística, sobretudo quando casos deste gênero não tem nenhum desfecho. É verdade que a vida destes nossos irmãos nossos colegas nunca mais volta, mas se pudéssemos saber o que aconteceu de verdade. Saber quem são os autores já seria um alivio. Como aconteceu para com o caso de Carlos Cardoso há mais de 10 décadas”, recordou.

São ainda muitos os desafios para a classe jornalística em Moçambique. Cândido Mondlane, da direção do Sindicato Nacional de jornalistas, defende que os jornalistas devem ser capacitados e conscientizados dos perigos que correm ao exercer esta profissão

“É cada vez mais urgente profissionalizar o próprio jornalismo e isso vai permitir com que não existam indivíduos imaturos que, por ironia do destino, vão cair nesta profissão”, defendeu.

Em 2023, Moçambique subiu 14 pontos no Índice da liberdade de imprensa dos Repórteres Sem Fronteiras, ainda assim a ONG concluiu que um número significativo de meios de comunicação é “controlado directa ou indirectamente pelas autoridades ou membros do partido no poder, a Frelimo, o que prejudica consideravelmente a sua independência”.

A ética e a deontologia profissional estiveram em reflexão em Maputo, neste dia do jornalismo moçambicano, onde o acesso às fontes de informação foi também apontado como um sério entrave ao exercício da profissão, num país onde a carteira profissional ainda não existe.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World