Freire estreia-se com o ouro nos Nacionais de 10.000 metros na renovação de Ribeiro

freire estreia-se com o ouro nos nacionais de 10.000 metros na renovação de ribeiro

TIAGO PETINGA/LUSA

Caldas da Rainha, Leiria, 20 abril 2024 (Lusa) – Catarina Ribeiro (Sporting) renovou hoje o título de campeã de Portugal dos 10.000 metros, num dia marcado pela estreia de Samuel Freire (Vitória de Setúbal) a conquistar o ouro.

No Complexo Desportivo das Caldas da Rainha, a prova feminina, a primeira a ser disputada, contou com apenas quatro participantes, sendo que a ‘leoa’ – que em 2023 se tinha sagrado campeã de Portugal em Burjassot, em Espanha – disputou a liderança com a ‘bracarense’ Sara Duarte até meio da prova.

Nesse momento, a atleta olímpica conseguiu distanciar-se e ganhar terreno sobre a adversária direta, distância que manteve até à meta, que cortou em 34.13,50 minutos.

Sara Duarte arrecadou a medalha de prata, com 34.29,35 minutos, ao passo que Mónica Silva, do Grupo Desportivo de São Salvador do Campo, fechou o pódio, com o tempo de 36.32,22 minutos. Catarina Carmo, do Clube Pedro Pessoa Escola de Atletismo, ficou em quarto, com a marca de 36.46,99 minutos.

Já no escalão masculino, o destaque foi a estreia de Samuel Freire, do Vitória de Setúbal, como campeão de Portugal, sucedendo a Miguel Marques, atleta do Sporting que não esteve presente.

O luso cabo-verdiano Samuel Freire, elegível para a classificação portuguesa por possuir dupla nacionalidade, correu ao lado de Samuel Barata, do Benfica, até ao último quilómetro, momento em que ‘acelerou’ e deixou para trás o campeão de Portugal por quatro vezes, cortando a meta em 28.28,93 minutos e estabelecendo um novo recorde pessoal.

Samuel Barata, campeão em 2015, 2020, 2021 e 2022, concluiu os 10.000 metros com o tempo de 28.37,31 minutos, enquanto João Pereira, do Sporting de Braga, encerrou o pódio, com 29.27,93 minutos.

Pedro Amaro, do Benfica, sagrou-se campeão nacional de sub-23, com a marca de 29.38,62 minutos, ao passo que Davide Figueiredo, da Associação Figueiredo’s Runners & Friends, triunfou em M50, em 32.02,07 minutos, melhorando o recorde de Portugal no escalão, que foi de 32.05,87 minutos e que tinha alcançado em março, em Braga.

Na vertente de atletismo adaptado, nota para o triunfo de Paulo Benavente, da Associação Jorge Pina, que concluiu a prova em 35.14,71 minutos.

 

RYRA // AMG

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World