Zelensky autoriza reserva a recrutas com serviço militar obrigatório

Especula-se que muitos dos que podiam passar para a reserva estão entre as vítimas da guerra. Não poderão ser convocados novamente por um período de 1 ano, desde que não tenham manifestado a sua vontade de continuar no Exército.

zelensky autoriza reserva a recrutas com serviço militar obrigatório

Zelensky autoriza reserva a recrutas com serviço militar obrigatório

O Presidente ucraniano assinou esta segunda-feira um decreto que autoriza a transferência para a reserva dos recrutas que tenham cumprido o serviço militar obrigatório de 18 meses, até agora indefinido devido à lei marcial e à mobilização geral em vigor.

Estes recrutas não poderão ser convocados novamente por um período de 12 meses a partir do momento em que terminarem o serviço militar, desde que não tenham manifestado a sua vontade de continuar no Exército, de acordo com a agência de notícias Ukrinform.

A lei marcial está em vigor desde 24 de fevereiro de 2022, na sequência da invasão russa da Ucrânia.

Não foram fornecidos números concretos, mas especula-se que muitos dos que podiam passar para a reserva estão entre as vítimas da guerra, noticiou a agência Europa Press.

Em 2021, foi noticiado que quase 13 mil jovens iniciaram o serviço militar e que 28 mil novos militares foram recrutados durante 2021 para ingressar no Exército, na Guarda Nacional ou na Proteção Civil.

Necessidade de novos recrutas

A necessidade de recrutar novos recrutas tem sido uma questão debatida na Ucrânia.

O próprio chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, manifestou recentemente o seu apoio, depois de recordar que tinha apenas duas brigadas formadas e em reserva preparadas para o destacamento, mas que não tinham as armas e o material necessários para tal.

As autoridades ucranianas lamentaram nos últimos dias os atrasos nas entregas de ajuda militar ocidental, o que forçou o Exército de Kiev a retirar-se da cidade de Avdiivka (leste), após quatro meses de combates.

Esta segunda-feira, Kiev também anunciou que abandonou uma pequena aldeia perto de Avdiivka, face à pressão incessante da Rússia.

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky lamentou que a Ucrânia recebeu apenas 30 por cento dos milhões de projéteis de artilharia prometidos pela União Europeia (UE) no ano passado, depois de ter referido, na semana passada, os atrasos nas entregas de armas contribuíram para o fracasso da grande contraofensiva de Kiev, no verão de 2023.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World