Avanço elétrico da Hyundai está dando certo: veja como conseguiram

avanço elétrico da hyundai está dando certo: veja como conseguiram

2023 Hyundai Ioniq 5: Motor1.com Star Awards

Estimativa da Bloomberg já posiciona grupo sul-coreano como o segundo maior do segmento nos EUA, passando Ford e GM

Há uma montadora que se destaca de forma acentuada em meio às manchetes sombrias sobre as vendas irregulares de carros elétricos em 2023. É a sul-coreana Hyundai Motor Group. Enquanto o ano passado viu recordes de vendas de carros elétricos de praticamente todas as marcas que se dão ao trabalho de vendê-los, também houve variações, dúvidas sobre a demanda e problemas contínuos com software e carregamento em locais públicos.

No entanto, os dados do ano passado mostram cada vez mais que a abordagem da Hyundai – construir alguns dos melhores carros elétricos do mundo a preços bastante competitivos – está dando frutos generosos e essa tendência parece destinada a somente crescer em 2024.

avanço elétrico da hyundai está dando certo: veja como conseguiram

Um novo relatório divulgado hoje pela BloombergNEF, o braço de pesquisa de energia da agência de notícias, indica que, com base em dados preliminares de vendas, Hyundai e Kia juntas representaram mais de 8% dos novos carros elétricos vendidos nos EUA no ano passado. (A BloombergNEF incluiu as vendas dos modelos de luxo Genesis junto com a Hyundai.)

Isso significa que não apenas o Grupo Hyundai Motor superou as vendas de carros elétricos da General Motors e da Ford, mas a empresa sul-coreana agora é a segunda maior montadora nos EUA nesse segmento, atrás apenas da Tesla. Por outro lado, contando apenas as marcas individualmente, a Ford ainda está à frente dos sul-coreanos.

Isso é significativo e é a prova de que a abordagem da Hyundai para os carros elétricos está funcionando. Além disso, é evidência de que algumas das grandes apostas que a Hyundai fez nos últimos anos – em design, tecnologia e recursos desejados pelos estadunidenses – parecem ter sido as escolhas certas.

“Os carros elétricos da Hyundai se destacam graças à sua impressionante velocidade de carregamento e eficiência”, escreveu o analista de carros elétricos da BloombergNEF, Corey Cantor. “O Ioniq 5 pode utilizar carregadores de 350 quilowatts, enquanto o Ioniq 6 é um dos sedãs elétricos mais eficientes atualmente no mercado, com uma eficiência avaliada pelo governo dos EUA de 7,4 km por quilowatt-hora. Os carros elétricos da Kia também tiveram um ano forte, com o EV9, o novo SUV de três fileiras lançado em dezembro, ultrapassando 1.000 unidades vendidas em apenas um mês.”

Tudo isso é igualmente impressionante considerando que quase nenhum dos carros elétricos do Grupo Hyundai Motor qualificou-se para créditos fiscais oferecidos pelo governo estadunidense no ano passado, a menos que fossem alugados; no entanto, a montadora obteve grande sucesso de vendas nessa modalidade. A BloombergNEF indica que, em novembro, 44% das vendas do Ioniq 5 foram para locadoras, cerca do dobro do que a marca normalmente faz.

O InsideEVs publicará nossos próprios relatórios oficiais de vendas sobre os carros elétricos da Hyundai, Kia e Genesis nas próximas semanas, quando os relatórios finais estiverem disponíveis, mas as descobertas da BloombergNEF acompanham boa parte de nossos próprios dados ao longo de 2023.

E isso está alinhado com nossas próprias previsões para 2024: que a montadora sul-coreana finalmente merece ser considerada em pé de igualdade com Tesla e BYD como um grande player global neste espaço. Além disso, o crossover de três fileiras Kia EV9 mal está à venda ainda, mas as análises iniciais e as tendências indicam que está destinado a ser outro sucesso.

Mas, como Cantor apontou em um e-mail para o InsideEVs, algumas perguntas permanecem. Embora o Grupo Hyundai Motor como um todo seja muito lucrativo (e as vendas de todos os seus carros tenham crescido exponencialmente), não está claro quanto lucro – se algum – a empresa está obtendo com seus carros elétricos. Também não está claro se esses marcos de vendas estão alinhados com algum dos objetivos internos da Hyundai. Ainda assim, é mais uma prova de que se alguém não está prestando atenção ao que a Hyundai está fazendo agora, isso precisa mudar e logo.

Leia mais:

    News Related

    OTHER NEWS

    Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

    Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

    Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

    Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

    "Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

    O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

    Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

    Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

    Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

    Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

    MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

    A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

    Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

    Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
    Top List in the World