Iémen pede ajuda à ONU para evitar catástrofe ambiental no Mar Vermelho

O Iémen apelou hoje à ONU para que ajude a evitar uma “catástrofe ambiental iminente” devido ao despejo de milhares de toneladas de fertilizantes no Mar Vermelho pelo navio que naufragou após o ataque dos Hutis.

O ministro da Água e do Ambiente do Iémen, Tawfiq Al Sharjabi, revelou hoje que contactou o Gabinete Regional do Ambiente da ONU para a Ásia Ocidental “para solicitar assistência e apoio técnico e logístico urgentes para evitar uma catástrofe ambiental iminente, caso o navio se afunde ou vaze quantidades de materiais carregados a bordo”.

Com o intuito de “convocar o proprietário do navio e trabalhar para o rebocar para fora das águas territoriais iemenitas”, o governante disse ainda ter contactado a Autoridade Regional para a Preservação do Ambiente do Mar Vermelho e do Golfo de Aden e a Autoridade Geral para os Assuntos Marítimos do Iémen.

O objetivo é conseguir implementar as medidas necessárias para garantir a proteção do ambiente marinho e da biodiversidade locais, acrescentou o ministro numa conferência de imprensa citado pela agência de notícias Europa Press.

Já em coordenação com a Guarda Costeira e o Departamento de Assuntos Marítimos, o Governo ordenou o envio de uma equipa de especialistas das duas agências para Mokha, a cidade mais próxima da localização do navio “Rubymar”.

Estas são as primeiras medidas do gabinete de crise formado pelo governo iemenita para lidar com o desastre ambiental resultante do derrame do navio de bandeira belga, que foi atacado na passada segunda-feira pelos Hutis quando atravessava o Golfo de Aden.

Segundo o ministro, “o navio atacado não estava carregado de armas nem se dirigia para Israel, como alegaram as milícias Hutis. Quando foi atacado no Mar Vermelho dirigia-se para a Bulgária e o seu ataque prejudica o Iémen e os iemenitas em vários domínios e não serve os irmãos palestinianos e a sua causa justa”.

Ainda de acordo com o governante, o navio, com 171 metros de comprimento e 27 metros de largura, “tem tanques a granel que transportam uma quantidade de fertilizantes, óleos e combustível”.

O vice-presidente da Autoridade para os Assuntos Marítimos, Yaslam Mubarak, acrescentou que o navio transportava cerca de 22 mil toneladas de fosfato de amónio, um produto altamente tóxico, mas não avançou qual a quantidade já libertada para o mar.

A direção do navio atacado é síria e a tripulação composta por 24 pessoas: 11 sírios, seis egípcios, três indianos e quatro filipinos, que foram evacuados para Djibuti.

Leia Também: Irão acusa EUA de aumentar instabilidade no Médio Oriente

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World