REVIEW: com Galaxy A55, Samsung aproxima intermediário da linha premium

A Samsung nos apresenta o Galaxy A55 5G, um dos seus mais recentes lançamentos na categoria de smartphones intermediários. O aparelho chegou ao mercado com duas variantes de armazenamento, conferindo diferenças notáveis entre os dois modelos: um de 128GB, que nós recebemos para este review, e outro de 256GB, ambos com 8GB de RAM.

O novo smartphone da Samsung mostrou um desempenho excelente para um smartphone intermediário, aproximando o aparelho da categoria premium tanto em atividades simples do dia a dia, quanto em tarefas mais desafiadoras como um game rodando sem engasgos com atividades de segundo plano.

Curtiu a premissa do novo aparelho da linha Galaxy A? Fique por aqui para saber mais a seguir.

Design

android, review: com galaxy a55, samsung aproxima intermediário da linha premium

Key Island do novo smartphone da Samsung Galaxy A55 | Imagen: Katarina Poznyakov – Showmetech

A estética do Galaxy A55 lhe conferiu uma aparência premium, com destaque especial pelo uso de vidro tanto na parte frontal quanto na traseira, com alumínio nas laterais. As bordas são predominantemente retas, com exceção da área designada pela Samsung como Key Island, onde os botões estão localizados. Já na parte inferior, encontra-se uma saída de som, enquanto o sistema estéreo utiliza o alto-falante de chamada como uma segunda fonte de áudio.

As laterais retas em alumínio dão impressão de um celular acima da categoria de intermediário. Quando comparados a outros smartphones, o Galaxy A55 parece ser mais sofisticado e premium, até mesmo que o S23 FE, da linha superior da Samsung. Com o acabamento escovado dos metais, a sensação é de ter um aparelho muito valioso em mãos, e lembra até inox dos eletrodomésticos de luxo. E justamente este esmero no acabamento acaba criando um ponto negativo: as superfícies muito lisas são propícias a fazer o aparelho escorregar nas mãos.

Nesse ponto, as Key Islands mostram real função além da estética: melhorar a ergonomia, oferecendo uma pegada muito mais confortável graças ao relevo que serve como um apoio para o dedo. Essa inovação estreou nos modelos Galaxy A15 e Galaxy A25, representando um avanço significativo em termos de usabilidade e acessibilidade.

Além disso, o design do Galaxy A55 apresenta bordas achatadas, seguindo a tendência estabelecida do aparelho Galaxy S24. A Samsung tem se dedicado a adotar um visual mais premium em seus principais smartphones da linha Galaxy A recentemente. A presença da linha da antena visível no Galaxy A55 indica o uso de um chassi de metal, reforçando ainda mais a qualidade e durabilidade do dispositivo.

Na parte de cima temos a bandeja de chip e microfone de diminuição de ruído, já na parte de baixo temos a saída USB-C do carregador, os microfones e alto-falante.

Outro fator importante é a facilidade do manejo. Para mim, que possuo mãos pequenas, o A55 possui o tamanho ideal. É confortável, consigo digitar e clicar em ícones com uma mão só, tornando muito mais prático que outros smartphones mais robustos. Mas fica a ressalva sobre a facilidade em escorregar com as superfícies laterais lisas.

O cuidado deve ser redobrado nesses momentos, mas consideraria isso um problema apenas para quem não gosta de usar cases de celular, o que é não é muito comum hoje em dia.

android, review: com galaxy a55, samsung aproxima intermediário da linha premium

A Key Island facilita a ergonomia e acessibilidade do aparelho | Imagem: Katarina Poznyakov – Showmetech

Sobre as cores escolhidas para o aparelho, temos o azul-escuro do aparelho que recebemos, que é sóbrio e bem elegante, mas o Galaxy A55 também está disponível nas cores azul-claro, e rosa suave, em um tom que lembra algodão-doce.

Tela

android, review: com galaxy a55, samsung aproxima intermediário da linha premium

O brilho máximo do Galaxy A55 não decepciona | Imagem: Katarina Poznyakov – Showmetech

Com um painel Super AMOLED de 6,6 polegadas, a tela oferece uma resolução Full HD+ e suporta uma taxa de atualização de até 120 Hz, além de ser compatível com HDR10+. Isso garante um excelente nível de contraste, com pretos profundos, além de proporcionar nitidez e fluidez ao conteúdo exibido.

O brilho máximo do Galaxy A55 atinge 1.000 nits, proporcionando uma excelente visibilidade, especialmente em ambientes com muita luz solar. Este modo de brilho máximo é ativado automaticamente quando o celular detecta a necessidade, garantindo uma experiência visual confortável em qualquer cenário.

Além disso, as configurações oferecem a escolha entre um modo de exibição vívido ou natural, permitindo ajustar o balanço de branco para personalizar as cores conforme sua preferência. Isso inclui a possibilidade de ajustar a saturação e a vivacidade da tela de acordo com suas preferências pessoais.

O Galaxy A55 também possui função Always On Display, uma função projetada para preservar a vida útil da bateria do celular, ao mesmo tempo que fornece informações úteis na tela de bloqueio. Essencialmente, permite visualizar a hora e/ou notificações recentes sem a necessidade de ligar e desligar o dispositivo repetidamente, proporcionando conveniência e economia de energia.

Desempenho

android, review: com galaxy a55, samsung aproxima intermediário da linha premium

Um bom desempenho em funções mais exigentes | Imagem: Katarina Poznyakov – Showmetech

Quanto ao seu desempenho, a generosa memória RAM de 8 GB garante uma execução suave de aplicativos de redes sociais e até mesmo ajuda no processamento de jogos mais exigentes. Como já mencionei, o aparelho está disponível em duas versões, uma com 128 GB e outra com 256 GB de armazenamento interno, portanto, o smartphone oferece amplo espaço para guardar seus dados.

Já sobre o sistema operacional, o Galaxy A55 roda o Android 14 sob a One UI 6.1 ao sair da caixa. A Samsung garante quatro versões do sistema do Google e até cinco anos de updates de segurança. Ou seja, é um celular com atualizações previstas até 2029, uma boa estimativa de vida útil do sistema.

Já seu processador Exynos 1480, que substituiu o 1380 do Galaxy A54, confere mais de 20% de melhoria e desempenho de CPU. Mesmo a alteração não tenha sido tão gritante, já foi suficiente para sentir o celular fluindo melhor entre as funções.

Jogos mais pesados como Genshin Impact rodaram bem na qualidade geral baixa (gráficos,  renderização, detalhes do ambiente) no Galaxy A55, mesmo com WhatsApp rodando em segundo plano. Em determinado momento tive uma surpresa agradável ao notar que havia esquecido de fechar alguns apps, e a jogatina de Genshin manteve o mesmo padrão mesmo com Pokémon Go e outros 5 aplicativos abertos.

Bem, jogar com gráficos no mínimo não me incomodam, contanto que a jogabilidade seja fluída, o que foi. O jogo não engasga, mesmo em cenas com batalhas e efeitos visuais mais complexos. Porém, é um ponto a se destacar para os que curtem experiência de ponta: jogos um pouco mais complexos como o próprio Genshin Impact, PUBG, AFK Arena e Ragnarok Online só irão rodar na qualidade mais baixa.

Algo facilmente notado é que o celular esquenta, viu? Nada que fizesse ele fritar, mas o suficiente para levantar a orelha. Nos momentos de downloads e carregamento de dados ele elevou a temperatura, mas o que me chamou atenção foi durante o uso em jogos e vídeos. Isso indica que de fato o smartphone estava sendo exigido nas tarefas. O que garantiu que não passasse dos limites do potente sistema de resfriamento foi sua rápida estabilização, que em menos de 5 minutos já fez o aparelho voltar ao normal.

Em termos de conectividade, o dispositivo suporta a tecnologia 5G, demonstrando estar alinhado com as tendências mais recentes. Além disso, a presença da tecnologia NFC facilita a comunicação com outros dispositivos, possibilitando, por exemplo, pagamentos via aproximação com aplicativos bancários.

O Bluetooth 5.3 oferece um emparelhamento mais estável, mantendo as características da versão anterior e permitindo conectar dois pares de fones de ouvido simultaneamente à mesma TV.

Câmeras

android, review: com galaxy a55, samsung aproxima intermediário da linha premium

As lentes das câmeras traseiras apresentam qualidades incríveis: 50 MP, 12 MP e 5MP | Imagem: Katarina Poznyakov – Showmetech

Câmera sempre foi uma das minhas prioridades na hora de escolher um smartphone. Similar a outros dispositivos de marcas concorrentes, o Galaxy A55 apresenta um conjunto de três câmeras na parte traseira, combinando uma qualidade impressionante de 50 MP, 12 MP e 5 MP, resultando em uma resolução total de até 8165 x 6124 pixels.

Na frente, a câmera se destaca com seus impressionantes 32 MP, indicando claramente que este smartphone foi projetado para selfies de alta qualidade e fotografias “profissionais” com a câmera traseira. É relevante mencionar que tanto a câmera frontal quanto a traseira são capazes de gravar em 4K com modo de estabilizador de imagem, fazendo do aparelho uma excelente opção para os produtores de conteúdo que fazem vlogs, ou usuários comuns que querem registrar passeios e viagens com boa qualidade.

Sobre a câmera de selfie, podemos dizer que não decepciona. Entretanto, as cores saem ligeiramente distorcidas, dando um aspecto mais esbranquiçado. Como boa sommelier das câmeras frontais para selfies, posso dizer que esse aspecto me desagradou: saí mais pálida do que de fato sou.

E a própria calibração do ambiente não funciona muito bem, tornando difícil definir qual é a melhor iluminação e cenário para uma selfie, a distorção de cores aparece de forma aleatória sem seguir um padrão.

android, review: com galaxy a55, samsung aproxima intermediário da linha premium

Selfie com abertura de 8MP

Porém, puxando a sardinha para a filmagem novamente, a câmera frontal consegue gravar em 4K, , provando mais uma vez que a recomendação feita pela Samsung categorizando o Galaxy A55 como um aparelho para produção de conteúdo está correta.

Um problema que, para mim, acompanha quase todos os smartphones com sistema operacional Android é o leve atraso para tirar fotos. Existe um certo delay entre o click e o momento da foto, e isso me tira um pouco do sério, para falar a verdade. A questão é amenizada com a função de múltiplas capturas, que mesmo com o atraso, pode conseguir tirar uma boa foto espontânea.

android, review: com galaxy a55, samsung aproxima intermediário da linha premium

As cores ficam impecáveis com o HDR+ | Imagem: Katarina Poznyakov – Showmetech

Levei minha dog no parque para testar a câmera, e às vezes a iluminação mais bonita e o enquadro ideal podem durar apenas segundos, então até tirar o celular do bolso e configurar do jeito certo, o momento já passou.

Já a câmera macro foi um show a parte (e um pequeno sufoco também). A estabilização da imagem demora um bocado e qualquer mínimo movimento colocará tudo a perder, mas o resultado fica muito bonito. Poderia ter mais nitidez e detalhes, mas com tantos pontos positivos na câmera em geral, tudo bem a função macro não performar como premium. Ainda sim ela oferece boas cores e detalhes, em minha opinião, fez valer a pena o esforço de virar estátua para foto.

android, review: com galaxy a55, samsung aproxima intermediário da linha premium

A fotografia macro deixou a desejar, mas não desmerece o desempenho geral da câmera. | Imagem: Katarina Poznyakov

Som

android, review: com galaxy a55, samsung aproxima intermediário da linha premium

Alto falante e microfones do Galaxy A55: boa potência sonora, porém poderia melhorar. | Imagem: Katarina Poznyakov – Showmetech

O Galaxy A55 oferece suporte ao Dolby Atmos, tecnologia que aprimora o som surround, proporcionando uma experiência imersiva de áudio que envolve que te envolve na sonoridade, criando a sensação de que o som está acontecendo ao seu redor. Como se fosse um “home theater” com várias caixas acústicas, só que dentro do seu smartphone Samsung.

Para ativar a funcionalidade, basta acessar as configurações do dispositivo, selecionar “Sons e vibração” e depois “Qualidade sonora e efeitos”.

O Galaxy A55 proporciona uma experiência satisfatória em ambientes fechados e relativamente silenciosos, mas para uma imersão verdadeira e diferenciada, é recomendável o uso de fones de ouvido, que não estão inclusos. Mas para quem gosta de música no ambiente deve sentir leve incômodo com o volume acima de 70%. Isso porque os agudos ficam um pouco abafados e os graves distorcidos, ainda que dê para distinguir diferentes instrumentos musicais e a voz de pessoas.

Essa crítica pode não se aplicar a todos os usuários, vai depender da exigência sonora de cada um, mas para mim, uma vez que meu ouvido nota o chiado abafado, fica muito difícil aproveitar o som no último volume.

Mas essa não é uma questão impossível de resolver, diminuindo o volume, as distorções somem, mas a potência do áudio pode não ser suficiente para ambientes com níveis moderados de ruído. O som em 50% ainda tomou conta do meu quarto, mas qualquer barulho vindo da rua fico mais evidente que a música do celular. Portanto, é possível ouvir e distinguir os sons, mas a presença de ruídos externos pode interferir na experiência auditiva.

Bateria

android, review: com galaxy a55, samsung aproxima intermediário da linha premium

Galaxy A55 vem com carregador de 15W | Imagem: Divulgação Samsung

A bateria, com capacidade padrão de 5.000 mAh, promete uma autonomia de dois dias de uso moderado, exceto para aqueles que passam longos períodos jogando ou assistindo filmes, podendo precisar de uma recarga até o final do dia.

E foi o que aconteceu comigo. Em dias onde não usei muito o celular, a bateria durou até mais que 48 horas, porém o uso foi quase mínimo nesses dias, o que faz valer a premissa de que em uso moderado ele deve manter sua estabilidade dentro de 2 dias.

Já nos dias que me dediquei ao uso, baixei os jogos e mantive o celular ativo, a bateria não rendeu tanto.  Em 40 minutos de jogatina direto, por exemplo, o celular foi de 50% para 30% e esquentou consideravelmente, como já havia dito anteriormente. Já para consumo regular de 6 horas por dia, com WhatsApp, Instagram, X (Twitter) e YouTube, a bateria aguentou com maestria e chegou ao final do dia com 24% sem encostar na tomada.

Por fim, o Galaxy A55 é acompanhado por um carregador de 15 W no kit padrão, o que significa que levará cerca de duas horas para carregar completamente a bateria, partindo de 0%. No entanto, ao utilizar um carregador de 25W, o tempo de recarga é reduzido para menos de uma hora e meia, equiparando-se aos padrões de carregamento de outros smartphones da mesma categoria.

Conclusão

android, review: com galaxy a55, samsung aproxima intermediário da linha premium

Galaxy A55: um smartphone competitivo entre os demais intermediários | Imagem: Katarina Poznyakov – Showmetech

O Galaxy A55 é um intermediário premium com incrível desempenho para o dia a dia e para exigências mais específicas. Como a categoria já mostra, ele faz um pouco de tudo sem nenhuma performance mirabolante, mas garante muito bem em tudo que se propõe. Seja uma jogatina, uso rotineiro ou ferramenta de trabalho, o novo aparelho da linha Galaxy A não irá decepcionar.

Aliás, a proposta do aparelho é ser uma peça chave para aqueles que trabalham criando conteúdo ou utilizam o celular como peça fundamental na vida profissional, como um social media. Sua bateria de longa duração faz seu papel nisso, e realmente, ela não vai te deixar na mão no meio do dia sem carregador. Mesmo com uso prolongado, e apps apertos em segundo plano, o aparelho segura a responsabilidade muito bem.

A capacidade ser limitada apenas em 128GB e 256GB é compreensível. Um celular com a proposta de ser o suporte de produção de conteúdo não poderia ter menos que isso. Mesmo que afete diretamente o preço do smartphone, seu desempenho estaria comprometido, e o usuário não iria conseguir usufruir de tudo que o Galaxy A55 poderia dar.

Já suas câmeras oferecem imagens incríveis, mas com certo delay dependendo da configuração e do quanto o ambiente irá exigir. Ainda sim, essa é uma observação minha que pode não ser perceptível para outras pessoas. As cores ficam incríveis no HDR, e se você souber usar todas as configurações com maestria, o resultado ficará semelhante ao profissional.

Em geral o Galaxy A55 é um ótimo aparelho intermediário, ideal para pessoas rigorosas com seus smartphones, mas não podem investir em um modelo de top de linha. Por ser lançamento, o valor ainda é um pouco “salgado”: na loja oficial Samsung, o modelo de 128GB pode ser encontrado por R$ 2.699,10 à vista, já o aparelho de 256GB está por R$ 3.149,10 à vista.

Preços mais em conta podem ser encontrados na Magazine Luiza: Galaxy A55 128GB por R$ 2.199 e a versão de 256GB também por R$ 2.399. Lembrando que os dois modelos possuem 8GB de RAM.

Especificações técnicas

Veja também: REVIEW: Galaxy A54 5G eleva o nível dos intermediários

Revisado por Glauco Vital em 17/4/24.

O post REVIEW: com Galaxy A55, Samsung aproxima intermediário da linha premium apareceu primeiro em Showmetech.

News Related

OTHER NEWS

Neta de Ana Maria Braga tem novo nome revelado duas semanas após o nascimento

Mariana Maffeis, filha de Ana Maria Braga, divulgou o nome de sua filha em uma live no último domingo, 26. Segundo ela, sua caçula se chamará Hima. Ainda de acordo ... Read more »

Agora o Corinthians cai e ainda teve participação do Wesley: Torcida do Palmeiras fica agitada com situação agora de noite

Vitória do Cruzeiro deixa o Corinthians em situação super delicada e torcida do Palmeiras comemora Palmeiras campeão e Corinthians rebaixado O Palmeiras é o novo favorito ao título do Brasileirão ... Read more »

Com uma campanha histórica em Santiago 2023, Brasil recebe nove indicações ao Panam Sports Awards

Imagem da notícia Depois das 205 medalhas conquistadas em Santiago 2023, o país ainda pode vencer nove prêmios. Na segunda edição do Panam Sports Awards, o Time Brasil foi campeão de indicações, seguido pelos Estados Unidos, com oito. A campeã olímpica Rebeca ... Read more »

Alexandre Correa faz comentário sobre cachorro resgatado por Ana Hickmann: Preguiça desse vira-lata

Após acusações de agressão, internautas revivem fala do empresário Desnecessário! Em meio à polêmicas de agressão contra Ana Hickmann, os internautas reviveram um comentário do empresário Alexandre Correa mostrando desconforto ... Read more »

Guterres pede que líderes mundiais da COP28 acabem com 'ciclo mortal' do aquecimento

O secretário-geral da ONU, António Guterres, visita a Antártida, em 4 de novembro de 2023 O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu, nesta segunda-feira (27), aos dirigentes do mundo que ... Read more »

"Eu não tinha interesse nesses filmes": Vencedor do Oscar só entrou na Marvel pelo dinheiro

Vencedor do Oscar por Jojo Rabbit, Taika Waititi foi o diretor dos dois últimos filmes do Thor no Universo Cinematográfico Marvel, Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022), ... Read more »

Cachorrinho resgatado por Ana Hickmann ajudou apresentadora durante agressões de Alexandre Correa; entenda

Hickmann já deu entrada nos papéis do divórcio baseado na Lei Maria da Penha Sempre dizem que os cachorros são o melhor amigo dos humanos, né? Leais, fofos e protetores, ... Read more »
Top List in the World