Menongue: "A fome não se idealiza, a fome combate-se"

Em entrevista à DW, bispo de Menongue, dom Leopoldo Ndakalako, defende que não é possível sustentar a verdadeira paz numa nação onde a fome prevalece.

Provided by Deutsche Welle

A crescente miséria entre os angolanos está a preocupar dom Leopoldo Ndakalako, bispo católico de Menongue, que alerta para as consequências sociais extremas causadas pela fome.

“Quem percorre os caminhos tortuosos da existência da nossa gente conhece a sua dor, o seu clamor, a sua miséria. Não tenhamos ilusões: a condição social e económica das nossas famílias é precária; os salários não respondem, não nos dão garantia de uma cesta básica, sabemos disso”, afirma dom Leopoldo Ndakalako em declarações à DW.

Em Angola, país rico em recursos, a disparidade social aumenta, com a elite a desfrutar de luxos, enquanto a população enfrenta condições cada vez mais degradantes.

“Nos últimos anos, as famílias criam meios para se alimentarem de qualquer forma. Tem aqueles que se alimentam por aterros sanitários, tem os que colocam as filhas na prostituição”, conta um cidadão à DW.

“Na época da governação de José Eduardo dos Santos, as pessoas eram mais independentes no que toca à sua vida alimentar. As famílias perderam a capacidade de compra e não só”, diz outro angolano.

Sobreviver com 0,56 euros por dia

Dom Leopoldo Ndakalako destaca a grave situação em Cuando Cubango e noutras regiões. Segundo ele, os salários insuficientes falham em garantir até mesmo as necessidades básicas.

O bispo critica duramente a insensibilidade de certas afirmações elitistas, como a ideia de que uma família angolana poderia sobreviver com apenas 0,56 euros por dia. Ele pede um diálogo mais genuíno e uma visão realista da sociedade.

“Nós não podemos brincar com coisas sérias; precisamos de mais diálogo e de ver o mundo, a nossa sociedade, com olhos reais e não com olhos de poesia e de fantasia”, alerta.

Apoio aos grevistas

Expressando solidariedade às greves das centrais sindicais, dom Leopoldo Ndakalako apela aos governantes para que ouçam os sindicatos, “a voz de todos”.

Ele adverte que ignorar o clamor dos famintos pode fomentar condições para conflitos: “Não escutar a voz dos pobres é adiar a paz e criar condições para uma guerra geral.”

“Não são as armas que criam a paz; uma multidão furiosa e faminta pode criar situações nefastas para todos”, acrescenta o bispo de Menongue.

Dom Leopoldo Ndakalako reitera a importância da sensibilidade para com as condições reais das famílias angolanas e enfatiza que “a fome não se idealiza, a fome combate-se, a justiça pratica-se; não é uma ideologia”.

por:content_author: Adolfo Guerra (Menongue)

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World