Turistas chineses voltam ao mundo, de olho na isenção do visto

PEQUIM, CHINA (FOLHAPRESS) – As reservas de voos para o exterior no Dia do Trabalho na China, na última quarta (1º), superaram em 20% os níveis de 2019, antes da pandemia, segundo a plataforma de viagens e hospedagem Qunar, de Pequim. O aumento foi acima da média para os países que passaram a oferecer isenção de visto aos turistas chineses, como Tailândia, Emirados Árabes Unidos e Geórgia.

Outro levantamento divulgado nesta quinta, pela consultoria espanhola ForwardKeys, de análise da indústria de turismo, apontou que entre 27 de abril e 5 de maio as viagens de chineses ao exterior estão apenas 7% abaixo daquelas de 2019, para o período. Avaliou ser “o ressurgimento das viagens internacionais”, pós-pandemia.

Wang Yalei, analista da Trip.com, maior agência chinesa de turismo, divulgou dados na mesma direção e avaliou que o setor na China está mais conectado com o mundo devido à adoção de medidas para facilitar viagens.

Os três levantamentos confirmam pesquisa divulgada uma semana atrás pela empresa de marketing Dragon Trail, baseada em Pequim e Londres, apontando que os países que reduziram entraves aos turistas chineses seriam os mais favorecidos.

Sessenta e três por cento dos mil entrevistados na China continental se declararam prontos a viajar ao exterior. Desses, metade apontou, entre os principais motivos para retomar o turismo internacional, a maior facilidade para viagem, citando especificamente a isenção de visto para países no Sudeste Asiático e Oriente Médio.

O retorno dos chineses, que agora também podem renovar seus passaportes pela internet, já estimula a demanda para que o Brasil ofereça isenção de visto a Pequim, a exemplo do que faz com Washington. Três semanas atrás, sob pressão da indústria de turismo, o governo Lula prorrogou mais uma vez a medida, adotada unilateralmente no governo Jair Bolsonaro em 2019.

Para Daniela Tassy, CEO da consultoria de turismo 我们走吧 (Vamos, em chinês), de Pequim, “a isenção seria, com certeza, uma ótima oportunidade de aproximar o Brasil da China”, em meio aos esforços de ampliação do intercâmbio que vêm sendo feitos pelo governo chinês.

“Muitas pessoas acham que temos poucas coisas em comum, mas o que temos de mais diferente é a posição geográfica no mapa”, acrescenta ela. “A isenção de visto facilitará muito essa aproximação.”

Tassy é mais conhecida hoje na China como atriz, pelo papel da astronauta brasileira Emília em “Terra à Deriva 2”, ficção científica baseada no escritor Liu Cixin e segunda maior bilheteria do cinema chinês no ano passado, com 4,03 bilhões de yuans (US$ 565 milhões).

Pelo que foi possível levantar, ainda não há conversas bilaterais sobre isenção, mas dois meses atrás foram introduzidas melhorias, com chineses e brasileiros podendo solicitar agora, para vistos de negócios, turismo e visitas familiares, validade de até dez anos e entradas múltiplas.

Também foram retomados no último domingo os serviços da Air China entre Pequim e São Paulo, sem troca de avião –apenas uma escala técnica em Madri, na Espanha. O primeiro, saindo do Aeroporto International da Capital para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, transportou mais de 263 passageiros, segundo a agência Xinhua, que acompanhou o embarque.

De início, serão dois voos de ida e dois de volta, por semana. “Aumentaremos de acordo com as condições do mercado”, disse Zhou Yeting, gerente de planejamento de viagens de longo prazo da companhia aérea. “A Air China também promoverá a cooperação com as companhias brasileiras, acelerará a restauração da conectividade da rede e otimizará continuamente os serviços.”

Não é só para o Brasil. A empresa anunciou novas rotas para Arábia Saudita, Bangladesh e Cuba. Outras duas, China Southern Airlines e China Eastern Airlines, anunciaram voos ligando diversas cidades chinesas a países como Tailândia, Cingapura, Japão e Rússia. E regras recém-anunciadas permitem agora aos chineses renovar o passaporte pela internet.

OTHER NEWS

15 minutes ago

Parents debate over govt decision to ban Sex Ed for kids under nine

15 minutes ago

12 Breathable, Lightweight Blouses That Will Keep You Cool And Comfy In The Southern Heat—All Under $35

17 minutes ago

Wetherspoons staff reveal sales 'trick' used to make thirsty punters spend more money

17 minutes ago

Folded Eras: Taylor Swift's beloved Scottish Fold cats make the purrr-fect companions

17 minutes ago

Blind man, 33, turned away from Uber 76 times because of his guide dog is dubbed 'the Sherlock Holmes of equality law' after securing more than 30 convictions against discriminating drivers

17 minutes ago

I caught a Ryanair flight and saw so many people making the same £46 mistake

18 minutes ago

The friendly South Pacific island that’s actually easy to get to

18 minutes ago

The Darkness Has Not Overcome: limp pro-Trump piety for a second coming

18 minutes ago

The traitors who sent Dutch Jews to the Nazi slaughterhouse

18 minutes ago

Trump says he wants to debate Biden but will 'demand a drug test'

18 minutes ago

Johnson’s Trump trip unsettles some Republicans: ‘Tell me this isn’t so’

18 minutes ago

Premier League team news: predicted lineups for the final day

18 minutes ago

Biden staffer who resigned over White House’s ‘disastrous’ support for ‘genocide’ is daughter of weapons exec helping Israel

18 minutes ago

Father of NYC menace ‘Ice Pick Nick’ grateful son is behind bars: ‘Saving his life’

19 minutes ago

‘Never Trump?’ ‘Never Biden’ voters might loom larger.

19 minutes ago

Met Éireann predicts warm humid weekend with risk of thunderstorms

20 minutes ago

Aaliyah Edwards’s homecoming is a U-Conn. lovefest — and a Mystics loss

20 minutes ago

Mother gasps in fear when she realises the 'door is open' on wheel

20 minutes ago

Maths teacher given the nickname 'Bunda Becky' arrives at court

20 minutes ago

Couple's food truck dreams come true at Lake Manitoba Narrows

21 minutes ago

Inside the picturesque harbour town facing a dirty water crisis

21 minutes ago

Northern Lights will appear across UK skies more frequently, space forecaster says

24 minutes ago

Video: Australian Idol star Anthony Callea in 'endless tears' as he reveals heartbreaking family loss: 'It just doesn't seem real'

24 minutes ago

Video: Brooklyn Beckham uses a blowtorch to roast marshmallows while creating a boozy take on the classic s'more in his latest cooking clip

25 minutes ago

Feeling flush? Three-bedroom home in leafy west London on market for nearly £600k... but there's a unique feature that might make you think twice

25 minutes ago

Couple who fell pregnant a month after they started dating have 'proved doubters wrong' with happy marriage

25 minutes ago

Inside Jo Wood's eclectic off-grid farmhouse as she reveals why she ditched rock 'n' roll hedonism for UFO spotting and growing veg

26 minutes ago

Farmer commutes 6 hours a day to bring Pa. products to his Amish-owned NYC store

27 minutes ago

Hynes stars in win over Roosters to push Origin case

27 minutes ago

Five Below Is Selling Perfect Dupes of Costco's Colorful Tote Bags

27 minutes ago

Emma Stone Talks Physical Demands of a Yorgos Lanthimos Movie (Like Dancing, Death and Doing It)

27 minutes ago

Burns scores easiest try ever

27 minutes ago

Meeting on Layoffs at Yelm School District

27 minutes ago

Ambassador insists Germans find infamous Fawlty Towers episode funny

27 minutes ago

Outpouring of support after mother’s death was overwhelming, says Edward

27 minutes ago

How Jim Jordan connected the dots on Biden’s $8 million book deal

28 minutes ago

Singapore to stage festival for urban sports such as parkour, skateboarding and Hyrox in August

30 minutes ago

Stephen King Adaptation ‘The Monkey’, Starring Theo James, Pre-Sells To Neon For U.S. After Promo Sparks Buyer Tug-Of-War — Cannes Market

32 minutes ago

Out of plaice! Mindboggling brainteaser challenges YOU to spot the odd fish out in 30 seconds

32 minutes ago

Former Ashley Madison employees admit security was 'put on the back burner' in explosive Netflix docuseries

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch