Usar a recarga rápida de forma constante pode prejudicar a bateria?

usar a recarga rápida de forma constante pode prejudicar a bateria?

BYD Dolphin Plus – recarga (3)

Entenda como funciona o carregamento DC para carros elétricos e seu impacto na bateria

Levar seu carro elétrico constantemente a uma estação de carregamento rápido DC é prejudicial para a bateria? A resposta curta é “não”, mas precisamos explicar algumas coisas antes.

Como funciona o carregamento rápido DC

As estações públicas de carregamento rápido DC de “Nível 3” podem levar a bateria de um veículo elétrico a 80% de sua capacidade em cerca de 15 a 45 minutos, dependendo do veículo e da temperatura externa (uma bateria fria carrega mais lentamente do que uma quente). Embora a maior parte do carregamento de carros elétricos seja feita em casa, o carregamento rápido DC pode ser útil caso o proprietário de um veículo elétrico perceba que o indicador do estado da carga está ficando baixo durante o trajeto. A localização de estações de Nível 3 é essencial para quem faz viagens longas.

O carregamento rápido DC usa várias configurações de conectores. A maioria dos primeiros modelos das montadoras asiáticas usava o que é chamado de conector CHAdeMO (Nissan Leaf, Kia Soul EV), enquanto os EVs alemães, americanos e asiáticos mais recentes usam predominantemente o plugue SAE CCS Combo, com muitas estações de carregamento de nível 3 suportando inicialmente os dois tipos, mas agora favorecendo fortemente o CCS. A Tesla usa um conector proprietário (agora chamado de North American Charging Standard ou NACS) para acessar sua rede de Supercharger de alta velocidade, que é limitada a seus próprios veículos. Os proprietários de veículos da Tesla podem, no entanto, usar outros carregadores públicos por meio de um adaptador que acompanha o veículo.

Enquanto os carregadores domésticos utilizam corrente alternada que é convertida em corrente contínua DC pelo veículo, um carregador de nível 3 alimenta diretamente a bateria. Isso permite que ele carregue o carro em um ritmo mais rápido. Uma estação de carregamento rápido está em constante comunicação com o veículo elétrico ao qual está conectada. Ela monitora o estado de carga do carro e fornece apenas a quantidade de energia que o veículo pode suportar, o que varia de um modelo para outro. A estação regula o fluxo de eletricidade de forma adequada para não sobrecarregar o sistema de carregamento do veículo e danificar a bateria.

Depois que o carregamento é iniciado e a bateria do carro é aquecida, o fluxo de energia normalmente aumenta até a capacidade máxima do veículo. O carregador manterá essa taxa pelo maior tempo possível, embora possa cair para uma velocidade mais moderada se o veículo solicitar que o carregador diminua a velocidade para não comprometer a vida útil da bateria. Quando a bateria de um veículo elétrico atinge um determinado nível de capacidade, geralmente 80%, o carregamento diminui essencialmente para o que seria a operação de Nível 2. Isso é conhecido como curva de carregamento rápido DC.

usar a recarga rápida de forma constante pode prejudicar a bateria?

Carregamento do Tesla Model Y em uma estação Supercharger

Efeitos do carregamento rápido frequente

A capacidade de um carro elétrico de aceitar correntes de carga mais altas é afetada pela química da bateria. O conhecimento aceito no setor é que o carregamento mais rápido aumentará a taxa de redução da capacidade da bateria de um veículo elétrico. No entanto, um estudo realizado pelo Laboratório Nacional de Idaho (INL) concluiu que, embora a bateria de um carro elétrico se deteriore mais rapidamente se sua única fonte de energia for o carregamento de nível 3 (o que quase nunca acontece), a diferença não é particularmente acentuada.

Testes iniciais em Nissan Leafs com resfriamento a ar

O INL testou dois pares de Nissan Leaf EVs do ano modelo 2012 que foram dirigidos e carregados duas vezes por dia. Dois foram recarregados com carregadores de 240 volts de “Nível 2”, como os usados na garagem de uma casa, e os outros dois foram levados a estações de Nível 3. Cada um deles foi dirigido em vias públicas na área de Phoenix, Arizona, durante um ano. Eles foram testados sob as mesmas condições, com seus sistemas de controle climático ajustados para 72 graus e o mesmo grupo de motoristas pilotando os quatro carros. A capacidade da bateria dos veículos foi testada em intervalos de 10.000 milhas (16.000 km).

Após os quatro carros de teste terem sido dirigidos por 50.000 milhas (80.000 km), os carros de Nível 2 perderam cerca de 23% da capacidade original da bateria, enquanto os carros de Nível 3 perderam cerca de 27%. O Leaf 2012 tinha uma autonomia média de 73 milhas (118 km), o que significa que esses números representam uma diferença de cerca de menos de 4 km com uma carga.

Deve-se observar que a maior parte dos testes do INL durante o período de 12 meses foi realizada no clima extremamente quente de Phoenix, o que pode afetar a vida útil da bateria, assim como a carga e a descarga profundas necessárias para manter o Leaf 2012 de alcance relativamente curto funcionando. Essas temperaturas podem ser extremamente severas para as baterias de veículos elétricos resfriadas a ar, como as encontradas no Leaf.

Testes mais recentes mostram que o carregamento rápido tem um impacto ainda menor

Qual será a degradação da bateria ao longo do tempo se o carregamento rápido for usado predominantemente? A Recurrent se propôs a responder a essa pergunta em um teste recente envolvendo alguns Teslas. O gráfico abaixo mostra os resultados.

usar a recarga rápida de forma constante pode prejudicar a bateria?

O estudo analisou os dados de carregamento de mais de 12.500 veículos Tesla nos Estados Unidos. A taxa de degradação da autonomia dos carros que usam frequentemente o carregamento rápido é estatisticamente semelhante quando comparada ao carregamento AC.

A empresa, que fornece relatórios de análise de veículos e baterias para veículos elétricos, comparou os carros que fazem carga rápida em pelo menos 90% das vezes com os carros que fazem carga rápida em menos de 10% das vezes. Os resultados mostram pouca ou nenhuma diferença entre os dois métodos de carregamento.

Isso significa que os carros elétricos mais novos têm ainda menos probabilidade de apresentar degradação significativa da bateria quando carregados rapidamente com frequência do que os primeiros carros elétricos, como o Nissan Leaf.

A conclusão geral aqui é que, embora o carregamento DC possa afetar a vida útil da bateria de um carro elétrico, o impacto deve ser mínimo, especialmente porque não é normalmente a principal fonte de carregamento. Dificilmente as pessoas irão utilizar a carga rápida todas as vezes em que forem recarregar.

Ou, em termos mais simples, carregue seu veículo elétrico de forma rápida sempre que for necessário. Você não precisa se preocupar com nenhuma diferença significativa na vida útil da bateria.

Veja também:

    OTHER NEWS

    18 minutes ago

    West Ham will be keen to do Arsenal a favour and give David Moyes a great send-off

    18 minutes ago

    Virat Kohli on critics: ‘Don’t need anyone’s approval or assurance… Performance is my only currency’

    18 minutes ago

    Sheffield United vs Tottenham: Ange Postecoglou press conference - part two

    18 minutes ago

    Families forced to wait up to three years to see paediatric specialists, or pay hefty costs for city appointments

    18 minutes ago

    10 players who could leave Man Utd this summer as Raphael Varane becomes first huge exit

    18 minutes ago

    Jodie Turner-Smith shows off her toned abs in a sage cropped cardigan and flamboyant mustard trousers as she heads out in the West End

    19 minutes ago

    ‘IF' Lighter At $30M+, ‘Strangers: Chapter 1' Stronger At $12M, ‘Back To Black' Goes Belly-Up At $3M – Saturday Box Office Update

    23 minutes ago

    Two Oceans board admits fault for wrong cut-off times

    23 minutes ago

    Patriotic Alliance comes to the rescue of water-starved schools

    23 minutes ago

    SpaceX Falcon 9 rocket launching Starlink satellites on record 21st flight tonight

    23 minutes ago

    Plan your retirement early: 94% of South Africans will not be able to retire comfortably

    23 minutes ago

    Manchester United may be forced to hand Bruno Fernandes bumper new contract after ultimatum

    23 minutes ago

    Beth Gibbons: Lives Outgrown review – the Portishead singer’s solo debut elegantly contemplates mortality

    23 minutes ago

    The Surfer review – beach bum Nic Cage surfs a high tide of toxic masculinity

    23 minutes ago

    NASA astronauts practice 'moonwalking' in the Arizona desert (photos)

    24 minutes ago

    Infections in Devon parasite outbreak to keep rising for next two weeks, public health boss warns

    24 minutes ago

    F1 Imola GP 2024 LIVE: Qualifying updates, times, schedule and results ahead of FP3

    26 minutes ago

    GTA 6's highly anticipated release date narrowed to autumn 2025

    26 minutes ago

    Jo Wood: The Rolling Stones won’t happen again – It’s not wild enough now

    26 minutes ago

    These Elevated Basics Brands Are Reimagining The Category Beyond T-Shirts & Tanks

    26 minutes ago

    Alien megastructures may be using our stars as power sources

    26 minutes ago

    Cyber attack puts security in the spotlight

    26 minutes ago

    Changed TV channel: TS Galaxy vs Orlando Pirates

    26 minutes ago

    Nottingham Forest may lose "wonderful" 80k-p/w ace to Premier League rival

    27 minutes ago

    Kane struggling with back injury ahead of Euros

    27 minutes ago

    Boxing-Usyk's promoter says wrong weight was announced, fighter is lighter

    30 minutes ago

    Nightmare in Misery Bay: A financier with secrets finds herself living under a new identity in a weird backwoods cesspit of a town in a gripping new thriller

    30 minutes ago

    St Albans, Melbourne: Man riding a scooter dies after colliding with a car in horror crash

    30 minutes ago

    Shane Warne's son Jackson reveals his surprising and very expensive hobby that's costing him thousands of dollars

    30 minutes ago

    How does she do it? Julie Bishop, 67, is officially crowned Australia's reigning queen of style as she attends a whopping six shows at Australian Fashion Week - leaving influencers half her age in her wake

    30 minutes ago

    Mohamed Salah, Sadio Mane and Roberto Firmino lead the line - but who partners Virgil van Dijk? And who joins Fabinho in the heart of the midfield in Jurgen Klopp's best ever Liverpool XI?

    30 minutes ago

    Paedophile teacher Rebecca Joynes laid on night of sex games for 16-year-old schoolboy who got her pregnant - which ended with her giving the startled lad a 'Best Dad' babygro

    30 minutes ago

    British holidaymaker, 19, is raped in Majorca: Police arrest bar manager and hunt for two friends who 'did nothing to prevent' the attack

    31 minutes ago

    Tennessee high school graduate throws his diploma, brawls with student after he’s kicked out of ceremony

    31 minutes ago

    Kalgoorlie-Boulder hit with 3.1 magnitude earthquake on Saturday afternoon

    31 minutes ago

    Debate commission co-chair blames Dunn, Klain for Biden campaign decision

    31 minutes ago

    Tevez quits as Independiente coach

    31 minutes ago

    Met Office Saturday morning weather forecast 18/05/2024

    33 minutes ago

    Teachers could get protection against blasphemy claims under new laws

    35 minutes ago

    Taylor Swift US Fans Flock To Europe To Bag Cheaper Eras Concert Tickets

    Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch