Tratamento para depressão tem se mostrado eficaz contra Parkinson

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os sintomas de Parkinson em Carlos Alberto Palheta, 41, começaram há pouco menos de quatro anos. Morador de Parauapebas, cidade a 721 km de Belém, no Pará, ele sentia rigidez na coluna cervical e, depois, passou a sentir também no lado direito do lábio.

Há 6 meses, Carlos Alberto começou o tratamento uma técnica da neuromodulação não-invasiva chamada de estimulação magnética transcraniana, comprovadamente eficaz contra depressão, mas que, recentemente, tem chamado atenção pelos resultados em pacientes com a doença. O Parkinson gera a degradação dos neurônios que produzem uma substância chamada dopamina, importante para os movimentos e para as emoções.

Esse tratamento envolve a estimulação de áreas no cérebro que controlam a fala e o movimento, afetados pela doença. Com um equipamento no couro cabeludo do paciente, sem intervenção cirúrgica, é possível fazer o mapeamento e estimular as áreas que estão disfuncionais.

Estudos ainda devem avaliar se há uma melhora da qualidade de vida em pacientes com a doença, mas análises já apontam a eficácia da estimulação magnética transcraniana para a melhora das atividades diárias das pessoas com a doença.

“A neuromodulação melhorou muito minha marcha e a minha fala. Eu não conseguia me levantar da cadeira”, diz Carlos, após passar por 15 sessões do tratamento. Associado a isso, ele faz exercícios físicos e fisioterapia regularmente e toma medicamentos como Prolopa e Sifrol, indicados para a doença.

O acesso à técnica, no entanto, é dificultado pelos altos preços — entre R$ 750 e R$ 1500 por sessão — e pela baixa difusão da prática. Carlos deve vir a São Paulo a cada 6 meses para fazer o tratamento, indisponível no SUS (Sistema Único de Saúde). Seu plano de saúde negou reembolso, alegando que o tratamento não está incluído no rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Manter todo o tratamento, em conjunto, tem saído caro para o paciente. “Sou formado em administração e sempre economizei muito. Consigo fazer porque tenho uma reserva de emergência e meus colegas, na empresa, organizaram uma vaquinha para me ajudar”, diz ele.

Profissionais de saúde se movimentam para que haja a inclusão da técnica no sistema público. O PL (projeto de lei) 5376/2023, de autoria da deputada Maria Rosas (Republicanos), tramita na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados e pede pela inclusão da neuromodulação na lista de procedimentos do SUS.

O PL foi escrito em parceria com a neurocientista Carolina Souza, que faz parte do grupo de distúrbios do movimento do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP. “O estímulo potencializa o que chamamos de neuroplasticidade [capacidade que o cérebro tem de aprender e se reprogramar]. A estimulação modula a atividade do cérebro e ativa neurônios que estão pouco ativos por conta da doença. Seria maravilhoso que estivesse disponível no SUS”, diz ela.

Segundo especialistas, a técnica deve ser aplicada em associação a terapias convencionais, como fisioterapia e fonoaudiologia, atividades essenciais para o paciente com a doença.

Para a fisioterapeuta Erica Tardelli, atual presidente da ONG Associação Brasil Parkinson, o problema maior reside no fato de que é raro sequer encontrar no SUS profissionais dessas categorias que sejam especializados em Parkinson.

“Aqui em São Paulo, os pacientes ainda encontram alguma reabilitação, é difícil, mas encontram. Mas em outros lugares, nem está regulamentada a obrigação de fonoaudiólogos para Parkinson, sendo que a evolução da doença inclui a dificuldade para engolir. Nesses casos, o paciente pode ter broncoaspiração e a comida ir para o pulmão. É importante discutirmos a incorporação de novos tratamentos, mas muitos dos pacientes não têm o básico”, diz.

Na fonoaudiologia, um tratamento reconhecido mundialmente para Parkinson é o método Lee Silverman, voltado para a reabilitação da fala. A doença gera o enfraquecimento da musculatura e pode causar rouquidão e redução da velocidade de fala. A terapia também não é oferecida pelo sistema público.

Apesar das limitações, hoje, o SUS oferece assistência à saúde neurológica, por meio da Política Nacional de Atenção ao Portador de Doença Neurológica. Há algumas terapias disponíveis para Parkinson como a cirurgia de estimulação cerebral profunda (DBS, significa deep brain stimulation, em inglês), indicada para casos moderados da doença.

O procedimento cirúrgico consiste na implantação de uma espécie de marca-passo no cérebro para reduzir sintomas motores, como tremores, rigidez e dificuldade para andar. Uma bateria alimenta o eletrodo e, após alguns anos, o aparelho, se não for recarregável, deve ser trocado. O paciente também deve ser acompanhado a cada três meses para o ajuste do dispositivo.

Embora o carro-chefe para tratamento da doença, hoje, ainda sejam as substâncias orais, é importante que elas sejam associadas a terapias adjuvantes como essas, diz a neurologista especialista em Parkinson, Sara Casagrande.

“O medicamento que seria mais efetivo seria a levodopa, disponível no SUS, que vira realmente dopamina no cérebro. O problema é que, hoje, ela não dura muito tempo. A pessoa tem que tomar três vezes ao dia e, com o passar do tempo, dura cada vez menos e o paciente passa a ter que tomar a cada duas, três horas, porque a doença progride. Ela também não funciona bem se tomada com um alimento e tem efeitos colaterais, como movimentos involuntários no corpo”, afirma.

Ainda é esperado que chegue ao Brasil no próximo ano um remédio aplicado de forma subcutânea, já disponível no Reino Unido, que libera, durante 24 horas por dia, a substância, de forma semelhante à bomba de insulina para diabéticos.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World