É dengue ou covid-19? Veja como diferenciar os sintomas das infecções

é dengue ou covid-19? veja como diferenciar os sintomas das infecções

Semelhanças e diferenças entre a covid-19 e a dengue

Créditos: damircudic/istock

Em tempos onde o Brasil vive uma alta preocupante de casos de dengue e a contínua circulação da covid-19, as pessoas podem se confundir diante das semelhanças dos sintomas dessas doenças.

é dengue ou covid-19? veja como diferenciar os sintomas das infecções

Saiba diferenciar as duas infecções

Até o momento, o estado de Minas Gerais e do Acre, o Distrito Federal e a cidade do Rio de Janeiro, já declararam situação de emergência devido ao aumento dos casos de dengue.

O vírus da dengue se difere do coronavírus logo na sua maneira de contágio. Enquanto o vírus da dengue se mantém na natureza pela multiplicação em mosquitos do gênero Aedes, a covid é transmitida pelo contato com pessoas infectadas.

é dengue ou covid-19? veja como diferenciar os sintomas das infecções

Evitar água parada é a melhor maneira de evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue

Como diferenciar os sintomas da dengue e da covid-19?

O que mais diferencia as duas infecções é a presença de sintomas respiratórios em pacientes com covid-19.

Isso porque os infectados com o coronavírus tendem a apresentar sintomas do trato respiratório superior, que incluem:

  • tosse;
  • coriza;
  • obstrução nasal;
  • perda de olfato e paladar;
  • falta de ar.

Em contrapartida, pacientes com dengue geralmente não têm sintomas respiratórios, tendendo a causar sintomas que não ocorrem com a covid, como:

  • manchas avermelhadas pelo corpo;
  • sangramentos de mucosas;
  • dor atrás dos olhos;
  • Inchaço nas glândulas.

Sintomas que as duas doenças podem apresentar

Febre, dores de cabeça e no corpo, vômitos e náuseas, cansaço e mal-estar são alguns dos sintomas que a dengue causa, também comuns em pacientes com covid-19. Entretanto, na dengue, esses sintomas costumam ser mais intensos.

Além disso, existe uma situação que exige especial atenção: a possibilidade de coinfecção, conhecida como “covidengue”, que é quando o paciente apresenta as duas doenças ao mesmo tempo.

Créditos: iStock

É importante ficar atento quando o assunto é dengue, pois a doença – quando for grave – é caracterizada por dois fenômenos que não são vistos na covid: o choque hipovolêmico, que é uma pressão baixa muito intensa, e a hemorragia. Se não tratadas, essas condições podem levar o paciente à morte.

Enquanto isso, a falta de ar é um sintoma grave da covid, pois pode trazer sérias complicações, como o inchaço do pulmão (edema) e o acúmulo de líquidos nos pulmões.

Diante dessas semelhanças e diferenças, é importante procurar ajuda médica logo quando perceber os sintomas, garantindo um diagnóstico correto e o tratamento adequado para cada condição.

Onde fazer teste de dengue?

Para confirmar o diagnóstico, é necessário uma análise criteriosa, já que os sintomas de dengue são similares aos de outras doenças.

Você pode procurar um hospital, uma tenda de acolhimento (disponível em algumas cidades), um laboratório ou até mesmo uma farmácia para realizar o teste de dengue.

Feito a partir da coleta de sangue, o teste rápido para detectar a dengue é o Antígeno NS1. Algumas farmácias oferecem o serviço e não é necessário nenhum preparo.

Nas unidades de saúde, são realizados exames de sangue, sorológico, virológico e a prova de laço, que verifica o quão frágil estão os vasos sanguíneos.

O tipo de exame será indicado pelo médico dependendo do estágio dos sintomas de cada paciente. Assim, o profissional poderá receitar o tratamento com mais segurança.

Como evitar dengue?

Para prevenir a dengue, é crucial evitar a presença de água parada e sem proteção em casa, pois ela pode ser usada pelo mosquito como local de procriação.

Além disso, é importante proteger as residências com telas e mosquiteiros e usar repelente de insetos regularmente.

Créditos: iStock/ThamKC

A vacinação contra a dengue também é aconselhada, principalmente para adolescentes de 10 a 14 anos, moradores de grandes cidades onde ocorre alta transmissão de dengue de tipo 2. A vacina está incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e 521 municípios brasileiros começam a vacinação neste mês.

O imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as vacinações.

Como prevenir covid-19?

Já os cuidados para prevenir a covid incluem utilizar máscaras caso apresente sintomas, lavar as mãos com frequência e da maneira correta, evitar aglomerações e, principalmente, manter a vacinação em dia.

Além disso, é importante evitar contato próximo com pessoas que estejam com sintomas parecidos com os da infecção.

Veja também: INSS libera consulta às datas de pagamento em fevereiro

Veja também: 13 adaptações literárias que estreiam em 2024 e você não pode perder

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World