Primeiros vinhos de castas esquecidas no Dão chegam às mesas dos portugueses

primeiros vinhos de castas esquecidas no dão chegam às mesas dos portugueses

PAULO NOVAIS/LUSA

Carregal do Sal, Viseu, 11 fev 2024 (Lusa) – Castas que estavam esquecidas na Região Demarcada do Dão foram recuperadas e plantadas numa vinha da Lusovini situada em Carregal do Sal e os primeiros vinhos com potencial comercial começam esta semana a chegar às mesas dos portugueses.

A Vinha da Fidalga foi adquirida pela Lusovini em 2015 e, dois anos depois, com o objetivo de recuperar o património genético do Dão, começaram a ser plantados exemplares de 12 castas que tinham sido abandonadas há várias décadas.

“Decidimos que seria o projeto onde íamos apostar naquilo que era a recuperação das castas antigas da região, que eu ouvia falar, que muita gente conhecia, mas que já não existiam praticamente castas disponíveis, muito menos vinhos no mercado para podermos provar”, contou à agência Lusa Sónia Martins, presidente executiva da Lusovini e principal responsável pela sua enologia.

Da colheita de 2022, saíram os primeiros cinco vinhos que agora vão ser lançados no mercado, com a marca Pedra Cancela: os brancos Terrantez, Uva Cão e Douradinha e os tintos Malvasia Preta e Monvedro.

O foco é o mercado nacional, sendo que às garrafeiras chegará uma quantidade muito pequena de garrafas, apenas entre 1.000 e 1.500 de cada casta.

Mas o projeto é mais vasto, aguardando as castas Arinto do Interior, Gouveio, Rabo D’Ovelha, Luzídio, Barcelo (brancas) e Coração de Galo e Corninfesto (tintos) a sua vez de chegarem ao mercado.

“Vão ser lançados agora estes cinco vinhos. Temos outros da colheita de 2022 que vão ficando em cave, porque achamos que ainda não está no momento ideal de os lançar. E, da colheita de 2023, temos também as 12 castas vinificadas e engarrafadas separadamente”, explicou.

O objetivo é, segundo a enóloga, “perceber, ao longo de dois ou três anos de colheita e de vinificação, aquilo que podem ser as características das castas” e dos vinhos que delas resultam, até porque atualmente não é possível ter um termo de comparação.

“No caso da Uva Cão, existem outros vinhos para além do nosso, mas nas outras castas não existem vinhos comerciais e, portanto, temos muita dificuldade em fazer qualquer tipo de comparação”, referiu.

Para conseguir ter as castas que lhe permitiram avançar com este projeto, a empresa sediada em Nelas contou com a ajuda de enxertadores da região e do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão.

José Soares, que começou a enxertar videiras com 15 anos e já leva meio século neste trabalho, foi um deles. No Brasil, na França, de Norte a Sul de Portugal Continental e também nas ilhas açorianas do Pico e do Faial há videiras que cresceram graças às suas mãos, mas é “no coração do Dão” que melhor conhece as castas, bastando-lhe ver a vara para saber qual é.

É também pelo Dão que o seu coração bate mais forte e, por isso, foi com muito entusiasmo que encarou este projeto da Lusovini.

“Fiquei contente porque é uma mais-valia para a região”, afirmou, congratulando-se por os responsáveis da empresa terem decidido olhar para o futuro sem esquecer o passado, não deixando perder este património.

José Soares lembrou que, há cerca de 40 anos, se começaram a enxertar no Dão quatro castas tintas, nomeadamente Jaen, Tinta-Roriz, Rufete e Alfrocheiro.

“Hoje expandiu-se para outras castas que eram oriundas de cá e recuperaram-se essas castas que estavam já a ficar em desuso”, afirmou.

Sem certezas do porquê de estas castas terem sido esquecidas, José Soares apontou algumas peculiaridades que dão dores de cabeça aos produtores, como, por exemplo, a maturação precoce da casta Terrantez.

“As abelhas, os pássaros, são os primeiros a comerem e, quando o produtor vai para apanhar as uvas, chega lá e já não as encontra”, lamentou.

Sónia Martins contou que, no que respeita a algumas castas, já foi possível observar comportamentos em vinha que obrigam a cuidados especiais e poderão explicar o facto de terem sido preteridas.

“No caso do Terrantez, como é uma casta muito vigorosa, normalmente também o seu crescimento não é muito na vertical, é mais horizontalmente, e isso dificulta-nos um pouco a condução da vinha e a fecundação na altura da floração”, explicou.

A Douradinha “é muita atreita à podridão, apodrece rapidamente quando tem alguma humidade”, enquanto o Monvedro “é muito sensível ao calor, ao escaldão”, acrescentou.

“São constatações que vamos fazendo ao longo do tempo, mas é verdade que existe muita falta de informação daquilo que era o passado e essa informação, principalmente na área da viticultura, é fundamental que a vamos tendo ao longo destes próximos anos para perceber a melhor forma de potenciar essas castas”, defendeu.

Apesar de todas as dificuldades, os responsáveis da Lusovini têm a certeza de que valeu a pena investir tempo e dinheiro neste projeto, por acreditarem que estas castas “podem fazer a mudança da região no que diz respeito à sustentabilidade e às alterações climatéricas”.

“Acreditamos que algumas destas castas têm características que nos permitem manter os vinhos do Dão com esta frescura e esta elegância, mesmo que as ondas de calor e que as temperaturas vão aumentando todos os anos”, realçou a enóloga.

AMF // JEF

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World