Clássico Renault 5 renasce em versão elétrica e moderna. Chega em setembro

clássico renault 5 renasce em versão elétrica e moderna. chega em setembro

Renault 5 E-Tech 100% elétrico (foto: divulgação)

Foi em 1972 que o mundo conheceu o Renault 5, um carro pequeno, criado com um design original e moderno que depressa se tornou um verdadeiro sucesso. Mais de 50 anos depois, renasce numa versão elétrica e com foco na sustentabilidade. Conhece o Renault 5 E-Tech 100% elétrico.

Já há uns anos que se aguardava pelo lançamento deste pequeno carro que desde que foi apresentado em versão protótipo prometia encantar miúdos e graúdos. A apresentação da versão que chegará às estradas não dececionou.

clássico renault 5 renasce em versão elétrica e moderna. chega em setembro

Renault 5 E-Tech 100% elétrico

Design e tecnologia

O novo Renault 5 E-Tech 100% elétrico surge com um design que pode ser descrito como retrofuturista. Olhando para ele, facilmente se percebe que é uma ode ao original Renault 5 sem deixar de ser um veículo completamente novo.

As cores vivas são um dos pontos mais marcantes deste pequeno elétrico que vai estar disponível desde o lançamento em cinco cores de carroçaria, duas das quais inspiradas nos anos 1970, o Amarelo Pop e o Verde Pop.

Do Renault 5 veio também a grelha de ventilação no capot, agora reinventada para ser um indicador de carga.

No interior, a tecnologia ganha destaque com dois ecrãs que lhe conferem um aspeto contemporâneo e high-tech. O primeiro ecrã virado para o condutor é um painel de instrumentos digital que apresenta a informação completa sobre a condução. Há ainda um ecrã central multimédia.

clássico renault 5 renasce em versão elétrica e moderna. chega em setembro

Interior do Renault 5 E-Tech 100% elétrico

O Renault 5 E-Tech 100% elétrico estreia um novo avatar interativo, o Reno, que responde a perguntas e instrução de comando do utilizador.

Motorização e autonomia

Esta nova aposta elétrica da Renault é a primeira inteiramente concebida sobre a AmpR Small, a nova plataforma dedicada aos veículos elétricos do segmento B.

Sob o capot, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico recebe um motor mais compacto do que o do Megane E-Tech e do Scenic E-Tech, que vai estar disponível com três potências: 110 kW, 90 kW e 70 kW.

Em termos de bateria, vai estar disponível em 52 kWh e em 40 kWh, o primeiro com autonomia de até 400 km e o segundo até 300 km. O de 52 kWh vai estar apenas disponível com o motor de 110 kW, que será o primeiro a ser disponibilizado para compra.

Sustentabilidade no Renault 5 E-Tech 100% Elétrico

Quando foi lançado nos anos 1970, o Renault 5 foi o primeiro a ter uma média de consumo de combustível de 5 litros/100 km e chegou a ser feito em versão elétrica em 1974. Já nesta altura, foi também pioneiro em questões de eco-design, com um tejadilho feito de fibras naturais.

Assim, não é de estranhar que o novo Renault 5 elétrico está também focado na sustentabilidade. Atingirá um nível global de reciclabilidade de 85%, com 22% de materiais provenientes da economia circular. Os tecidos dos bancos serão integralmente reciclados.

clássico renault 5 renasce em versão elétrica e moderna. chega em setembro

Legenda

O Renault 5 E-Tech vai ter ainda a particularidade de ser produzido em França a partir do verão de 2025, com os automóveis e as baterias a serem montados na fábrica de Douai, um dos locais de produção do Renault 5 original.

A construção deste modelo elétrico da Renault vai ser feita recorrendo a um ecossistema compacto de fornecedores situados num raio de 300 km do complexo ElectriCity.

O Renault 5 E-Tech 100% elétrico será lançado em setembro de 2024 e apesar de ainda não ter sido divulgado o preço final, a marca garante que será competitivo.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World