Governo substitui tabelas do PS e cria novas de raiz: o que já se sabe (e o muito por esclarecer) do novo IRS

Só na sexta-feira se perceberá exatamente o que o Governo quer fazer quanto ao IRS, que, foi esclarecido entretanto, será apenas um pequeno acrescento à redução que já está em curso e que os trabalhadores já estão a sentir no bolso desde janeiro. Apesar de o impacto ser relativamente reduzido, a intenção é substituir por inteiro a tabela que está em vigor. Esta quarta-feira, a descida do IRS estará em debate no Parlamento, mas sem a presença do ministro das Finanças, para esclarecer as muitas dúvidas que este processo encerra

governo substitui tabelas do ps e cria novas de raiz: o que já se sabe (e o muito por esclarecer) do novo irs

Luís Montenegro fala com Miranda Sarmento durante a apresentação do programa do governo

Até o Governo apresentar formalmente a descida do IRS que está a planear mantêm-se as dúvidas sobre o impacto real das medidas. Para já, sabe-se que o efeito orçamental da medida será relativamente reduzido face ao alívio que já está em vigor. Luís Marques Mendes apontou no passado fim de semana para uma redução adicional de 300 milhões de euros, que somam à redução de 769 milhões de euros em IRS que entraram em vigor em janeiro, com o Orçamento do Estado para 2024 (1,33 mil milhões são sentidos este ano, através do aumento das retenções na fonte, e os restantes em 2025).

Sabe-se também que formalmente, que o Governo vai fazer uma “revogação tácita” das tabelas de IRS que estão em vigor, mas no executivo preferem falar em “substituição” porque a publicação de uma nova tabela implica, automaticamente, a revogação da anterior.

Ao que o Expresso sabe, o Governo ainda está a trabalhar no equilíbrio da nova tabela para que não existam subidas de valor a pagar em qualquer escalão. Isto porque a descida em vigor no 3º escalão é de 3,5 pontos percentuais nas taxas marginais em relação a 2023 e a promessa eleitoral da AD – Aliança Democrática é de “redução das taxas marginais de IRS até ao 8º escalão, entre 0,5 e 3 pontos percentuais face a 2023”. A cumprir-se rigorosamente o que está escrito, haveria uma subida do valor a pagar pelo menos no terceiro escalão. Mas fonte do Governo garante ao Expresso que não haverá agravamento em nenhum escalão.

Deixamos-lhe a sistematização possível sobre o impacto da redução do IRS que está a ser burilado, e uma sistematização das muitas dúvidas que subsistem face ao que foi anunciado no programa eleitoral e agora estará a ser trabalhado, e que, espera-se, sejam esclarecidas no debate da tarde desta quarta-feira na Assembleia da República.

Para ler este artigo na íntegra clique aqui

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World